quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FÓRUM - TURMA MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA - 4NA GESTÃO

ATENÇÃO: só serão avaliados os alunos que responderem até 30/08/2013.

Pessoal

 Estamos na segunda  atividade da disciplina, este fórum é para todos os alunos de MEIOAMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA, a atividade valerá de 0 a 1 ponto, obedecendo a seguinte regra:

1 - postagens individuais
2 - no mínimo 30 linhas (não copiar e colar, pois o blog tem um dispositivo de verificação)
3 - o texto tem que ser a visão do aprendizado do aluno:

TEMA - Fale sobre 3 dos principais pontos da atividade que foi feita em sala de aula,  foi a atividade em grupo realizada no dia 22 de agosto de 2013.

Boa Atividade

Flávio Felix

37 comentários:

  1. Álvaro Yvison Silva _ 4ªNA _ Gestão Qualidade

    EVOLUÇÃO DAS GERAÇÕES

    A cada dia que se passa a evolução das gerações em termos de consciência ambiental, educação ambiental e sustentabilidade vem crescendo, ainda que de forma quase imperceptível pela grande população. Mas já há uma preocupação por parte das autoridades em desenvolver o tema.
    Antes a Ecologia, a Economia e a Sociedade eram vistas e estudadas de forma separadas, como se cada uma tivesse um sistema individual de sobrevivência.
    Hoje já se tem uma pequena interseção entre esses temas, uma ponte que liga um ao outro e que alimenta, de forma direta e indiretamente, o crescimento de ambos.
    A tendência é que no futuro esses três sistemas estejam em um só e em equilíbrio para o bem das futuras gerações.

    Atmosfera Artificial

    A atmosfera artificial é o meio em que vivem as populações de algumas metrópoles do mundo, por exemplo: - São Paulo-SP; - Recife-PE, entre outras cidades do nosso pais e do mundo onde já quase não se ver áreas verdes, rios, lago, etc... Um Ecossistema totalmente alterado pelo ser Humano, que hoje colhe as consequências. As ruas asfaltadas, prédios e mais prédios, contaminação do solo com resíduo sólidos e a emissão de gás carbônico cada dia maior na atmosfera. Essas regiões apresentam um ar desequilibrado (Com números mais elevados de contaminantes), o solo não absorve a água das chuvas causando alagamentos, as ruas asfaltadas absorvem o calor dos raios UVB aquecendo mais o ambiente.

    Sustentabilidade

    A sustentabilidade se define em: Uso correto e consciente dos recursos naturais do planeta Terra, de forma a garanti-los para as próximas gerações.
    Hoje muito cogitado pelos estudiosos é a sustentabilidade empresarial (Empresas ecologicamente correta).O ser humano sabe que se não preserva suas futuras gerações não terão determinado recurso natural, assim como as empresas estão tomando a consciência de que se elas não preservarem, não terão recursos para explorar no futuro e assim gerar o tão sonhado lucro.

    Recife, 23 de Agosto de 2013

    Ass.: Álvaro Yvison Silva

    ResponderExcluir
  2. RenataDantas_4ºNA_Gestão da Qualidade

    O meio ambiente é a principal circunstância dos seres vivos. O ar, a terra, a água, tudo o que cria condições para que exista vida, tal como a entendemos, compõe a biosfera. A frágil interação entre estes três elementos é o que possibilita condições para a existência de toda uma ampla faixa de vida em nosso planeta, dos seres mais elementares até o que chamamos de vida inteligente.
    Os desequilíbrios podem ser provenientes de fatores externos ao planeta, como a queda de meteoritos, ou de fatores internos, que podem ser de origem natural ou provocada. Os lançamentos de cinzas vulcânicas, por exemplo, podem acarretar danos ao meio ambiente. No entanto, não há como controlá-los, pois são decorrentes das ações da natureza.
    Os mais graves são os desequilíbrios provocados pelos seres humanos. Como se fossem movidos por forças incontroláveis, os homens, ao longo do século, vêm pouco a pouco destruindo elementos essenciais da biosfera, provocando desequilíbrios que tornam o meio ambiente hostil a qualquer forma de vida.

    A partir dessa preocupação com o meio ambiente surgiu a economia Verde, uma expressão de significados ainda controversos, relacionada ao conceito mais de Desenvolvimento Sustentável e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento.
    Acredito que a ideia da economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais.
    Embora não haja consenso teórico sobre uma definição universal do Desenvolvimento Sustentável, a expressão popularizou-se no mundo a partir da Rio-92. Depois disso, a expressão foi sendo absorvida por governos, corporações e sociedade civil, geralmente relacionada à formulação e execução tanto de políticas públicas quanto de iniciativas privadas ligadas à responsabilidade socioambiental.

    A forma de como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau da cidadania da sociedade em que vivemos. Podemos então, definir Cidadania como um conjunto de direitos e deveres, estabelecidos ou não pela legislação.
    Todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores a ela inerente.
    Faz-se necessário o desenvolvimento de ações permanentes que promovam o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais e ainda o incentivo à participação de todos, na preservação do meio ambiente, pois a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania.
    É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem etc. Cada um desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação. Quando o meio ambiente se altera, as condições climáticas também se alteram e, por conseguinte, nossa saúde está sendo muito afetada, por isso a conservação do meio ambiente é uma questão da nossa própria sobrevivência.


    ResponderExcluir
  3. Natanael Ribeiro_4ºNA_Gestão da Qualidade

    *O HOMEM COMO AGENTE TRANSFORMADOR.

    O homem através do tempo passa por um processo constante de desenvolvimento e mutação, mudando seus hábitos e transformando o mundo a sua volta.
    O homem é um ser racional e dotado de capacidade de adaptação ao meio ambiente que convive, no entanto podemos dizer que o meio ambiente é fruto da ação do homem como agente transformador. Assim podemos afirmar que é indispensável a conscientização do homem quanto as suas ações e consequências das mesmas, pois estas refletirão nas gerações futuras.
    Ainda há tempo para corrigir nossas ações, basta termos força de vontade, iniciativa e darmos o primeiro passo, depende de cada um de nós e do esforço de todos juntos, pois ninguém é tão forte e capaz de fazer nada sozinho como todos nós unidos e juntos.
    Sozinho não conseguimos, mas se cada um fizer sua parte e buscar despertar nos outros este sentimento de responsabilidade socioambiental, com certeza chegaremos ao nosso objetivo.
    "O MUNDO MUDA SE VOCÊ MUDAR!"

    *A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE PARA AS EMPRESAS

    Ser uma empresa sustentável não é apenas dizer que se preocupa com o meio ambiente e que recicla as embalagens dos seus produtos, ser sustentável é buscar o equilíbrio entre o tripé da sustentabilidade, os quais são:
    -Ecologia;
    SUSTENTABILIDADE: -Economia;
    -Sociedade.
    Para manter-se atuante no mercado as empresas precisam desenvolver práticas sustentáveis.
    "A sustentabilidade, em termos de documentos da ONU (Organização das Nações Unidas) e rascunhos para à RIO+20, gerou uma visão de base para sustentabilidade que tem o seguinte tripé:
    1. Ser economicamente viável;
    2. Ser Socialmente justo;
    3. Ser ambientalmente correto."
    fonte: Info Escola Navegando e Aprendendo

    Não se pode pensar em sustentabilidade focando em apenas um dos pés do tripé, é necessário para qualquer empresa ser economicamente viável, mas precisa ser socialmente justa e ecologicamente correta, não apenas como jogada de marketing ou embuste, mas sim como práticas multidisciplinares.
    Sustentabilidade é a palavra moda no século XXI. Vamos cuidar da nossa casa TERRA.

    *DIFERENÇA ENTRE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO

    Quando falamos de CRESCIMENTO remetemos algo relacionado a números, algo relacionado a quantitativo, quantas escolas, quantos hospitais, números de habitantes, etc.
    Quando falamos de DESENVOLVIMENTO remetemos algo relacionado à qualidade de vida, a vida digna para os cidadãos, onde cada um possa viver desfrutando de cidadania plena, com serviços básicos como saúde, escola, emprego e segurança de qualidade.
    Hoje, infelizmente, a classe política preocupa-se com o crescimento social, mas não criam planos de governo para desenvolvimento social. Tornou-se mais fácil entregar um cartão do "bolsa família" para que a sociedade possa sobreviver, sim sobreviver, pois é muito difícil viver com o que o governo oferece, do que buscar o máximo viver dignamente.
    Crescer é algo externo, desenvolver é algo interno.

    Recife,26 de Agosto de 2013

    Att,
    --
    Natanael Ribeiro Batista Filho
    4ºNA Gestão da Qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Daniela Alves de Araújo - 4°NA - Gestão da Qualidade.

    O Meio Ambiente:

    Quando se trata de discutir a questão ambiental, nem sempre se explica o peso que realmente têm essas relações de mercado, de grupos de interesses, na determinação das condições do meio ambiente, o que dá margem a interpretação dos principais danos ambientais como fruto de uma "maldade" intrínseca ao ser humano.
    A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e consumo em larga escala.
    A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas quantitativas e qualitativas desses recursos.


    Sustentabilidade:

    Com uma economia sustentável, todos os outros aspectos da sociedade também são beneficiados. O meio ambiente, porque os recursos são utilizados com inteligencia.
    A sociedade também ganha, pois as riquezas são individuais igualmente minimizando as diferencias sociais.
    Assim como, há poucas chances de grandes crises como picos na inflação, grade quantidade de fechamento de postos de trabalho, já que a nação não precisa depender financeiramente de outra ou de fundos monetários.
    Vale lembrar que a economia sustentável não prevê o fim do lucro. É ele quem sustenta as empresas. Mas para se alcançar este tão almejado equilíbrio é necessário a modificação de olhar, de ideias de toda a sociedade, visando o bem estar geral no presente e futuro. O governo tem um papel de fundamental importância nesta conquista, afinal, é ele que controla. cada Vez que ele elabora e aplica restrições ambientais mais intensas, obriga as empresas não a terem prejuízos, mas a investir em pesquisas e novas tecnologias para tornar uma produção cada mais vez sustentável.


    Evolução das gerações:

    cada uma tem sim sua faixa etária, mas a idade mental e a velocidade com que se adpta as novas mudanças ajudam a equilibrar mesmo aquelas que são de uma geração mais antiga.
    O que é impossível evitar, entretanto, é o contato de uma geração com a outra em um mercado de trabalho que esta, ou não, pronto para lidar com as diferencias .
    Não é difícil você encontrar , em uma mesma empresa pessoas que gerações diferentes, e ai vem o conflito de valores e posturas.

    Recife, 27 de Agosto de 2013

    Atenciosamente,

    Daniela Araújo

    ResponderExcluir
  5. Leonildo Muniz_4ºNA_GQ

    Triple da sustentabilidade

    Quando se trata de um movimento sustentável dentro em uma organização, é uma visão holística do tripé da sustentabilidade que atuam nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, que interagem sem comprometer as gerações futuras e sem prejudicar sua imagem corporativa, é a parte fundamental para sobrevivência de uma organização, assim no âmbito econômico podemos destacar que a organização deve ter uma rentabilidade e crescimentos sustentados, transparência pondo uma gestão de risco. No âmbito ambiental em sua organização deve ter eficiência energética, recursos hídricos, conservar a biodiversidade para amenizar e compensar impactos negativos e também adequar a legislação. No âmbito social a organização visa a diversidade, assim como na saúde e segurança ocupacional, capacitando e treinado os colaboradores, envolver junto a comunidade. Assim a diferença dos negócios em uma organização competitividade é conscientizar na evolução para tornar a imagem da corporativa mais alinhada no desenvolvimento sustentável.

    Relação do homem com o meio ambiente

    Com o aumento da população é preocupante que o homem tenha capacidade administrar o desequilíbrio do nosso planeta devido aos avanços tecnológicos e entre outros aspectos, causando grandes problemas tanto na qualidade de vida quanto na extinção de espécies e impactos nos recursos naturais. O homem deve buscar recursos para o controle do equilíbrio do ambiente de onde mora, trabalha e de onde busca suas necessidade, assim é bom ressaltar que para a sobrevivência e manter a preservação do ecossistema é evitar o desmatamento, queimada, contaminação da água, solo de resíduos domésticos e indústria, assim a sociedade devem traçar caminhos que os levem a recursos econômicos, sociais, políticas e culturais, mudando a postura para exercer seu papel na cidadania com e ações através de conscientização desde o mais novo ate o mais velho.

    A importância da sustentabilidade

    A importância da sustentabilidade é de fato ação sustentável para o meio ambiente. Grandes organizações se preparam de uma forma holística e adotam maneiras para minimizar resíduos que possam contaminar os recursos naturais. Com essa ação a organização se prepara para uma mudança interna e externa para o seu negocio, dando um diferencial de uma imagem aceita no mercado, proporcionado credibilidade para a sociedade. A pratica do conceito da sustentabilidade nas empresas busca sempre a melhoria continua, e esse papel a faz tornar-la mais competitiva.

    ResponderExcluir
  6. 1°) Educação Ambiental.
    Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Porem a educação ambiental no Brasil é muito pouco extipuladas nos jovens e crianças. algumas escolas publicas tem durante um curto período de tempo e depois é retirada da grade escolar, onde tal matéria deveria ser na minha opinião tão importante ou ou ate mas importante que a propiá matéria de "Historia" que não devemos conhecer o passado, mas também planejar o futuro.
    2°) Impacto Ambiental.
    Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Podendo ser elas positivas ou negativas, grandes ou pequenas. Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. Toda atividade humana gera impacto ambiental, em maior ou menor escala, porem uma grande parte da humanidade geram impactos negativos. Muitas hábitos são adquiridos na infância, são realizados ate mesmo sem que o propios causador do impacto perceba o tal grave que é a sua ação tanta pra negativa como para positiva. dinate disso cresce cada vez mas a importância da educação social nas escolas como atividades de de peso igual as de mas mateiras didáticas.
    3°) Sustentabilidade.
    A sustentabilidade consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável. ou seja o material pode ser extraído da natureza desde que ano venha a prejudicar o ecossistema. exemplo uma madeireira sustentável ela necessita derrubar arvores para produzir matéria prima, porem ela ela faz a derrubada das arvores em um determinado local em quanto em outro local ela replantando arvores. Minimizando assim sues custos, pois ao acabar toda a madeira ela teria que migrar para outro local. Como também minimiza os impactos ambientas causados por ela. E volto a comentar para tudo isso tem que haver conscientização, e a educação ambiental em escolas e uma ferramenta extremamente útil para moldar os jovens.

    ResponderExcluir
  7. ADRIANA ALMEIDA
    GESTÃO DA QUALIDADE/NA

    A importância da ecologia

    A ecologia é um assunto diário está presente em nosso dia a dia. O homem o único ser vivo que mais agride o meio ambiente que viver, deve encontrar um modo de vida que lhe permita viver em equilíbrio com o ambiente do qual faz parte buscando se reciclar, pois a reciclagem significar transformar objetos materiais usados e reaproveitar e também modificar o nosso modo de pensar ao logar o lixo no local certo estamos modificando a nossa atitude dando um pequeno passo se tornando muito significativo ao deixamos de olhar para o nosso umbigo e pensamos nós nossos futuros familiares que vão ter uma grande e maravilhosa qualidade de vida.

    Economia verde

    Observamos os novos benefícios como a economia verde, voltada ao telhado verde e uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas e edifícios. Através desse procedimento as vantagens são: criação de novas áreas verdes principalmente em regiões de alta urbanização, diminuição da poluição ambiental e etc. Porque a vida com cidadania pressupõe um respeito para com meio ambiente em que se viver, na vida em sociedade devemos compreender que dividimos o ambiente habitável com outros seres humanos e outros seres vivos que participam dos processos ambientais e colaboram para a perfeita sintonia com este equilíbrio.


    Cidadania e meio ambiente

    A vida em sociedade requer algumas regras de boa conduta e respeito mútuo para que vivamos em harmonia, e a natureza equilibrada e umas das necessidades reais do ser humano, Para se desenvolver de forma equilibrada, a pessoa precisa se comprometer, se adaptar, ceder. Tudo isso não é muito fácil, pois sempre haverá conflitos entre o eu e o outro, entre o querer tudo para si e precisar fazer algo para o outro. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes. Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. Se alguém, por livre vontade, se isolasse numa ilha, com todos os recursos para sobrevivência, em pouco tempo sentiria falta de companhia e sofreria com a solidão, por não ter com quem compartilhar ideias, dar e receber afeto. Poderia até mesmo enlouquecer. Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade. Não deixando o capitalismo avassalado tomar conta de destruir o nosso meio ambiente e nossas mentes, o capitalismo tem sede e fome que girar em torno da evolução do ser humano no poder econômico.








    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ítalo-4NA-GQ

    RELAÇÃO PREDATÓRIA

    O ser humano dificilmente deixa de dominar e destruir, parece estar inerente a ele. Realidade a olhos vistos, atitudes que se repetem a muitos anos a explorar, destruir as florestas, aumentando cada vez mais com o efeito do aumento da população. Uso predatório pode ocorrer de várias formas: combustível fóssil, queimadas, crescimento urbano desorganizado, construção de hidroelétricas em lugares com uma elevada fauna e flora, desmantando. O uso excessivo de recursos naturais que para muitos eram infinitas, há um bom tempo mostra-se preocupante, pois, o ser humano está consumindo mais do que se produz.

    Qustões Sustentáveis

    Desenvolveu-se através de estudos da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, na segunda metade do Séc. XX, remetendo ao ser humano o uso apropriado da terra, consumo da água, serviços educativos, sociais, um crescimento urbano viável. Temos que ter um desenvolvimento sem comprometer as gerações futuras. Oferecendo uma qualidade de vida melhor para todos.

    CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

    A conscientização é a forma mais eficaz no combate as práticas que prejudicam o meio ambiente. Então, para que todos vivam bem é necessário que cuidemos do meio ambiente, da atitude pequena à grande, devemos nos conscientizarmos que a ato de jogar o papel no chão não tem nunhuma diferença em relação a cortar as árvores, fazer queimadas. O leque de cidadania dentro de nós tem que incorporar o cidadão sustentável, o mais breve possível, apresentando assim atitudes exemplares.

    ResponderExcluir
  10. Recife,29 de agosto de 2013

    Eurico C. Amorim - 4ºNA



    A Conferência de Estocolmo -foi realizada em 1972 na Suécia, tinha como objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação do homem com o Meio Ambiente e assim poder atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.A Confe - em Estocolmo foi a primeira tentativa em fazer o homem manter o equilíbrio com o meio ambi- ente, naquela época pensava-se/acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável. Nesta conferência problemas como secamento dos rios e lagos, aumento da temperatura (calor) iria aumentar drasticamente e isso causou um alerta.
    Essa conferência foi de grande importância para controlar o uso dos recursos natura- is pelo homem e mostrar que esses recursos iriam acabar pela maneira como estão sendo usa- usados.
    Conferência de Tbilisi na Georgia - Foi neste encontro que foram determinados os princípios que iriam nortear a Educação Ambiental em todo o planeta, o PROCEL – Programa de Conservação de Energia Elétrica no Brasil passaram a adotar esses princípios. As propostas de Tbilisi foi que os objetivos da Educação Ambiental não podem ser definidos sem que se leve em conta as realidades sociais, econômicas e ecológicas de cada sociedade.
    Relação Predatória do Homem com o Meio Ambiente - Destruir e dominar são atributos pertencentes ao homem, e em nosso país não é diferente, no passado florestas eram destruídas devido às buscas por especiarias e pau-brasil e infelizmente esse pensamento não mudou até hoje, e a necessidade do consumo faz com que os homens causem escassez dos recursos naturais, nossa sobrevivência sempre dependeu e sempre dependerá dos recursos na- turais considerados inesgotáveis, só que não é bem assim, os recursos naturais tendem a a- cabar se os homens não souberem explorar o mesmo, porém o desmatamento irregular afeta a fauna onde muitos animais são mortos e deixam seus habitat naturais e fogem para lugares onde não tem comida, ou onde existe predadores, afetam também a flora e isso afeta a camada de ozônio, causando o efeito estufa que por sua vez faz o calor aumentar.
    O homem ainda não aprendeu a respeitar o meio ambiente e essa falta de respeito pode levar ao fim da raça humana se não houver equilíbrio entre as partes.

    ResponderExcluir
  11. Atmosfera Artificial- significa que estamos vivendo num ambiente totalmente antropofico, o homem vem modificando drasticamente o planeta. Devastando as florestas, verticalização das cidades, aumento desordenado da frota de veículos, ocasionando aumento de emissão de gases poluentes. O que era chão de terra, hoje vê-se asfalto e placas de concreto, isso agrava os alagamentos, pois a agua não tem para onde escorrer nem é absorvida pelo asfalto.
    Esse ambiente artificial, cria uma onda de aumento de temperatura, estresse, problemas respiratórios e uma serie de problemas a saúde das pessoas.
    Hoje o homem desmata para construir estradas, edifícios, viadutos, não está pensando na qualidade de vida das pessoas. vivemos numa redoma, que so traz prejuízos a nossa saúde.

    Inovação Incremental- Basicamente quer dizer que pequenas mudanças, atitudes, podem acarretar em grandes e positivos resultados. Não podemos mudar de uma hora para outra, nossos hábitos em relação ao meio em que vivemos. Mas se mudarmos de hábitos a partir de agora e agirmos de forma consciente, podemos realizar grandes mudanças. devemos começar a mudar nosso comportamento junto ao meio ambiente de agora. Ter um pensamento mais coletivo, nos reeducarmos. Exemplos clássicos e básicos de mudança de hábito, que fazem muita diferença, se forem seguidas pela sociedade ou grande parte dela são: desligar a torneira enquanto escova os dentes, desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, desligar a torneira enquanto lava os pratos. Quer dizer, são coisas simples, do nosso dia- a- dia que farão diferença no futuro.

    Propósitos da educação ambiental- Os propósitos da educação ambiental são entre outros, educar e conscientizar as novas gerações e tentar reeducar e conscientizar os adultos.
    Também tem o propósito de quebrar paradigmas sobre os limites dos recursos naturais e sobre seu uso. Temos que por na cabeça que a água é um bem finito, assim como o petróleo.
    Devemos educar nossos filhos e netos sobre a importância de vivermos em harmonia com nosso planeta. Buscando novas alternativas de gerar energia, minimizar os efeitos do desenvolvimento e principalmente, usar de forma correta os recursos naturais.
    A educação e respeito com o meio ambiente tem que começar desde cedo, dentro de casa, passando pela escola e levado para a vida inteira. Se o futuro pertence as crianças, então temos que investir pesado na conscientização delas do que é correto e errado em relação ao meio ambiente. Mostrar a elas os malefícios oriundos da degradação do nosso planeta, para que elas sintam prazer em mudar esse quadro.
    Carlos Henrique, 4NA qualidade.

    ResponderExcluir
  12. Joseane Albuquerque Silva_4ªNA_Gestão Qualidade

    Conferência de Estocolmo
    O homem não tinha a idéia de que um dia os recursos naturais poderia se esgotar, daí começaram a surgir os primeiros indícios que essa idéia ignorante do homem estava completamente errada como por exemplo secamento de lagos e rios; o efeito da inversão térmica e as ilhas de calor. A Conferência de Estocolmo, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972 na capital da Suécia, Estocolmo, surgiu diante da necessidade de conscientizar o ser humano de como manter uma relação saudável entre o Homem e o Meio Ambiente. Neste período, já era detectado graves problemas futuros por razão da poluição atmosférica provocada pelas indústrias. Na conferência de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais. Após longos discursos e apresentações de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais, de preservação e uso dos recursos naturais, isso em esfera global. Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.

    ResponderExcluir
  13. Joseane Albuquerque Silva_4ªNA_Gestão Qualidade

    Rio 92
    Em 88, a Assembleia das Nações Unidas aprovou uma resolução que determinava a realização de uma conferência sobre temas ambientais. O Brasil ofereceu-se para sediar o encontro esperando se tornar um articulador internacional. Os temas propostos para a conferência se pautavam em questões apontadas desde Estocolmo: proteção do solo, por combate ao desmatamento, desertificação e seca; proteção da atmosfera, por combate às mudanças climáticas; proteção das áreas oceânicas e marítimas; conservação da diversidade biológica, controle de biotecnologia, controle de dejetos químicos e tóxicos; erradicação de agentes patogênicos e proteção das condições de saúde. Entre os dias 3 e 14 de junho de 92, o Brasil sediou o chamado Rio92, conhecida como Cúpula da Terra, esta foi a mais importante conferência sobre meio ambiente realizada. Houve a participação de cerda de 180 chefes de estado e governo e de nove mil jornalistas do mundo. Outro relatório que teve influência sobre o Rio92 foi o Relatório Brundtland, um documento de 87, também conhecido como "Nosso Futuro Comum" onde apontava sobre os riscos de esgotamento dos recursos naturais. Não foi fácil chegar a um acordo, pois, cada chefe de estado ou governo tinha seus interesses de desenvolvimento. No final das contas, o mais importante, é não deixarmos o assunto adormecer novamente, pois, são dos recursos naturais que a humanidade se desenvolve economicamente.


    Economia Verde
    Trata-se de uma relação direta e respeitável, acima de tudo, de três pilares: Econômico, Social e Ambiental. Ou seja, a necessidade de criar meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a serem considerados, além das tecnologias produtivas e sociais. Relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável, consagrado pelo Relatório Brundtland, de 1987, e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento. Hoje alguns movimentos sociais veem no Desenvolvimento Sustentável uma nova roupagem para o sistema econômico, que até implicaria melhorias em áreas como eficiência energética e gerenciamento da água, mas que não modificaria o capitalismo contemporâneo em seus fundamentos, sobretudo o da maximização do lucro, o rebaixamento dos custos de produção e, especialmente, a mercantilização da vida e da natureza. A economia verde possui outros nomes, Ecodesenvolvimento, sustentabilidade, sociedade sustentável, economia de baixo carbono, economia sustentável, economia inclusiva e economia solidária, porém, o mais importante é deixar a teoria de lado e praticar.

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Wanderley - 4ºNA - Gestão da Qualidade

    1. A Relação do Ser Humano com o Meio Ambiente

    A Relação entre ambos vem desde o início das preocupações ambientais, pois as pessoas acham que o Meio Ambiente é algo externo que não tem o dever de se preocuparem, é o lado egoísta de ser, elas só pensam no seu próprio bem-estar. Por isso é importante o Governo do Estado investir na Educação Ambiental do País desde o primário, Para que as crianças de hoje seja um adulto consciente dos seus atos. Pois o que desperdiçamos hoje com certeza faltará no futuro bem próximo.
    É importante cada um de nós avalie nossas ações, medindo as consequências que possam causar ao meio ambiente.
    Infelizmente ainda a Relação entre o ser humano com meio ambiente não estão como deveriam, mais espero e acredito que um dia irá mudar, com aplicação de determinadas multas para quem agredir ao meio ambiente.

    2. A Importância da Sustentabilidade nas Empresas

    Quando se fala em Sustentabilidade realmente é muito importante, pois Empresa Sustentável é ser responsável em tomar medidas do combate ao desperdício de água, alimentos, desmatamento e queimadas, evitando acúmulo desnecessário de lixo, enfim qualquer dano causador ao meio ambiente.
    É importante preservar a fauna e flora mundial.
    Alguns Métodos são de extrema importância como:
    A Reciclagem, separando o lixo por material de fabricação e Reutilizá-los , reduzindo a quantidade de lixo jogados no solo.
    Energia limpa e renovável, como eólica, solar, geotérmica e hidráulica, também são importante pois evita o consumo excessivo de combustíveis fósseis, diminuindo a emissão de gás carbônico na atmosfera.

    3. Tripé da Sustentabilidade

    Considerados Resultados de uma organização em termos Sociais, Ambientais e econômicos.
    As empresas que concede esta conta tripla de resultados, deduz que o futuro imediato para o consumidor se tornará cada vez mais responsável, e exigirá saber qual o impacto econômico, ambiental e Social causará.
    Eu penso que qualquer empresa ou Órgão Público pode ser sustentável basta querer e ter interesse com iniciativas para o desenvolvimento de projetos com ações positivas socioambientais com responsabilidade.
    Por muitas vezes questões ambientais são vistas como despesas e que não trazem lucros, mais com muito otimismo em dar certo e força de vontade, devemos seguir em frente.
    É preciso mudarmos o modo de pensarmos, pensando em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.


    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. ROSANA DOMINGUES DE ANDRADE - 4NA GESTÃO DA QUALIDADE

    RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O MEIO AMBIENTE

    Hoje o ser humano tem consciência do quanto o Meio ambiente precisa de sua ajuda para ser preservado, conservado, o uso de recursos naturais de forma racional e de como o sistema só vai funcionar se houver ação e integração entre ser humano e meio ambiente.
    Hoje temos recursos limitados de bens preciosos a nossa existência, como por exemplo, a água.
    Sabemos que se não preservar e economizar vai faltar e as gerações futuras sofrerão.
    A importância do Meio Ambiente agora é o foco de nossas atenções, estamos agindo pra corrigir anos e anos de degradação, mas a mudança já começou e pequenas ações isoladas somadas a um grande número de pessoas fará toda a diferença no futuro.


    O SER HUMANO COMO AGENTE TRANSFORMADOR

    O ser humano é um agente transformador, suas atitudes geram ações que vão fazer a diferença para as gerações futuras.

    Queremos o conforto das grande cidades, mas não aceitamos quando falta água, energia elétrica ou quando há alagamento e trânsito devido a chuvas que se acumulam em construções feitas pelo homem, como por exemplo o calçamento das ruas,tudo causado pela falta de planejamento entre o ser humano e o espaço que vai habitar.
    Queremos qualidade de vida, tranquilidade, nossas necessidades satisfeitas e agora estamos pensando também no nosso futuro e das gerações futuras.

    A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE

    A palavra sustentabilidade usada nos últimos anos, ainda é pouco compreendida pela maioria das pessoas, na minha opinião o termo parece mais voltado a Organizações, eu prefiro o termo Desenvolvimento Sustentável.

    Se a empresa não for sustentável não se mantém no mercado, ela precisa fazer parte do elo que liga economia, sociedade e meio ambiente.
    Estamos repensando nossas atitudes e usando os recursos naturais de forma racional, pensando nas gerações futuras que também vão usufruir.

    Estamos planejando nossas mudanças , trabalhando junto a órgãos públicos, sugerindo mudanças e cobrando mudanças das pessoas ao nosso redor.

    Estamos cientes da importância de cada um do tripé da sustentabilidade, devemos manter o equilíbrio, todos sairão ganhando principalmente o planeta e as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  17. Elainen Cristina- 4NA- Gestão da Qualidade

    Tudo que nos cerca compreende o meio ambiente, água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação. Quando o meio ambiente se altera, as condições climáticas também se alteram e, por consequência, nossa saúde está sendo afetada, por isso a conservação do meio ambiente é uma questão de sobrevivência.
    Consumir deixou de ser um simples ato de subsistência. O ser humano é levado a consumir, mesmo sem necessidade, apenas pelo simples ato de comprar. O consumo desenfreado é uma grande ameaça ao meio ambiente. O fim dos recursos naturais é evidente,e agravado pelo modelo de produção capitalista, que destrói e polui o meio ambiente. Nos níveis e padrões atuais, o consumo precisa ser modificado em direção a formas mais sustentáveis, tanto do ponto de vista social, quanto ambiental. O mundo está consumindo além da capacidade de reposição da biosfera, e esse consumo só faz aumentar. A consequência do consumo desenfreado é, principalmente, o fim dos recursos naturais.Para atender essa demanda por produtos, é preciso produzir mais produtos e isso significa consumir mais energia, combustível, madeira... Enfim, mais materiais provenientes da natureza, mais poluição e lixo. Quem mais sofre com isso é o meio ambiente, e o homem por sua vez senti os resultados dessa pratica na poluição e seus efeitos sobre a saúde humana. A alternativa para o consumismo é tentar torná-lo uma prática sustentável. Não é preciso parar de consumir mas sim consumir de forma sustentável,reciclando e dando preferencia a produtos que agridem menos o meio ambiente.
    A Rio 92 foi um importante encontro para se debater sobre o meio ambiente, buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável e tentar reverter o atual processo de degradação ambiental.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  19. Marivaldo Caetano da Silva Filho 4ºNA GESTÃO DE QUALIDADE


    Cidadania e meio Ambiente
    A forma de como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau de cidadania da sociedade em que vivemos, podemos então definir cidadania como um conjunto de direitos e deveres estabelecidos ou não pela legislação. O exercício de cidadania é a forma de fazer os direitos garantidos e exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados.
    todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores e conheça os principais valores humanos como: honestidade, verdade, justiça etc.
    O meio meio ambiente é o conjunto de condições leis, influencias e infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite obrigar e reger a vida em todas as suas formas ou seja tudo que nos cerca, compreende o meio ambiente. Com o surgimento do homem o processo degradativo do meio ambiente meio ambiente tem sido proporcional a sua evolução. No brasil o inicio da influencia do homem sobre o meio ambiente pode ser notada a partir da chegada dos portugueses " apenas quando o homem derrubar a ultima arvore e comer o ultimo peixe irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou. Faz-se necessário desenvolver ações permanentes que promova o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais, pois a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania. É muito importante lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos mais sim a tudo que nos cerca, a natureza está sofrendo com todo tipo de degradação, quando o meio ambiente se altera todas as condições climáticas são alteradas, consequentemente nossa saúde se torna muito afetada.
    Em suma, a preservação do meio ambiente é questão de sobrevivência.


    A importância da Ecologia;

    O desenvolvimento é que deve regulamentar as atitudes do ser humano sobre o meio ambiente especialmente na atualidade, tendo em vista a grande interferência da ação do homem sobre o ecossistema. É inevitável a exploração dos bens naturais para subsistência humana, mas está exploração deve ocorrer de forma que os impactos ambientas sejam mínimos e normalmente não é isso que acontece, pois a falta de cuidado e de consciência do homem trás sérios prejuízos para o equilíbrio ecológico. O conhecimento a cerca da estrutura e do funcionamento de um ecossistema é fundamental para entender as ações humanas sobre o mesmo.
    Exemplo de ecossistema: uma singela lagoa, um Oceano, em fim onde houver intercambio de energia e matéria entre elementos haverá um ecossistema independente do tamanho todos tem suma importância para o ecossistema.

    A relação predatória do homem com o meio ambiente;

    Em nosso pais essa relação é muito antiga, desde que os portugueses desbravaram nossas florestas em busca de especiarias e do pau brasil. Do seculo XVI aos dias atuais essa mentalidade pouco mudou comprovada pele crescente necessidade de consumo que exige cada vez mais recursos da natureza. Esta forma predatória pode ocorrer das mais varias formas como por exemplo: crescimento urbano não planejado, queimadas, uso de áreas para atividades de agropecuária, construção de hidrelétrica, muitas vezes em locais com rica fauna e flora e, sem esquecer a tendencia mundial do biocombustível como fonte de energia, demanda de matéria prima para produtos cosméticos. Sem contar a nossa eterna dependência da madeira passam a serem fatores fatores que contribuem para por em risco o equilíbrio do nosso ecossistema.

    ResponderExcluir
  20. Maria Mileide Rocha - 4º NA - Gestão da qualidade

    Sustentabilidade com visão ampla

    Falar sobre meio ambiente é muito difícil, por mais que tenhamos tantas informações de como ter um "mundo verde novo", infelizmente não fomos educados para manter nossas vias limpas. Fazer reflorestamento, economizar água, entre tantos outros itens. Na realidade até aprendemos sobre a nossa natureza tão abalada mas fazemos tão pouco a respeito que a cada dia só contribuirmos para a destruição.
    Não adianta fazermos campanhas e mais campanhas de preservação a fauna, se temos pássaros presos em gaiolas em nossas residências,campanhas de preservação, se jogamos lixo na rua, brigamos com nossos filhos sobre o consumo da água, mas quando vamos tomar banho passamos uma hora no chuveiro e tantos outros casos do nosso cotidiano que fazemos questão em repeti-los sem executar nenhuma mudança, a primeira mudança da educação ambiental tem que parti de nós para que o meio os repita.
    Teríamos melhor qualidade de vida se plantasse mais arvores ou até mesmo preservasse-mos as já existentes, se tivermos automóveis menos poluentes entre tantos outros agravantes nós fechamos os ouvidos para não escutar tal suplica é triste pensar que nossos filhos não terão e já não tem o mesmo ar límpido que tivemos em nossa infância, apesar que, quando vamos para áreas sertãs encontramos uma paisagem diferente, pois ainda temos cidades preservadas do crescimento desordenado que temos em nossas cidades, mas a pergunta é até quando?
    Espero ver um projeto sustentável que dê amplitude ao mundo capaz de mudar não só a rotina já existente mas a nossa educação perante a natureza e nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  21. Caroline da Rocha ALves 4NA - Gestão da Qualidade

    UM MUNDO MELHOR

    Quando pensamos em sustentabilidade, buscamos um futuro melhor, mais verde, um mundo que possa sustentar e agüentar nossas ações sobre a natureza. Devemos tomar consciência dos nossos atos, ver até onde a ambição que temos possa nos prejudicar futuramente.

    O conforto que temos hoje, sobre os avanços da tecnologia, nos prende a enxergar os problemas ambientais, essa cede que as empresas têm em crescer, investindo muito sobre o resultado de satisfação dos clientes sobre seus produtos, isso tudo vai acarretando cada vez mais conseqüências graves ao meio ambiente.

    Penso que a consciência e a nossa maior mãe, pois se pararmos para perceber, prestar mais atenção no que estamos fazendo, onde estamos agredindo, no que estamos afetando ou futuramente afetar, é fundamental conscientização quer entender o planeta.

    Essa questão é muito antiga, como vamos sobreviver se não sairmos da teoria e sim exercer o que realmente notamos e muitas vezes presenciamos no nosso dia a dia e até mesmo pelos noticiários (TV, radio) o que a natureza responde.

    Tomar medidas de prevenção já é um grande passo, balancear o consumo em nossa casa (água, energia...), em nosso trabalho, nas ruas, ou seja, aonde estivermos.

    O conhecimento deve ser de todos, partirem de cada um, pois juntos a força faz a diferença, a vontade em querer mudar também, ter habilidade para por em pratica, e atitude de fazer acontecer.



    Devemos a amar a natureza, nossa terra mãe!

    ResponderExcluir
  22. Evellyn Raposo_4° NA_ Gestão da Qualidade

    Economia Verde
    De uns tempos pra cá temos percepção de que falar em ‘economia verde’ não é apenas uma questão de ser amigável ao meio ambiente, mas uma nova maneira de fazer negócios gerando muitas oportunidades e ganhos sendo impulsionado por investimentos públicos e privados, pois é ela que estimula a utilização de produtos e serviços sustentáveis podendo ter o crescimento econômico mundial, tendo assim, o desafio de erradicar a pobreza e reduzir a escassez dos produtos naturais tendo o repudio mesmo de todas as outras atividades predadoras da natureza que venha causar os impactos ambientais negativos. A Economia verde é o futuro que queremos através do desenvolvimento sustentável e a escassez da pobreza tendo igualdade ou melhoria do bem-estar das novas gerações.
    .
    Sustentabilidade
    Tem um total envolvimento com a economia verde, pois elas têm a mesma visão, a mesma busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema respeitando os seus pilares desenvolvendo o capital humano, sendo as pessoas que impulsionam as empresas e o mundo; respeitar o meio ambiente preservar é garantir o futuro; negócios com ética e transparência criando uma relação de confiança e tranquilidade; apoiar a comunidade cooperar para a transformação social assim é a sobrevivência do planeta tanto no presente quanto nas gerações futuras, a principal função é aproveitar (reciclar) o que nos jogamos, fazer como que o nosso lixo, o que nos jogamos fora sirva de reaproveitamento através das criações e atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos gerando renda e diminuindo a quantidade de lixo, possibilitando a diminuição da retirada de recursos minerais.

    Cidadania e meio ambiente
    Cidadania é um conjunto de direito e deveres estabelecidos ou não por lei, é fazer valer os direitos garantidos e exigir a observância dos direitos e lutar para que não seja desrespeitado. Meio ambiente é um conjunto de infraestrutura de ordem física, química, biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas, é tudo aquilo que nos cerca: Aguá, ar, solo, fauna, homem. Meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos. A cidadania e o meio ambiente tem a pretensão de incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão em relação ao habito de jogar o lixo fora do lixo, em vez de termos a mão que constrói é a mesma que impiedosamente destrói teremos pessoas com pensamentos na melhora do nosso presente e futuro. Uma das principais metas é despertar a responsabilidade individual da população em relação aos resíduos em que produzimos devemos ter incentivos de manter a cidade limpa, mais tudo isso é questão de educação e cultura, para termos um meio de vida confortável precisamos ter bons cidadãos que cuide do futuro das nossas novas gerações e do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  23. Mayara_Miranda_4°NA_Gestão da Qualidade


    A IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

    O ser humano através de suas atitudes egoísta é considerado o maior agressor do meio ambiente,interferindo no ecossistema com seus lixos poluentes. A ecologia é um estudo amplo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, através das informações geradas pelos estudos da ecologia é que vemos a importância dessa interação para o equilíbrio ecológico e também é através dessas informações que o homem pode planejar ações evitar e reduzir os impactos ambientais,encontrando um modo de vida com melhor qualidade, em equilíbrio com o ambiente do qual faz parte.

    RIO 92

    O RIO 92 ou Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento foi uma conferencia realizada em 1992, na Cidade do Rio de Janeiro, onde chefes de estados se reuniram para decidir ações a fim de conseguir uma redução da degradação ambiental assim protegendo as gerações futuras, a ideia era elaborar um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico, o grande foco eram os países desenvolvidos já que em sua grande maioria eram os causadores de gazes poluentes, já os países em desenvolvimento precisavam de apoio financeiro e tecnológico para adotar o desenvolvimento sustentável onde foi o maior objetivo da reunião. A conservação da biodiversidade e o uso correto de seus componentes foram alguns dos temas RIO 92.

    A ECONOMIA VERDE

    A economia verde é um tema que surgiu através da preocupação com o meio ambiente, já que o mundo sente a consequências das mudanças climáticas e a escassez dos recursos naturais, o objetivo da economia verde é gerar desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social em todos os locais, com a igualdade social e uma vida de melhor qualidade para todos, com menos impacto ambiental.
    A economia Verde depende de uma consciência coletiva e presente na vida comum do ser humano, não apenas o governo que deve intervir,mas todos em si fazer sua parte para contribuir a uma mudança, para isso deve-se implantar a educação ambiental como disciplina para melhoria de qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, por exemplo fazer a reciclagem do lixo, respeitando o homem e aos ciclo da natureza,colaborando para uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
  24. Raquel Fernanda-4°NA -Gestão da Qualidade

    O Ser Humano com Agente Transformador
    O homem é considerado a célula fundamental para transformar o ambiente ao seu redor,adaptando as suas necessidades e bem-estar,porém agora essas transformações precisam ser pensadas e gerenciadas de forma coletiva,visando e pensando nas gerações futuras.
    Se conscientizando das ações que serão realizadas para que os recursos disponíveis não se tornem escassos pelo simples fato de não está sendo utilizado de forma correta.
    Alagamentos,ataques de animais selvagens ,enchentes,desmoronamento de barreiras,efeito estufa estão se tornando cada vez mais comuns e frequentes,esses fenômenos são reflexo de mudanças provocando sem planejamento correto.Conscientização precisa ser sinônimo de mudanças,que vão beneficiar a toda sociedade.

    Importância da Sustentabilidade
    Pensar em sustentabilidade é preocupa-se em utilizar os recursos de forma inteligente,lógica e viável. Conservando a fauna e flora ,implementando simples programas de conscientização,entre outras medidas.Exemplo:
    O lixo é uma mistura bastante rica ,dele muitos materiais podem ser reaproveitados como matéria-prima para outras atividades,alem disso pode diminuir retirada de mais recursos da natureza e impedindo a formação de lixões que trazem muitos malefícios a saúde,e ao ar atmosférico emitindo gases poluentes.
    Um empresa que busca atender aos requisitos da sustentabilidade ,vem se destacando entre as outras organizações,pois estar pensando no meio ambiente e nas futuras gerações.Apesar de que o custo de inicio para adquirir algumas ações é um pouco elevado, sabemos que isso precisa ser mudado,e como adquirir um alimentos sem agrotóxicos,mas isso precisa ser mudado para que todos possam estar conectados a um único objetivo preocupada Ecologicamente e Sustentavelmente,promovendo assim no futuro um ar mais limpo.
    Tripe da Sustentabilidade
    Visando um ambiente equilibrado ,podemos relacionar 3 aspectos :Ambiental,Social e Econômico,esses são os pontos que formam o Tripe da sustentabilidade.
    Ambiental é definir e utilizar os recursos disponíveis de forma correta,para que ele não possa se tornar um recuro escassos ,podendo adotar algumas medidas,como o Reflorestamento que é plantar arvores nos locais que foi retirado para que não possa se deixar de existir não local.
    Social que é trabalhar junto a sociedade conscientizando-a pela importância de utilizar os recursos de forma correta ,na hora correta e momento correto,praticar a Educação Ambiental que vem sendo tão discutida entre os Órgãos educacionais para que esses ensinamentos possam ser iniciados na infância.
    Econômica que seria buscar o equilíbrio entre o custo e o qualidade,pois infelizmente a nossa sociedade ainda pensar em buscar o mais barato sem qualidade e responsabilidade social,em geração de emprego que possa pagar apenas o que acha necessário,mais esquece que na proporção que a pessoas for se conscientizando ,vão recorrer a empresas que prezam pela qualidade e tenha uma politica correta e aplicáveis de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  25. 1°)O Ser Humano com Agente Transformador

    O homem é considerado a célula fundamental para transformar o ambiente ao seu redor,adaptando as suas necessidades e bem-estar,porém agora essas transformações precisam ser pensadas e gerenciadas de forma coletiva,visando e pensando nas gerações futuras.
    Se conscientizando das ações que serão realizadas para que os recursos disponíveis não se tornem escassos pelo simples fato de não está sendo utilizado de forma correta.
    Alagamentos,ataques de animais selvagens ,enchentes,desmoronamento de barreiras,efeito estufa estão se tornando cada vez mais comuns e frequentes,esses fenômenos são reflexo de mudanças provocando sem planejamento correto.Conscientização precisa ser sinônimo de mudanças,que vão beneficiar a toda sociedade.

    2°)Importância da Sustentabilidade

    Pensar em sustentabilidade é preocupa-se em utilizar os recursos de forma inteligente,lógica e viável. Conservando a fauna e flora ,implementando simples programas de conscientização,entre outras medidas.Exemplo:
    O lixo é uma mistura bastante rica ,dele muitos materiais podem ser reaproveitados como matéria-prima para outras atividades,alem disso pode diminuir retirada de mais recursos da natureza e impedindo a formação de lixões que trazem muitos malefícios a saúde,e ao ar atmosférico emitindo gases poluentes.
    Um empresa que busca atender aos requisitos da sustentabilidade ,vem se destacando entre as outras organizações,pois estar pensando no meio ambiente e nas futuras gerações.Apesar de que o custo de inicio para adquirir algumas ações é um pouco elevado, sabemos que isso precisa ser mudado,e como adquirir um alimentos sem agrotóxicos,mas isso precisa ser mudado para que todos possam estar conectados a um único objetivo preocupada Ecologicamente e Sustentavelmente,promovendo assim no futuro um ar mais limpo.

    3°)Tripe da Sustentabilidade

    Visando um ambiente equilibrado ,podemos relacionar 3 aspectos :Ambiental,Social e Econômico,esses são os pontos que formam o Tripe da sustentabilidade.
    Ambiental é definir e utilizar os recursos disponíveis de forma correta,para que ele não possa se tornar um recuro escassos ,podendo adotar algumas medidas,como o Reflorestamento que é plantar arvores nos locais que foi retirado para que não possa se deixar de existir não local.
    Social que é trabalhar junto a sociedade conscientizando-a pela importância de utilizar os recursos de forma correta ,na hora correta e momento correto,praticar a Educação Ambiental que vem sendo tão discutida entre os Órgãos educacionais para que esses ensinamentos possam ser iniciados na infância.
    Econômica que seria buscar o equilíbrio entre o custo e o qualidade,pois infelizmente a nossa sociedade ainda pensar em buscar o mais barato sem qualidade e responsabilidade social,em geração de emprego que possa pagar apenas o que acha necessário,mais esquece que na proporção que a pessoas for se conscientizando ,vão recorrer a empresas que prezam pela qualidade e tenha uma politica correta e aplicáveis de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAQUEL FERNANDA -4°NA-GESTÃO DA QUALIDADE
      1°)O Ser Humano com Agente Transformador

      O homem é considerado a célula fundamental para transformar o ambiente ao seu redor,adaptando as suas necessidades e bem-estar,porém agora essas transformações precisam ser pensadas e gerenciadas de forma coletiva,visando e pensando nas gerações futuras.
      Se conscientizando das ações que serão realizadas para que os recursos disponíveis não se tornem escassos pelo simples fato de não está sendo utilizado de forma correta.
      Alagamentos,ataques de animais selvagens ,enchentes,desmoronamento de barreiras,efeito estufa estão se tornando cada vez mais comuns e frequentes,esses fenômenos são reflexo de mudanças provocando sem planejamento correto.Conscientização precisa ser sinônimo de mudanças,que vão beneficiar a toda sociedade.

      2°)Importância da Sustentabilidade

      Pensar em sustentabilidade é preocupa-se em utilizar os recursos de forma inteligente,lógica e viável. Conservando a fauna e flora ,implementando simples programas de conscientização,entre outras medidas.Exemplo:
      O lixo é uma mistura bastante rica ,dele muitos materiais podem ser reaproveitados como matéria-prima para outras atividades,alem disso pode diminuir retirada de mais recursos da natureza e impedindo a formação de lixões que trazem muitos malefícios a saúde,e ao ar atmosférico emitindo gases poluentes.
      Um empresa que busca atender aos requisitos da sustentabilidade ,vem se destacando entre as outras organizações,pois estar pensando no meio ambiente e nas futuras gerações.Apesar de que o custo de inicio para adquirir algumas ações é um pouco elevado, sabemos que isso precisa ser mudado,e como adquirir um alimentos sem agrotóxicos,mas isso precisa ser mudado para que todos possam estar conectados a um único objetivo preocupada Ecologicamente e Sustentavelmente,promovendo assim no futuro um ar mais limpo.

      3°)Tripe da Sustentabilidade

      Visando um ambiente equilibrado ,podemos relacionar 3 aspectos :Ambiental,Social e Econômico,esses são os pontos que formam o Tripe da sustentabilidade.
      Ambiental é definir e utilizar os recursos disponíveis de forma correta,para que ele não possa se tornar um recuro escassos ,podendo adotar algumas medidas,como o Reflorestamento que é plantar arvores nos locais que foi retirado para que não possa se deixar de existir não local.
      Social que é trabalhar junto a sociedade conscientizando-a pela importância de utilizar os recursos de forma correta ,na hora correta e momento correto,praticar a Educação Ambiental que vem sendo tão discutida entre os Órgãos educacionais para que esses ensinamentos possam ser iniciados na infância.
      Econômica que seria buscar o equilíbrio entre o custo e o qualidade,pois infelizmente a nossa sociedade ainda pensar em buscar o mais barato sem qualidade e responsabilidade social,em geração de emprego que possa pagar apenas o que acha necessário,mais esquece que na proporção que a pessoas for se conscientizando ,vão recorrer a empresas que prezam pela qualidade e tenha uma politica correta e aplicáveis de sustentabilidade.

      Excluir
  26. Francyelly Silva_4ºNA_Gestão da Qualidade

    Educação Ambiental:
    A Escola deve ser um ambiente de discussão constante sobre as políticas ambientais e o processo de gestão das iniciativas públicas e privadas e seus reflexos no ambiente. A necessidade de uma educação que tenha como finalidade a formação de cidadãos ambientalmente cultos e preocupados com a defesa e melhoria da qualidade do ambiente natural e humano reúne um largo consenso, tanto em nível internacional, como em nosso país, devendo constituir uma preocupação de caráter geral e permanente na prática do processo de educação, pressupondo uma clara definição de intenções educativas e uma ambientalização dos conteúdos, estratégias e atividades de ensino-aprendizagem. Entendemos que a educação ambiental deve ser desenvolvida no contexto educacional levando-se em consideração os aspectos ambientais em que a escola está inserida, buscando um processo de conscientização ambiental para manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Este é o grande desafio da escola atual, no sentido de pensar e realizar uma nova pedagogia em relação com o meio ambiente. A educação ambiental não pode ser meramente utópica ou ilusória quando trabalhada pelo professor ou professora, mas sim que possa acarretar conscientização ao educando, o qual levará esses ensinamentos para a sua vida quando adulto.

    Impacto Ambiental
    Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. É importante saber que avaliar as conseqüências de algumas ações, par que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. As ações humanas sobre o meio ambiente pode ser positivo ou negativo, dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem, se utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.

    Desenvolvimento Sustentável
    A sustentabilidade envolve desenvolvimento econômico, social e respeito ao equilíbrio e às limitações dos recursos naturais. A mudança de paradigmas estabelece um novo cenário para o processo de desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias. A sustentabilidade que se busca neste planeta é a do Ser Humano Integral, e o equilíbrio exige consideração sistêmica de todos aspectos envolvidos: sustentabilidade que permite a vida das atuais e das futuras gerações. Cabe a nós gestores incorporarem na área econômica as considerações, crenças e valores éticos, sociais e ambientais emergentes, como estratégia de competitividade sustentável a longo prazo.

    ResponderExcluir
  27. ANDREZA DE ANDRADE LIRA 10167802
    4 NA GESTÃO DA QUALIDADE

    DIFERENÇA ENTRE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO

    Crescimento econômico e o aumento do produto interno bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada, o PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado periodo, já o conceitode desenvolvimento econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população.
    Como se mede o desenvolviment? através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc.atuamente o índice de desenvolvimento humano . IDH é o críterio mas utilizado para compara o desenvolvimento de diferentes econômia o IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira, o IDH do inferior seria 0 e o IDH do paraiso seria 1, alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suéçia possuem IDH próximo a 0,95(quase paraíso), enquanto que muitos países Africanos possuem IDH inferior a 0,6.
    Países ricos, tendem a ser mais desenvolvido, no entanto crescimento não garanti desenvolvidos.

    IMPACTO AMBIENTAIS

    É a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por derterminada ação ou atividades humana estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser negativas ou postivas, grandes ou pequenas o objetivo de se estudar os impactos ambientais é principalmente o de avaliar as consequências de algumas ações para que possa haver a prevenções da qualidade de determinado ambiente que poderá sofre a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implemetaçãos dos mesmo.
    Atuamente o planeta terra enfrenta fortes sinais transição, o homem esta revendo seus conceitos sobre a natureza, esta conscientização da humanidadeesta gerando novos paradegmas, determinando novos comportamento e exigindo novas providênciasn na gestão de recursos do meio ambiente.

    O MEIO AMBIENTE E SEUS COMPONENTES

    O meio ambiente comunente chamado apenas de ambiente,envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na terra, ou alguma região dela,que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos é o conjunto de condções, leis, influências e infra-estrutura de ordem fisica, quimica e biológica que permite,abriga e rege a vida em todas as suas formas o conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
    -Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionan como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo todas as vegetação, animais, micro-organismo,solo, rochas, atmosfera e fenomenos naturais que podem ocorrer em seus limites .
    -Recursos naturais e fenômenos fisicos universais que não possuem um limite claro, como ar, aguá e clima , assim como energia, radiação, descarga eletrica e magnestismo , que não são originais por atividades humana.

    ResponderExcluir
  28. Diante do que foi exposto em sala de aula três itens me chamou a atenção e me levou a refletir; Sustentabilidade - na visão geral é uma habilidade de sustentar ou aguentar uma ou mais condição, mostrado por alguém ou algo, é uma condição de um processo ou sistema que permite a sua permanência por um determinado prazo levando o ser humano a interagir com o mundo, para a preservação do meio ambiente nas questões sociais, energética e ambientais, sendo assim para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é necessário que ele seja economicamente correto, viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
    A Inovação Ambiental - vejo como um foco direcionado para melhorar o desempenho ambiental de uma empresa, tanto através de redução de danos quanto de melhorias, porém ela só é válida quando apresenta um sucesso equilibrado dos diversos objetivos da empresa, devendo ocorrer em paralelo benefícios ambientais e econômicos. A inovação ambiental pode ocorrer através da melhoria de processos, produtos ou modelos de negócios, contanto que o resultado final seja positivo para o meio ambiente.
    Consciência Ambiental - não esta sendo fácil conscientizar as pessoas a partir do cenário empresarial, dentro das estruturas das organizações como forma de mobilizar a sociedade para as causas ambientais. Temos que ter consciência de cultivar pequenas atitudes que fazem a diferença como separar o eixo ao jogar fora, diminuir o desperdício de papel na empresa, apagar as luzes e desligar todos os equipamentos ao sair, fechar a torneira ao terminar de lavar as mãos, esses são comportamentos que deverão ser fortalecidos pelo uso de uma comunicação interna, esta atitude faz com que haja uma reflexão para levarmos estes gestos para a nossa casa, enfim para a nossa vida.
    O mundo precisa de boas ações para salvarmos o nosso meio ambiente.

    Nilda Maria Siqueira de Andrade - 4ºNA - Gestão em Qualidade.

    ResponderExcluir
  29. Petrúcia Ariel- NA- Gestão de Qualidade

    Aquele conceito que aprendemos na escola quando criança , que o meio ambiente é a fauna , a flora , o mar , que o Brasil possui o pulmão do mundo(floresta amazônica) .Na verdade vai muito além disso , pois abrange um conceito mais amplo, que é a inclusão da sociedade , consequentemente sua preservação .
    Mas a falta de conscientização das pessoas em relação ao ambiente que vivem , causa degradação ao meio ambiente , como o crescimento desordenado das grandes cidades vem causando danos como poluição,desmatamento etc.
    Temos que criar um nova mentalidade e atitude , de harmonizar o habitat natural e o habitat artificial,para garantir o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente .
    Mesmo com números alarmantes , temos tempo de recuperar os recursos explorados e planejar antes de executar.
    Nunca se ouviu tanto falar em sustentabilidade ,na economia,sociedade e no meio ambiente.Mesmo nas atividades impactante como mineração e extração vegetal, aplicação de praticas sustentáveis nesse empreendimentos causou danos leves e ainda revelou-se economicamente viável .
    O mundo pede socorro, pequenas atitudes fazem a diferença !! um andorinha só não faz verão.

    ResponderExcluir
  30. Joelma de Lima Marinho_ 4º NA_ Gestão da Qualidade.

    RELAÇÃO PREDATÓRIA DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE.

    Somos os maiores destruidores do nosso meio ambiente o homem com seu poder aquisitivo crescendo a cada dia vem provocando diversos acidentes ambientais, com o crescimento da população e as cidades tendo que se adaptar a nossa sociedade em que vivemos, tendo que ocupar mais espaço para sua população vem com um consumo sem controle e com isto temos as agressões com o ambiente desmatamentos, queimadas, poluição, nosso desenvolvimento esta cobrando um preço muito da natureza, com isto estamos vivendo uma loucura no tempo, nas temperaturas. Hoje passamos por maremotos, avanços do mar nas aéreas litorâneas, temperaturas elevadas causando mortes reflexo de nossas atitudes como seres humanos ou parasitas do nosso próprio ecossistema.

    DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO

    Cidades crescendo sem um controle ou planejamento a cada dia vemos novos bairros surgindo em pequenos espaços sem infraestrutura ocasionando problemas com saneamento e o pior de todos a poluição de rios, colocação de lixo doméstico em qualquer ambiente gerando assim doenças e insetos, o principal contribuinte pra essa degradação ambiental é própria comunidade sem ações políticas e investimento sem educação ambiental, saneamento básico com a criação de redes de esgotos para proporcionar uma qualidade de vida com dignidade, hoje temos que conviver com todos esses problemas a tendência é aumentar cada ano com a falta de planejamento iremos chegar ao ponto de guerrear para poder ter uma qualidade de vida e principal a agua potável para beber.

    ECONOMIA VERDE

    vivemos em um tempo que preservar não é apenas um estatutos, mas sim uma necessidade. Hoje temos mais consciência do que é meio ambiente da sua importância para o homem, se comparamos aos 50 anos atrás com hoje temos algumas mudanças no comportamento como reciclar é dinheiro, reflorestar e dar condições do amanhã ter matéria prima e ao mesmo tempo preservo para gerações futuras, coleta seletiva um avanço no termo reciclar. As crianças de hoje tem mais consciência da importância do verde do que os seus pais tinham, fábricas trabalham com reflorestamento com por exemplo a Ondonorte que realiza um trabalho de reflorestamento de eucaliptos entre as cidade de moreno e bonança a fábrica hoje tem uma reserva toda projetada e articulada com plantio e corte programado com anos de antecedências. Começamos a desenvolver uma cultura verde e com investimentos e incentivos do governos tendem em alguns anos virar uma rotina a prática se eu tiro tem por obrigação recolocar para amanhã existir.


    ResponderExcluir
  31. -> Mobilidade Urbana

    Cenário já bastante conhecido por todos nós. Longas filas nos metrôs, ônibus e trens lotados, congestionamentos intermináveis são o cotidiano em uma cidade mal estruturado e planejada. Entra governo, sai governo e o cenário é o mesmo. Pesquisas recentes apontam que 43% dos brasileiro utilizam o transporte público diariamente como principal meio de locomoção nas grandes cidades, segundo a caminhada com 23% e o carro com 16%.
    O transporte Público foi e é um dos grandes motivos dos protestos que vem acontecendo nas grandes cidades do nosso país. Pagamos caro para andar diariamente num transporte decadente, sem conforto algum, longas filas para seu acesso e a maioria das vez lotados.
    Levantamentos apontam que 3,6% das grandes cidades têm um projeto de melhoria para o transporte público ou mobilidade de suas cidades, com esse dados percebemos o grande descaso e desrespeito dos nossos governantes com o trabalhador ou estudante que agoniza diariamente com o serviço.

    -> Meio Ambiente

    O meu ambiente é tudo que encontramos ao nosso redor. Florestas, fauna, flora e tudo que existe nesse sistema é chamando de Meio Ambiente. Atualmente com o crescimento acelerado e totalmente sem controle nas grandes cidades vamos perdendo o contato e a noção do prejuízo sem volta que, aos poucos, vão nos impactar com nossa qualidade de vida e o futuro do nosso ambiente. Vamos sendo engolidos pela selva de concreto das grandes cidade, destruindo cada vez mais o verde para dar lugar ao grandes edifícios, estradas, etc... Falta de planejamento, projeto e a sede de grandes negócios vão nos cegando para o grande problema que no futuro próximo vamos enfrentar com, tempestades, alagamentos e o forte calor que nesse tipo de ambiente podemos encontrar.
    Devemos nos preocupar com o ambiente que vamos deixar para nossos filhos e netos, aderir a projetos que podem trazer melhorias, como a coleta seletiva, rodízios de carros e leis em defesa do nosso ecossistemas.

    -> Desenvolvimento Sustentável
    Sabe-se que o desenvolvimento sustentável significa atingir crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento pessoal. Porém, isso quer dizer que se deve usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente.
    Preservar os bens naturais e à dignidade da pessoa humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza. Para se obter o desenvolvimento sustentável deve haver reciclagem de diversos tipos de materiais, como: reciclagem de papel, alumínio, vidro, plástico e etc; bem como tratamento de esgotos industriais e domésticos; substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel, dentre outros exemplos.
    Por fim, é uma questão de sobrevivência do planeta, uma vez esgotados seus recursos, parece complicado rodear a situação.


    Bruno Roberto Costa Cortez - 4°NA - Gestão da Qualidade

    ResponderExcluir
  32. Leonardo das Neves Barros - 4º NA - Gestão da Qualidade

    Desenvolvimento Sustentável

    O crescimento das áreas urbanas(cidades, indústrias e os veículos) se gera pela grande necessidade de se desenvolver do ser humano. Porém esse crescimento pode gerar transtornos para o meio ambiente através da poluição do ar, do solo, das águas e do desmatamento de áreas verdes. Atualmente um "novo" conceito vem sendo questionado e cobrado: o Desenvolvimento Sustentável. Que significa que o homem precisa obter crescimento econômico, garantindo a preservação do meio ambiente.

    Mobilidade Urbana

    Devido ao grande número em nossa frota ser rodoviária, a CIDADE DO RECIFE-PE exemplifica o quanto se paga por uma falta de planejamento, são ruas estreitas onde o esgoto corre a céu aberto, calçadas irregulares e etc. Tudo isso gera a busca por transportes alternativos e coletivos para desafogar o transito e reduzir ao máximo os índices de poluição no caso da Mobilidade Sustentável porém esse já é outro assunto.

    Conscientização Ambiental

    Deve ser gerada ao longo da vida de um indivíduo, consciência que o mesmo é responsável por toda degradação, poluição ou agressão por ele gerada ao meio ambiente, levando em consideração efeitos a curto e a longo prazo. Porém não adianta termos conhecimento, treinamento ou reuniões constantes se as boas práticas junto ao meio não são realizadas.

    Um procedimento, conhecimento ou até uma lei não serão suficientes para conscientizar uma população onde a cultura a muito tempo não estabelece limites em busca da melhoria econômica. Cabe a cada um tentar ou buscar realizar novas ações que possam de maneira direta ou indireta contribuir para uma boa relação ente o homem e o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  33. DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
    O desenvolvimento sustentável é como se fosse uma "poupança da natureza". Isto é, retira-se certa quantidade de recursos naturais, mas se deixa uma quantia suficiente para "render". Desenvolvimento sustentável é muito importante. Se todos fizerem sua parte, será possível viver em condições saudáveis, ao invés sofrer num planeta poluído e esgotado de recursos essenciais para todos os seres vivos - você, inclusive.Algumas industrias hoje fazem um trabalho em administrar seus residuos trasendo retorno para si mesmo,contribuindo para a sustentabilidade do planeta e tornado as organizações fortes no mercado atual,mas ainda não é o sufisciente pois a população mundial é a amioria e isso é algo que não entra na veia das pessoas de um dia para a noite e sim a longo prazo.Precisamos passar essa educação para nosso filho e posteriormente aos netos,para que possamos ter boa administração de nossos recursos naturais no futuro.

    MOBILIDADE URBANA.

    Envolve a participação de todos da sociedade e meio politico,em criar novas ideias em melhorar a circulação de pedestres e veiculos em nossas estradas,mas será que o problema estar na grande quatidade de carros que entram em circulação todos os dias? ou na falta de planejamento para acompanhar o crescimento do pais?.Um ambiente onde o transito trafega sem interrupções torna nosso dia menos cansativo.Temos o poder do voto basta analizarmos as melhores propostas dos governantes no meu ponto de vista atribuo os problemas do pais as nossas escolhas,mas os problemas são importantes para nosso amadurecimento e crescimento.
    O tranporte ferroviario pode ser a solução em meio tanto veiculo nas estradas,nossa malha ferroviaria é muito precaria mesmo sendo um transporte que polui menos,causa menos acidente e mais rápido infelizmente é travado por influencia politica.

    QUALIDADE DE VIDA.

    Quando falamos em qualidade de vida não é apenas termos muito dinheiro e bens materiais,mas,adotarmos bos habitos de alimentação,uma boa noite de sono,lazer,atividade fisica,saniamento básico para a população em geral,um emprego onde voçê se relacione bem com seus colegas entre outras.Bem,cada pessoa escolhe a melhor forma de se viver o importante é fazermos as coisas que gostamos.
    Não depende apenas dos governantes,no meu ponto de vista somos livres para adotarmos hábitos saudáveis em meio tanto crescimento e problemas diversos que atingem a sociedade.Administrar os problemas ultilizando os hábitos agora pouco citados acima pode nos ajudar a superarmos as dificuldades encontradas no trabalho,em casa,na faculdade,principalmente no transito que vem crescendo desordenamente todos os dias.

    ALUNO:RAFAEL WAGNER 4ªNA GESTÃO DA QUALIDADE.

    ResponderExcluir
  34. SUSTENTABILIDADE

    Ser sustentável é manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para outras espécies, com isso garantimos também a qualidade de vida, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energia renovável. A Sustentabilidade é uma característica/opção que assume toda pessoa ou empresa que se importa com a continuidade da vida no planeta. Através de hábitos simples é possível usar os recursos naturais de forma inteligente. Acreditar e fazer por onde as próximas gerações não sofram com as ações cometidas no presente, onde o ser humano para suprir as necessidades terminam causando impactos negativos e abusivos, comprometendo assim a integridade do meio ambiente.

    ÉTICA AMBIENTAL

    A tendência é que através da educação, haja pessoas preocupadas com os problemas ambientais e que estas procurem soluções. Buscar o menor dano possível ao meio ambiente, as atitudes começam em pequenos gestos como, por exemplo, a separação do lixo. É ter uma conduta de comportamento com a natureza, cuja base está na conscientização ambiental e no compromisso preservacionista, onde o objetivo é a conservação da vida global. Pena que é ético e não legal, não se trata de uma obrigação legal, mas moral e ética, que posicione o homem frente a natureza e se reflete em ações positivas, que sem dúvida trarão resultados favoráveis a preservação ambiental e consequentemente à melhoria da qualidade de vida.

    CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

    Foco maior é termos a consciência do que pode acarretar os danos causados a natureza e evitar as contínuas agressões, optar pela preservação do nosso planeta sem prejudicá-lo mais do que já foi prejudicado, preocupando-se com as próximas gerações, e suprindo a necessidade das atuais, abuse das ações benéficas que é aquela que você pode fazer a todo e qualquer instante, como por exemplo: a redução do consumo de água e energia elétrica, redução de sacolas plásticas, redução de lixo residencial e empresarial, etc. É ter a consciência da importância que o meio ambiente tem para sociedade, não esquecendo que a interação entre a natureza e sociedade é um dever de todos: governos, empresas e pessoas comuns.

    Aluna: Jarleide B. de Araújo
    Matrícula: 01064135 - 4°NA Gestão da Qualidade

    ResponderExcluir
  35. LUCIVALDA MEDEIROS. 4NA QUALIDADE

    Tenho que falar de ecologia, inovação e consientização.



    A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive. A natureza descritiva da história natural examina a interação dos organismos com o seu meio ambiente e suas comunidades.

    inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a Inventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.

    Conscientização ambiental: A coleta seletiva de lixo aparece hoje como uma das possibilidades de redução de alguns dos principais problemas ambientais, como a criação de lixões e a transmissão de doenças por vias indiretas. Com a organização de grupos de trabalhadores autônomos, projetos das prefeituras e voluntários, os municípios de São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ampliaram em 28,5% a coleta seletiva em relação ao ano de 2006. Em 2007, juntas, as cidades coletaram 202,1 toneladas a mais do que no ano anterior, que era 144 toneladas.



    ResponderExcluir

Que temas você gostaria de ver no blog gerenciar 21 ?