segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FORUM - FUNDAMENTOS DA ADM UNINASSAU

ATENÇÃO: só serão avaliados os alunos que responderem até 30/08/2013.

Pessoal 

Vamos inciar nossas atividades para compor a nota da disciplina de FUNDAMENTOS, esta atividade vale de 0 a 1,0 ponto , peço que escrevam sobre o tema abaixo proposto, levando em conta os conhecimento que estudamos até agora, só irei pontuar trabalhos que consigam dialogar com a disciplina e com o tema proposto, vamos lá, bom trabalho para todos.

1 - TEMA - A MOBILIDADE NA CIDADE DO RECIFE - o que você acha que deve ser feito, para modificar a situação caótica que vivemos na cidade, preciso que descrevam baseados nas etapas da administração e em tudo que vivenciamos até hoje, precisamos de uma cidade modificada e gerenciada com uma visão de futuro, qual o seu plano para a mobilidade tanto no inverno quanto no verão.

Aguardo as postagens

FLÁVIAO FELIX FERREIRA
PROFESSOR UNINASSAU

53 comentários:

  1. Geraldo Arcanjo 2º MA

    A região metropolitana do Recife, é o maior aglomerado urbano do norte-nordeste,com uma população de mais de 3,7 milhões de habitantes (IBGE/2010).O grande Recife enfrenta hoje um grande problema:A ausência da mobilidade.
    A atual gestão da capital pernambucana, precisa rever seus conceitos em funções administrativas como: planejar,organizar,liderar e controlar.Muito já tem sido feito para tentar amenizar o caos que atormenta o Recife, como a implantação de novos terminais de ônibus, uma nova frota de veículos, transportes alternativos como metrô e bicicletas, mas muito ainda tem que se fazer.É preciso selecionar com competência, treinar, ensinar e desenvolver os gestores, como diz a teoria de Frederick W. Taylor.
    Para amenizar os transtornos causados pela falta de mobilidade, medidas podem ser tomadas para que haja uma interação entre veículos,ciclistas,pedestres e o governo, são elas: o compartilhamento seguro de faixas de ônibus e ciclistas e também a interação entre o transporte coletivo e o cicloviário, caronas solidárias, efetuar a melhoria de vias, rodovias e calçadas, adequando-as melhor ao uso diário, e também procurar exercer mais o Home office,sempre que possível for.
    É de plena consciência que é um grande desafio e que não pode ser resolvido de repente e a passos largos, é preciso ser feito aos poucos com cautela e precisão, para que possa ser aproveitado ao máximo por a população pernambucana e visitantes que recebemos e acolhemos de braços abertos.


    Geraldo Arcanjo 2º MA
    Administração

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  2. Melissa Maia - 2º MA/Administração

    Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a região metropolitana do Recife perde apenas para as de São Paulo e Rio de Janeiro quando se trata do tempo gasto no deslocamento casa-trabalho no Brasil, com uma média de 35 minutos em 2009. Isso é mais do que o registrado em regiões com maior densidade demográfica, como Nova York. E, ao longo desses anos, esse problema só fez se agravar.

    As causas do transtorno são variadas. Podemos começar pelo fato de que não há muita opção de transporte público além dos ônibus, que oferecem um serviço insatisfatório, estando cada vez lotados e caros. Isso faz com que eles não sejam considerados como meio de deslocamento para pessoas que possuem um carro, além de incentivar aqueles que não possuem a comprar um. Outra questão é o fato da região não estar preparada para um acontecimento tão rotineiro quanto uma chuva; as ruas ficam logo alagadas e o trânsito, ainda mais lento que o normal. Sem falar que a própria estrutura da cidade não está preparada para receber a atual quantidade de veículos, que só tende a aumentar com o tempo.

    Assim como em uma empresa, quando algo não está funcionando bem em uma cidade, é preciso que seja feito um estudo detalhado das causas e o que pode ser feito para melhorar. A situação do nosso trânsito é um problema complexo, e que só pode ser solucionado pouco a pouco, com uma visão a longo prazo, mesmo com a gestão adequada. Uma grande diferença entre Pernambuco e a já citada Nova York é o investimento feito pelo governo da última em linhas de metrô e trem, que desafogam o trânsito e aumentam as opções para os passageiros. Outro investimento importante seriam as ciclovias, que favorecem um meio de transporte limpo e saudável. A estrutura de escoamento também precisa ser melhorada, para evitar o alagamento das ruas e avenidas, que além de prejudicar o trânsito traz uma série de outras dificuldades. O governo deveria considerar um replanejamento urbano que traga o máximo de fluidez para os veículos na atual demanda.

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  3. Bruno Rafael 2°MA

    Recife conhecida como a Veneza Brasileira ou até mesmo como a cidade do maior bloco de carnaval do mundo(Galo da Madrugada)dois fatos que é capaz de fazer qualquer um pensar que essa cidade é maravilhosa,e pensado melhor realmente é maravilhosa, mais basta apenas uma pequena viagem da zonal sul da cidade para a zona norte que essa impressão tão maravilhosa da cidade vai mudar por conta do inferno que se tornou o transito dessa cidade.
    Em Recife pagamos um valor alto pelo transporte publico que deveria ser de qualidade mais até o presente momento não é, O órgão responsável não tem uma boa gestão acredito que isso acontece por que não existe concorrência.O órgão deveria primeiro conhecer melhor os seus clientes através de pesquisa dentro dos próprios coletivos e assim começar a planejar algumas melhorias baseadas nas informações obtidas dos seus clientes,coisa que não acontece os responsáveis pelo planejamento do transporte urbano fazem mudanças dos itinerários dos ônibus ou até mesmo tiram algumas linhas de ônibus sem consulta opinião dos seus usuários gerando assim clientes insatisfeitos.
    Outro grande responsável pelo caos que enfrentamos com o transito do Recife foi os antigos Governantes da cidade que perceberão cada dia o comercio oferecendo mais facilidade para compra de veículos particulares e não criarão um modelo de transporte publico eficiente, N a cidade de Hong Kong os habitantes tem uma vasta opção de meios de transporte como ônibus,metro,transportes fluviais como balsas e assim evitando que a população tenha que compra veículos particulares para ter mais conforto, Então basta agora seguir alguns exemplos da cidade de Hong Kong e aproveitar nossos rios e implantar transportes fluviais,melhorar a qualidade dos ônibus como já foi citado no inicio do e assim naturalmente teremos uma redução de veículos particulares nas ruas causando uma redução nos engarrafamentos e automaticamente melhorando nosso transito.

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  4. Gabriel Gomes 2º MA

    Estamos vivendo numa crise de mobilidade urbana sem precedentes não só em Recife mas em todo Brasil, pois as autoridades publicas de uma aneira geral adotou uma politica de incentivo ao automóvel esquecendo de dar prioridade ao trasporte publico, como acontece em países desenvolvidos, assim a cada dia a velocidade comercial é menor.A ineficiência da rede de transporte provem da falta de planejamento, pois as cidades cresceram se que se tivessem ajustes.
    Para a resolução deste problema são necessárias ações de longo prazo, como um plano diretor realmente eficiente planejado por pessoas que tenha habilidade técnica e conceitual sobre o assunto, uma extensão da malha metroviária, um forte investimento em trasporte publico, dentre outros. Porem ha medidas que podem ser utilizadas para amenizar esse problema como: a criação de ciclovias funcionais, não só no aspecto quantitativo (quilômetros) mas também no aspecto qualitativo (qualidade e segurança), a implantação de VLTs e balsas. Mas acima de tudo o transporte publico te que deixar de ser visto pelos governantes como fonte de lucro para o governo. Poderia também haver o uso da função de "gerente da cidade" como em algumas cidades americanas,onde se continua o prefeito para que cuide da politica, mas ha um especialista para gerenciar a cidade de maneira eficaz.

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  5. Projeto de melhoria da mobilidade do Recife
    A situação caótica em que se encontra a mobilidade na cidade do Recife, como em todas grandes cidades. Isso causado pela ausência de investimentos nos setores de transporte e malha viárias durante anos, passando inclusive pela ausência de equipamentos urbanos( calçadas, passeios e abrigos, Que tornaram a acessibilidade deficitária, tudo isso estimula o usuário a utiliza seus veículos para curta e medias distancias.
    Necessitamos de mudanças radicais no sistema de transporte publico, através de investimentos com a participação de toda sociedade.
    a principio aumento nos transportes públicos( ônibus, metros). Melhoria, implatação e manutenção de calçadas mais amplas e abrigos de ônibus mais confortáveis.
    Fazendo com que o usuário sinta-se confortável e tenha praticidade para se deslocar com segurança no transporte de grande e médio porte. Com essas medidas visando desestimular o uso do veiculo particular para curtas e medias distancias.
    Alem disso criação de sistemas(programas) alternativos como ciclofaixas e hidrovias.
    a criação de projeto emergenciais de TRANSPORTE SOLIDÁRIO ou carona solidaria, onde o motorista se cadastra recebi um adesivo e assim compartilha seus carro com seus vizinho e colegas e com isso recebi incentivo como bônus, estacionamento grátis e etc. Com o TRANSPORTE SOLIDARIO A mobilidade é garantida de inverno a verão. com esse projeto invés de 5 carros com um passageiro só ( motorista) agora seria um carro com 5 pessoa, 4 carros a menos no TRANSITO. Outro medida que poderia ser tomada seria o projeto CURTA CAMINHAR, Onde instrutores organizam grupos de pessoas com rotas de lugares da cidades de curta distancias ou entre bairros. mais tudo isso tem que vir da iniciativa publica( com manutenção de vias e equipamentos urbanos), da iniciativa privada(patrocínio, propaganda, eventos, conscientização ) e de toda a sociedade.
    a conscientização para melhoria do transito com essa medidas paliativas ( projetos TRANSPORTE SOLIDARIO E CURTA CAMINHAR) seriam projetos semanas que com o decorrer do tempo e da adapitação da população se tornaria cotidiana naturalmente.
    Joana Ramos 2 ma

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  6. Arthur Luiz 2º/MA
    Você que tem carro não o dispensaria para andar de ônibus, verdade? E você que não tem sempre sonha em possuir o seu um dia, para que nunca mais precise andar de ônibus, acertei novamente! Pois é, este é um dos grandes problemas que enfrentamos. Uma péssima qualidade de transportes públicos que consequentemente criam paradigmas na população de que o transporte público se adequa apenas a classes inferiores, que por sua vez entope as vias da cidade do Recife com uma massa absurda de automóveis. Numa cidade em que já possui uma frota de mais de 2 milhões de automóveis(Dados: Detran-PE).
    Por outro lado não é apenas a má qualidade dos transportes públicos que são causadores da má mobilidade urbana do Recife. Problemas como mau planejamento e deficiência no setor de manutenção de vias também contribuem e muito para o atual caos.
    Uma das soluções mais eficiente seria o aperfeiçoamento dos transportes públicos, em relação aos ônibus, melhorar a qualidade física (estrutura interna), e diminuir ao máximo o tempo de espera, além de criar faixas exclusivas para os mesmos (Nesse caso já começou algumas obras, porém necessita de agilidade nas obras, ou seja, mais investimentos de mão de obra e tempo de trabalho). Mas o Recife possui um potencial hídrico incrível, está sendo um desperdício de espaço não utilizar nossos rios para transportes urbanos, e nesse caso além de ajudar nos congestionamentos, melhoraria também o aspecto físico da cidade, deixando-a muito mais bonito. E por ultimo, mas não menos importante poderia ser colocado mais vias de transporte ferroviário, já que atualmente não só o recife como todo o estado de Pernambuco é muito carente nesse tipo de transporte, claro, seria um dos mais caros e com longo prazo. Porém, quando finalizado diminuiria e muito o problema atual.
    E por fim, melhorar nossas estradas, Recife atualmente tem uma péssima qualidade nas suas estradas, precisa-se fazer um investimento quanto a manutenção de vias urbanas.

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  7. Samuel Marcos Botelho Leite - 2 MA/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

    A capital metropolitana de Pernambuco, é a 6° cidade mais populosa do país, com cerca de 3.743.854 habitantes, segundo o IBGE. Esse crescimento ocorreu, porque nos últimos anos o nordeste tem avançado muito economicamente. Infelizmente, o Recife não acompanhou esse crescimento, o que causou um grande problema comum em grandes metrópoles: a falta de mobilidade na cidade.
    Todos os dias, trabalhadores e estudantes transitam no Recife. Os horários de pico, tem sido motivo de dor de cabeça para esses cidadãos, que perdem de 1 até 2 horas no trânsito (as vezes, até mais do que isso). Por esse motivo, a Prefeitura do Recife tem criado projetos, para tentar amenizar esse problema, que não parece ter solução. Um dele e recente, foi a implantação das ciclovias, um projeto que tem como o objetivo, diminuir o trânsito de carros. Entretanto, as pessoas estão acostumadas ao conforto de seu automóvel, não é fácil mudar hábitos assim do dia para noite. A Prefeitura precisa de bons gestores, que façam uma boa analise do problema atual e criem um projeto organizado de melhorias para a nossa cidade.
    O Recife cresceu e mudou, por isso ele precisa acompanhar esse crescimento, a Prefeitura precisa mudar, como por exemplo: construindo desvio nos grandes cruzamentos, aumentando a frota de ônibus e metrô (com conforto e qualidade), diminuir as passagens e incentivarem o uso do transporte publico. Além dessas ideias, deveriam trazer especialistas de fora, que já tenha experiência nesse tipo de trabalho. Uma boa equipe deve ser preparada para esse desafio, administradores com competência que saibam planejar, organizar, liderar e controlar. A nossa cidade precisa de um investimento urgente na área urbana do nosso Recife, se isso não for resolvido agora, causará danos irreversíveis no nosso trânsito.

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  8. Augusto Henrique 2° MA

    O recife vive hoje um grande problema de mobilidade devido a grande quantidade de carros e pedestres, e a falta de estrutura das estradas e vias de trânsito ocasionando um estresse na população e a não pontualidade dos horarios. Esta sempre em aumento a quantidade de veículos e pedestres que usam os trasportes públicos, porém a estrutura organizacional da cidade em relação a seus meios de tráfego esta um caos generalizado devido a sua má gestão.
    A necessidade do Recife hoje seria o investimento em estradas novas e de uma maneira que o fluxo de carros sempre esteja contínuo. Investimento em calçadas e definir faixas exclusivas para carros, ônibus e pedestres(cada um na sua faixa). Fiscalização severa em locais nos quais os carros estacionam deixando a rua estreita para a passagem dos outros carros causando um atraso no transito.
    O recife deveria investir mais em estações de metrô, pois com essas, as pessoas poderiam ter mais opções de mobilidade causando um alívio no transito e na pontualidade de seus afazeres.
    Uma outra solução que seria apenas um adicional nas soluções, seria um padrão dos sinais de trânsito( todos com um tempo só e de curta duração), dessa maneira o transito teria uma fluidez sempre contínua, não tendo muito tempo de espera.

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  9. Karla Araújo 2º MA / ciências contábeis

    Eu concordo com a lei que foi feita para que possam trafegar os carros com os dois últimos números, pares um dia e o outro impares, isso desafogava muito o transito que estar ocorrendo hoje em dia, isso também pode ser pra motos, porque acontece muito acidentes e atrapalha bastante em engarrafamentos.
    também existe muita falta de estruturas nas estradas que causam engarrafamentos, gera estresse, e muita gente sai cedo de casa para evitar esses transtornos.
    temos também uma péssima qualidade de transporte públicos, são poucos ônibus para muita gente, a população a cada dia que passa cresce mais, esse projeto que a prefeitura fez de ter uma pista só para os ônibus eu acho muito digno, pois ajudaria bastante nos engarrafamentos.
    acho que também devem investir em faixa de pedestre, sinalização, faixas de transito, para que evitem acidentes constantes.

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  10. Acredito que hoje o nosso maior problema é o trânsito. A cidade do Recife não esta preparada para comportar este grande número de veículos. A ideia de rodízio e de criar novos terminais integrados para amenizar o trânsito não seria bem a solução que precisávamos. Nas ruas o número de carros particulares é muito maior do que o número de transportes públicos. Se melhorássemos a qualidade dos coletivos e tivesse em número suficiente para atender as necessidades de toda a população seria muito mais prático. Deveria ser aprimorado aquilo que já temos e não ficar inventando soluções incabíveis para o caso. É claro que todos esses planejamentos AJUDAM, mas não resolvem. Só quem sofre com essa falta de planejamento adequado somos nós que só temos esta opção como deslocamento, esta é uma das causas, quiçá a principal causa para toda esta situação.

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  11. NOME: GLEYCE HELLEN 2°MA/ ADMINISTRAÇÃO

    Acredito que hoje o nosso maior problema é o trânsito. A cidade do Recife não esta preparada para comportar este grande número de veículos. A ideia de rodízio e de criar novos terminais integrados para amenizar o trânsito não seria bem a solução que precisávamos. Nas ruas o número de carros particulares é muito maior do que o número de transportes públicos. Se melhorássemos a qualidade dos coletivos e tivesse em número suficiente para atender as necessidades de toda a população seria muito mais prático. Deveria ser aprimorado aquilo que já temos e não ficar inventando soluções incabíveis para o caso. É claro que todos esses planejamentos AJUDAM, mas não resolvem. Só quem sofre com essa falta de planejamento adequado somos nós que só temos esta opção como deslocamento, esta é uma das causas, quiçá a principal causa para toda esta situação

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  12. Carlos da silva soares
    2°MA Administração

    Recife hoje enfrenta uma das piores falta de mobilidade no brasil e isso tem atrapalhado
    milhares de pessoas que precisam se locomover todos dias na cidade, o pior é que entra
    ano e sai ano e o problema além de não melhora só aumenta a cada dia,e estamos perto
    de realizar um evento muito importante, que é a copa do mundo e mesmo a prefeitura tendo
    iniciado vários projetos para tentar amenizar essa situação que parece não ter fim, eu acho
    que não vai dar tempo de organizar a cidade a até a copa, logico que esses projetos não vão
    só beneficiar a copa do mundo e sim a população no geral,e para que isso da certo os
    governantes poderiam criar um sistema de gerenciamento de transito e expansão nas redes
    de metrôs, isso iria diminuir o congestionamento nas ruas e qualidade decrescente de vida na
    área central da cidade.Em algumas cidades esse sistema já esta sendo colocado em pratica,
    e um bom exemplo é Curitiba que usa esse sistema e esta atendendo as expectativas.
    Se tiver bons gestores que trabalhem com eficiência e estrategia pode ser que esse projeto
    de melhorar a mobilidade em recife, funcione

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  13. Rodrigo Moreira Costa Alves- 2º MA

    A mobilidade na cidade do Recife está se tornando desgastante para a maioria dos recifenses que dependem de um veículo para locomoção. O fato é que em média, uma pessoa que percorre 4 Km em uma velocidade de 60 Km/h consegue chegar em seu local de destino em 4 minutos( se os sinais estiverem todos abertos), porém ele leva mais ou menos 45 minutos, algo que não se torna mais eficiente para o motorista, já que não se dispões mais dos recursos de tempo e combustível.
    No mundo da Administração atual, é dever do gestor compreender os 4 princípios básicos da administração, que seriam: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. Antes de começar o processo para um melhoramento na mobilidade, é importante o Gestor conhecer o ambiente que vai modicar, promover metas e executar tudo por meio de eficiência.
    Nos estudos da administração é possível agir por meio de eficiência se o gestor por sua vez basear-se na no próprio meio de trabalho para mudar cada espaço ao redor, ou seja ele n precisa se preocupar com um meio de adquirir recursos, mas pode procurar um meio de usufruir dos recursos que já os cerca. A capacidade da existência de veículos na cidade do Recife já foi ultrapassada faz tempo, impedindo que que a fácil mobilidade por parte do pedestre ou motorista seja impossível. O mais certo seria espalhar especialistas em vários pontos específicos de difícil mobilidade para economizar tempo e encontrarem uma solução mais prática.
    Em conclusão do assunto, muitos dos conhecimentos estudados na ciência da Administração proporcionam um novo pensamento para vários aspectos que podem ser encontrados nas cidades, meios rápidos não alternativos, mas eficiente e eficaz para realizar trabalho através de outras pessoas completando metas, assim definindo o ato de administrar e a importância de ser um bom gestor.

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  14. Julieny Amorim – 2º MA/Administração

    Além do trânsito caótico, dos vendedores ambulantes e até mesmo, moradores de ruas ocupando vários pontos turísticos, o Recife sofre com um grande problema causado pelas próprias pessoas que a habitam: O lixo. Lixos esses, não só jogados em calçadas, mas, no próprio rio que banha a cidade: O Rio Capibaribe.
    Chega a ser impossível transitar pelas ruas e calçadas. Não só pelo acúmulo demasiado de entulhos, mas também, pelo mau cheiro causado por elas.
    Incentivos, programas e campanhas são feitas através da publicidade. Porém, cabe às pessoas se conscientizarem de que esse “papelzinho de bala”, “saquinho de pipoca” e afins, tornam-se os vilões causadores de enchentes. Deixando assim, o Recife mais intransitável do que já é.
    Coleta seletiva diária, diminuição de embalagens por parte das empresas e aumento da logística reversa, mais postos de reciclagem, conscientização ambiental começando pelas escolas primárias, planejamento e ação, seria um avanço para que o Recife ficasse de “cara nova”.

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  16. Ulisses Gomes 2º/NC

    Hoje em dia o recife passa por muito problemas,que suas soluções já se tornaram lendas,pois muitos governadores e prefeitos prometeram a anos atrás, e nunca cumpriram, o máximo que eles fizeram foi amenizar,um exemplo é o trânsito caótico,problema esse que vem tirando a paciência de muitos motoristas e passageiros que trafegam diariamente pelo grande recife,mais como amenizar esse problema se o numero de carros vem crescendo a cada dia? pois é, o mal tem que ser cortado pela raiz,existem várias soluções pra isso,uma delas é investir em melhorar as condições das pista,pois os buracos causam lentidão no trânsitos e por ai vai.
    Outro problema seríssimo é a questão da saúde,muitos hospitais não tem um atendimento adequado aos seus pacientes,leitos lotados causam desconfortos nos que necessitam de ajuda médica,é por esse e outros motivos que falta muitos médicos na saúde publica,pois como já foi comprovado na experiência de Hawthorn,os trabalhadores não se desempenham bem na sua função quando o ambiente de trabalho é precário,mais por que será que foi citado a saúde nesse contexto? pois quando chega o inverno,ruas ficam alagadas,enchentes ferem e matam pessoas e é nessa época do ano que muitos acidentes em estradas ocorrem,sem contar com inúmeras doenças que atinge a população,então concluímos que uma coisa leva a outra.
    Foram citados alguns problemas no nosso recife,e isso ocorre por que a gestão da nossa cidade é fraca os gestores não tem competência de liderar de uma forma correta,precisamos de gestores com visão futurista que vise um futuro melhor pra cidade,implantando sistemas de melhoria para a população,isso muitas vezes não acontece, pois o dinheiro que é recolhido dos impostos não são aplicados de uma maneira correta,dinheiro que devem ir para hospitais,asfaltos,limpeza urbana e muitas outras coisas,são investidos em obras desnecessárias,um caso recente,foi que a prefeitura investiu cerca de 300 mil reais na construção de dois banheiros no horto dois irmão,esse é um de muitos casos de aplicação incorreta do nosso dinheiro,e como foi citado anteriormente uma coisa leva a outra,sem contar que precisamos da colaboração do povo,em relação a não jogar lixo nas ruas,que é um dos causadores das enchentes,problemas como estes se forem resolvidos com certeza nos trará uma evolução para o Recife,e assim poderemos passar de inverno a verão,tranquilamente sem medo de perder nossas vidas catastroficamente por ações não da natureza,mais sim do homem.

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  17. A implementação das integrações e a tentativa de aumentar a quantidade de onibus não tem solucionado o problema do transito no recife ,não é so´o aumento desses sistemas que iremos solucionar este problema.
    expandido como principal objetivo dos deslocamentos dentro do referido
    sistema. , um aspecto remanescente do sistema
    mais antigo de transporte de passageiros que se estabeleceu no Recife.
    A implantação do Sistema Estrutural Integrado – difere,
    conceitualmente, da lógica origem-destino descrita anteriormente, ao buscar
    uma distribuição mais homogênea do sistema de transporte metropolitano
    dentro da malha viária, partindo para uma concepção de rede integrada que
    possibilita uma multiplicidade de destinos no território da Região
    Metropolitana do Recife.
    O contínuo aperfeiçoamento do sistema, com previsão de implantação
    dos corredores exclusivos de transporte ,que vêm complementar
    os já implantados – impõe a
    reestruturação do sistema de forma a alimentar estes novos equipamentos de
    alto desempenho, já que o cenário atual gera competição entre linhas
    metropolitanas e linhas do Sistema Estrutural Integrado, reduzindo a eficiência
    da rede de transporte de passageiros como um todo.
    A redistribuição da rede metropolitana, reduzindo sobreposições de
    itinerário, deve possibilitar, ao mesmo tempo, o adensamento da malha em
    áreas com baixa densidade e a redução de linhas em trechos de saturação
    Destinada à função de irrigar áreas pouco acessíveis, cumprindo
    trajetos economicamente deficitários, o Sistema Complementar de Transporte
    de Passageiros do Recife tem, como principal foco de atuação, .
    Obedecendo à mesma lógica do sistema metropolitano, ou seja,
    implantação de linhas baseadas , o Sistema Complementa.
    Mesmo diante de todo esse processo de que é proposto pela prefeitura de implanta novos
    viadutos , com tudo isso o transito continua caótico porque tem que haver uma rodízio de
    carros em Pernambuco e o aumento de coletivos.o sistema é caotico , mesmo duplicando estradas e fazendo novos viadutos que não tem melhorado o transito , mais tem deixado ele pior se aglomeram carros nas vias intermediarias,precisamos de gestores preparados e pessoas mais educadas no transito

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  18. este comentario e de vania matias da silva 2ºMA administração tem nome de anonimo di 29/08/2013

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  19. Vitória Régia_2MA

    Atualmente o que podemos ver na cidade do recife é uma falta de mobilidade que chega a ser assustadora por vários motivos, bom a falta de planejamento é um grande fator as calçadas estão em estados deploráveis e não à nenhuma preocupação a respeito, o trânsito é uma coisa preocupante pois possui muitos automóveis para poucas rodovias, a população poderia escolher uma forma mais fácil para se locomover como por exemplo os ônibus, mas essa parte também foi e está sendo esquecida, a frota não é suficiente para tão grande população e demanda, mas a culpa de tudo isso é toda nossa, pois colocamos pessoas incapacitadas para organizar, comandar e planejar todos esses casos e a infra-estrutura. Portanto a preocupação de nossos governantes estão em outras coisas menos na mobilidade da nossa cidade. Então o que podemos fazer é abrir os olhos para podermos ver o que é melhor para todos nós e fazer com que tudo isso possa mudar e para bem melhor.

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  20. Thyago de Melo Alcantara 2°NC

    Ao começo dessa resenha o principal defeito que eu acho,é a inundação no Recife quando chove,isso deve ser resolvido logo pois é uma vergonha pra quem admnistra,oque pode fazer é implantar mais esgotamentos de águas servidas e a coleta do lixo domiciliar,e váras outros tipo de precauções.Sobre o trânsito a cidade vive em congestionamento em alguns pontos da cidade,para evitar o bom seria melhorar as avenidas que cheia de buracos,vigorar na lei contra veículos que estacionam onde não deve,isso provoca a lentidão no trânsito.
    Também temos que melhorar nossos pontos turísticos,as praias,praças,mais policiamento nas vias públicas,devemos fazer mudanças para melhoria da nossa cidade,Grande Recife.

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  21. Hugo Alves - 2ºMA/Administração

    Capital de Pernambuco, o Recife constitui o centro de negócios e atividades governamentais do Estado, ocupando posição de destaque no contexto regional. Atualmente, a cidade se consolida como o maior polo de serviços modernos do Nordeste.

    Segundo a consultoria britânica PricewatterhouseCoopers, o Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo em 2020, à frente de cidades como Munique, Nápoles, Shenyang, Amsterdã, Salvador, Fortaleza e Curitiba. A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.

    O crescimento da capital pernambucana é notório. A qualidade de vida da população aumenta, logo surge o desejo de adquirir o carro próprio. Com isso a frota de carros no Recife cresce a cada mês. Atrelado ao desenvolvimento surge problemas estruturais, entre eles a Mobilidade Urbana. Ou seja, a cidade não possui estrutura para tal crescimento. Grandes congestionamentos são formados nos horários de “Rush”. É necessário um tempo enorme para percorrer uma curta distância.

    Políticos em seus comícios e quando questionados sobre a mobilidade urbana respondem que é um problema que está sendo solucionado. Porém há uma dicotomia: o governo admite o problema da mobilidade urbana e, por outro lado, abaixa o IPI, que é o Imposto sobre os Produtos Industrializados. Ou seja, existe uma facilidade para adquirir novos carros.

    Os problemas da mobilidade urbana para ser solucionado são necessárias medidas baseadas nas principais funções administrativas: planejamento, organização, liderança e controle. A criação de ações de incentivo à utilização dos transportes coletivos deve ser feita. Os gestores precisam basear-se na abordagem humanística, que tem ênfase nas pessoas, para atingir o objetivo com eficiência. Pois, além de diminuir a quantidade de carros, irá aumentar as relações humanas, que estão sendo esquecidas atualmente. Tal incentivo deve está ligado com a melhoria dos transportes públicos. Outra medida importante é a baseada na Teoria Contingencial, onde o homem é complexo e todas as decisões dependem dos fatores do ambiente. “Tudo depende”.

    Sendo assim, praticando tais ações, o problema da mobilidade urbana será resolvido e o futuro será com trânsito sem congestionamentos. Vale salientar que é necessário que haja o ‘feedback’, ou seja, os governantes precisam procurar as respostas, opiniões da população e se esta estar satisfeita.

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  22. Cássio Ferreira- 2º MA/Administração

    Recife atualmente como uma das grandes metrópoles do pais, apresenta um grave problema de locomoção urbano, que segundo IPEIA chega a ficar atras apenas Rio de Janeiro e São Paulo. Pernambuco com população de aproximadamente 9 milhões de habitantes tem incentivo governamental para aquisição de veículos particulares e pouco incentivando ,uma possível
    solução, o transporte público.
    As soluções são muitas, mas tem que ser divididas em projetos de curtos, médios e longos prazos, construção de ciclovias atualmente iria gerar um caos imenso por conta da ocupação do espaço de pista, mas é uma ótima solução a longo prazo. O melhoramento do transporte público é das medidas mais urgentes a serem feitas, tendo que atender a itens básicos como conforto/comodidade, e economia tanto de dinheiro como de tempo principalmente. Outras medidas que seriam pouco aceitas pela população seria o aumento do preço da gasolina além da criação de metrôs,como na av. caxánga por exemplo que é uma via reta e seria perfeito a implantação de um projeto como esse, outra medida a longo prazo é a descentralização do comercio e vida dos recifense, buscando desenvolvimento em areas como interior e cidades próximas onde todas essas medidas tem que primeiramente passar por funções administrativas para obtenção de grande resultado e haver um feedback positivo. Sem Planejamento, Liderança, Atitude, Controle e Organização não se pode dar continuidade a tais soluções.

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  23. Gerlane justino-2°MA

    Atualmente o tempo médio que os moradores das principais capitais brasileiras demoram no trajeto casa ao trabalho, é relativamente maior na comparação com regiões metropolitanas. No Recife o tempo médio gasto nesse trajeto é de pouco menos que 35 minutos o que significa mais tempo para cumprir o percurso se comparado as grandes metrópoles. Só perde para São Paulo e Rio de Janeiro nesse quesito. Evidenciou-se que dentre as principais capitais do mundo, São Paulo com (42,8 minutos) e Rio com (42,6 minutos). O que demostrou-se uma queda na qualidade dos serviços de transportes públicos no país. Os dados apontam que tem havido piora nas condições de transporte urbano das principais áreas metropolitanas. Com um aumento nos tempos de viagem casa ao trabalho. Esta piora nas condições de transporte parece estar relacionada a uma combinação de fatores incluindo, o crescimento populacional de congestionamento. Se fizerem como os demais estados pondo transportes coletivos em circulação, as empresas de ônibus irão se sentir ameaçadas... E investir mais em veículos em circulação Para melhorar o transporte coletivo, em qualquer cidade do país é bem mais fácil. É só investir em “transportes alternativos”, ao invés de investir em ônibus, tem que se investir em metrôs. O custo é um pouco mas elevado mas vale a pena. O que tem que se fazer é abrir grandes vias, entre outros . E uma rede de trens suficientes para toda a cidade. Hoje e para daqui a 30 anos ter bons resultados.

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  24. A mobilidade no estado de Pernambuco é um assunto bem abrangente, pois o que não falta é assunto a se discutir. Toda semana vemos em noticiários, jornais ou qualquer outro meio que nos traga informação relatando algo relacionado a mobilidade do recife e essas noticias geralmente são ruins como reclamações, acidentes no transito, entre outros. Tantos problemas com a mobilidade urbana do recife se dão a falta de planejamento, organização e infraestrutura, muitas construções que desfavorecem o pedestre (como pistas largas que não tem nenhuma faixa de pedestres)e até mesmo o motorista. Um exemplo de falta de planejamento e organização são as construções de vias para mobilísticas para a arena da Copa que estão sendo construídas em áreas residenciais que obrigam as pessoas a se desapropriar de suas casas por causa dessas tais construções muitas famílias são deslocadas para conjuntos habitacionais do governo e sofrem com a falta de respeito e serviço mal prestado e outras famílias que tem que "se virar" para conseguir um novo lar. Para a mobilidade do Recife melhorar os gestores tem que focar no futuro, se basear nas principais funções de um administrador e ter atitude para coloca-las em prática.

    Jéssica Tavares - 2ºMA/Administração

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  25. Hoje estamos vivenciando uma situação caótica na cidade do Recife, como em outras cidade que não tem estruturas, organizações, entre outros.
    O pouco transporte público e o desconforto, como a situação climática (calor) e a super lotação é um incentivo muito grande para que as pessoas que contém carro não escolher o transporte público e os que não tem querer ter um. Para os pedestres as poucas calçadas que tem são ocupadas pelos ambulantes, dificultando a circulação e o deslocamento para os pedestres.
    O projeto sobre o rodizio de carro não é uma boa solução,pois a maioria das pessoas hoje contém mais que um carro e os que tem só um pode ter mais, pois não é tão difícil ter um carro atualmente.
    Uma boa iniciativa de implantação seria haver um cadastro para as pessoas ter apenas 1 carro ou as pessoas adotarem os usos das bicicletas e dependendo do trajeto o uso de caminhada. Para isso teria que haver também uma adequada infra-estrutura, com ciclofaixas e também monitores de incentivo. Os transportes públicos sendo adequados, confortados e com quantidade suficiente para a população, as pessoas poderiam deixar de pensar muito no deslocamento do carro, pois dependendo do lugar o custo de ir de ônibus sairia bem melhor do que ir de carro.
    Já para os pedestres, as restiras dos ambulantes e os aumentos das calçadas com uma boa infra-estrutura melhoria bastante o deslocamento.
    O gestores das cidades tem que ter uma visão holística, uma visão do futuro para o melhoramento.

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  26. Isabella Cristina Lima 2°MA
    A cidade do Recife está em uma situação muito caótica por causa do trânsito. A quantidade de carros no trânsito está enorme e os ônibus não tem quase nada, o projeto de fazer o rodízio dos carros na minha opinião seria uma boa ideia com o aumento da frota de ônibus, porque sem esse aumento iria ficar impossível pegar um ônibus porque a quantidade não iria suprir o número de passageiros. Mas para que o trânsito possa fluir o governo tem que investir na melhoria dos transportes como o metrô que deveria ser moderno e também fazer novas linhas pelo subsolo, criar linhas de trens e investir mais na melhoria do ônibus também. Se houver investimentos para a melhoria e para a criação de novos transportes públicos com certeza haverá uma diminuição de carros nas ruas, por que as pessoas vão se sentir satisfeitas e mais confortáveis para andar de transporte público. E percursos que demoram de 20 a 30mim ou menos que isso não demorará tanto para ser feito como acontece.

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  27. JOANA DAR'CK DE ANDRADE MOURA LIMA 2°NC

    A cidade do Recife, foi concebida sem o devido planejamento, ou melhor o planejamento urbano do Recife – quando concebido - não vislumbrou o longo prazo. O sistema viário para a circulação de veículos particulares e públicos está em colapso, e foi agravado pelos incentivos federais a compra de automóveis por parte da população, o que veio a piorar ainda mais a falta de mobilidade na cidade.
    A solução para esse problema, passa pela valorização do transporte público, no sentido de elaborá-lo de tal forma, que a velocidade e a praticidade do deslocamento, inviabilize o uso de carros particulares no deslocamento na cidade.
    É observado que há esforços do governo estadual, visando a melhoria da mobilidade no Recife e na região metropolitana, mas é observado também, que há tentativas de resolver o problema da mobilidade, por vias que já se provaram contraproducentes, como por exemplo, o rodízio; que foi uma ideia que deu muito errado em São Paulo, e é ignorada pela atual gestão municipal.
    O rodízio e outras soluções para melhorar a mobilidade urbana da cidade do Recife, só serão eficientes quando a qualidade do transporte público seja tal, que o uso de veículos particulares sejam inviáveis.

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  28. Marcos Gesteira - 2ºNC

    O problema de mobilidade urbana na cidade do Recife é decorrente de uma falta de planejamento nos governos passados. Visto que, a população cresceu, o desenvolvimento econômico vem acontecendo e consequentemente a facilitação de aquisição de automóveis, e poucas foram as medidas tomadas para que a cidade comportasse os efeitos dessa evolução natural. E na maioria das vezes, tais medidas se mostraram meramente paliativas para problemas pontuais.

    O principal problema de gestão que vem acompanhando o crescimento da cidade, ao meu ver, é o fato de avaliarem o problema de forma pontual. A questão de mobilidade não envolve somente a mobilidade em si. Deve ser observada por um ponto de vista muito mais amplo. Muitos citam a melhoria do transporte público como o fator principal para a solução da mobilidade. Concordo que este seja um ponto primordial, ao fazer com que a população ande de ônibus por exemplo, diversos carros seriam tirados da rua, porém se não for realizado um planejamento (associado a uma execução eficiente) de forma mais abrangente, irá se tornar mais um paliativo. A educação da população é um ponto de fundamental importância na mobilidade urbana. Conscientizar a população a respeitar o espaço dos mais diversos transportes e os pedestres.

    Outra questão é que um indivíduo nunca utilizará o transporte público, por mais eficiente que esse seja, se não se sentir seguro parar chegar até ele, dentro dele e quando sair dele. Em resumo, investimentos precisam ser feitos em todas as áreas, partindo dos problemas de base.

    No Recife, o governo do estado criou o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob) que visa construir dois corredores de ônibus passando pela cidade. O norte-sul ligará Igarassu ao centro do Recife e o primeiro viaduto, na PE-15, já foi entregue. O leste-oeste, será da Praça do Derby até o terminal de Camaragibe, passando pela Avenida Caxangá. Outros investimentos a respeito do metrô (visando a Copa do Mundo) e também o projeto de transporte fluvial no Rio Capibaribe também tem sido realizados.

    Na minha opinião, um planejamento consciente, possível de ser realizado, associado a um investimento pesado acerca dos principais problemas básicos da cidade, é a melhor forma de combater o problema da mobilidade, o que já estamos presenciando e os futuros. Acredito que o mais importante já está acontecendo. A atenção está voltada para o problema. O problema já foi detectado e medidas estão sendo buscadas para a resolução. Ainda é pouco, mas é um começo.

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  29. Aluno: David Viana Leite
    Turma: 2ºMA
    Curso: Ciências Contábeis

    A Mobilidade na Cidade do Recife

    Nona maior cidade do país, Recife – com seus, aproximadamente, 1,6 milhões de habitantes – enfrenta um problema comum entre a maioria das metrópoles mundiais, congestionamentos quilométricos, principalmente nos horários de pico (horário de movimento intenso), fazendo com que as pessoas passem horas e horas para chegar ao seu destino, que normalmente demoraria alguns minutos, causando estresse e pior qualidade de vida, adversidade essa causada pelo aumento da frota de carros, que nesses dez anos aumentou no Brasil em cerca de 400%, e má estrutura das cidades. Esse cenário exige uma nova atitude por parte das prefeituras e da população, a solução mais cabível para resolver esses problemas é investir na eficiência nos meios de transporte público, nas conexões entre eles e no deslocamento de transportes não motorizados e fluviais, sendo este último uma alternativa para desafogar o transito nas vias da cidade, assim como ampliação das linhas de metrô, ciclofaixas e corredores de ônibus, sendo, para isso necessário um bom planejamento, organização, liderança e controle que serão refletidos na melhor qualidade de vida, crescimento da economia, melhor prestação de serviços públicos e diminuição dos engarrafamentos.

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  30. Denisaldo Neto
    2ºMA/ ADM

    Recife tem passado por tempos difíceis se falarmos de mobilidade no transito, a situação chega a ser caótica e digamos que é quase impossível transitar na cidade sem enfrentar um engarrafamento nos chamados horários de pico. Em minha opinião varias medidas podem ser tomadas para melhorar a mobilidade do transito, uma delas é o sistema de rodizio de carros, esse sistema é utilizado em cidades grandes como São Paulo, entretanto na capital Paulista o sistema não tem funcionado muito bem devido o grande aumento da frota de veículos mais talvez o sistema funcione em Recife uma capital de menor porte, outra solução mais fácil e talvez mais rápida devido à necessidade de rápida solução é a melhora da sincronização dos semáforos nas avenidas que contem um maior fluxo de veículos, para essa opção também podem ser utilizados os guardas de transito que podem por sua vez facilitar o fluxo evitando os congestionamentos. Recife também necessita de mais faixas exclusivas para ônibus e ciclistas os cidadãos pernambucanos precisam ter mais opções de se locomover na cidade e a bicicleta é um meio de transporte rápido e ao mesmo tempo não poluente. Precisamos reconsiderar tudo e fazer um novo planejamento para a nossa cidade, estudos devem ser feitos para ajudar nesse planejamento e os nossos responsáveis pelo transito souberem onde estão as situações mais criticas e tomarem uma atitude o mais rápido possível.

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  31. Ailton de Jesus – 2º NC

    A mobilidade urbana tem sido um desafio para inúmeras capitais de nosso pais há tempos, pois estatísticas comprovam acelerado crescimento em números de automóveis e motocicletas.
    Uma pergunta precisa ser feita, o Recife tem capacidade de receber um evento como a Copa do Mundo de 2014? E mais, tem capacidade suficiente para deslocamento de seus habitantes. Questões como acessibilidade, metrô, ônibus, ruas pavimentadas, calçadas em bom estado, é improvável que nossa cidade e a região metropolitana deem conta.
    O Recife tem mostrado que está disposto a mudar as situações do cotidiano, incluindo mais ônibus em circulação, construindo corredores exclusivos, vias de acessibilidade, mas não tem sido suficiente. Tem sido muito difícil para os cidadãos se descolarem de um local a outro, utilizando as vias e transportes públicos. A superlotação nas ruas, cada vez mais ocupadas por carros e ônibus, tem sido caótica para os cidadãos, falta organização no trânsito, educação e mais planos de ação para tentar diminuir os transtornos causados pela falta de condições de deslocamento.
    A política da mobilidade urbanda tem como objetivo dar acesso amplo e democrático a cidade, para que isso seja feito é preciso transportes públicos mais acessíveis e infraestrutura de qualidade, mais terminais integrados, pontos de embarque e desembarque de passageiros, sinalização e fiscalização, contudo não é isso que a população tem tido. O que temos visto são obras inacabadas ou mal feitas, muitos passageiros e poucos meios de transportes públicos, quilômetros de congestionamento, pouca sinalização, vias esburacadas e deterioradas pelo tempo de uso e falta de manutenção.
    Mudar toda elaboração de acessibilidade é uma tarefa em que uma única solução está longe de dar resultado. A cidade tem crescido, mas permanece antiquada em sua estrutura, não tem tido capacidade para suportar os mais de um milhão e meio de habitantes. O governo do estado e a prefeitura têm de estudar melhor espaço e tempo, e tentar concluir a melhor solução para o Recife caminhar em direção ao progresso e não a estagnação.

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  32. Vinicius Eustaquio da silva 2° NC

    Hoje estamos convivendo com uma grande falta de infraestrutura na cidade, nós estudantes que temos que nos deslocar de uma cidade para a outra é cada dia mas complicado muitos engarrafamentos, diversos carros, motos. E isso acaba prejudicando nosso psicológico e não conseguimos desenvolver melhor por conta do caos que estamos vivendo, acredito que a solução desses problemas não seja falta de asfalto e sim uma cidade mal planejada, o governo poderia melhor sim o transtorno que estamos passando adicionar mais ônibus nas linhas de transportes coletivo e solucionar um pouco dos nossos problemas.

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  33. Cláudio Lima
    Turma NC
    Matrícula: 01087794

    Planejamento - É essencial para o desenvolvimento e cumprimento das metas da empresa. Através de um bom planejamento chegamos aos resultados esperados. É parte fundamental para o administrador ter conhecimento da área de atuação, e com base em históricos possa elaborar um planejamento que funcione, ou seja possível de ser realizado. Pois um planejamento mal elaborado pode dar um prejuizo enorme.

    Liderança - Acredito que o grande líder é aquele que tem o comando de forma democratica, esse líder consegue conquistar os colaboradores sem usar de força, autoritarismo. Nunca abusa da sua posição pois ver em seus colaboradores uma equipe e todos são importantes para o crescimento da organização. É um motivador nato, sempre tem uma palavra de incentivo para o grupo mesmo nos momentos mais difíceis, e uma pessoa que inspira confiança delega as tarefas e está sempre por perto acompanhando o processo.

    C.H.A - Dentro da liderança destaco o CHA : COMPETÊNCIA, HABILIDADE E ATITUDE.
    É extremamente importante o domínio dessa ferramenta, pois o mundo coorporativo está cada vez mais competitivo, e nesse cenário há necessidade de termos algumas características: entre elas a competência, pois o profissional deve entregar resultados satisfatórios, cumprir metas, atender clientes, ter bom relacionamento com as pessoas. E para que isso ocorra ele precisa ter habilidade para desempenhar todas essas competências, pois muitas vezes o gestor não consegue desenvolver essa caracteristica e não consegue progredir. Mesmo um gestor tendo competência e habilidade ainda lhe falta a atitude, que é fundamental para alcançar os resultados, pois precisamos ser pró-ativos e estar atentos as mudanças que acontecem frequentemente no mundo globalizado.

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  34. A mobilidade no Recife como em várias cidades no Brasil é um dos assuntos mais problemáticos, pois a verdade é que a situação está caótica, porque exite muitos engarrafamentos quilométricos e por isso existe uma dificuldade de locomoção, com isso as pessoas querem usar menos o transporte público por falta de qualidade e serviço; também há uma baixa qualidade nas vias urbanas, evitando o incentivo do uso de veículos não motorizados, como exemplo as bicicletas, assim aumentando a quantidade de veículos individuais nas vias. Isso mostra a falta de um planejamento.
    Para a melhoria desses problemas, se necessita de uma maior organização que tenha implantação de faixas exclusivas para ônibus;criação de novas avenidas centrais para desafogar as atuais existentes; melhoria no transporte público; supervisionar e controlar as medidas citadas e criar campanhas educativas de trânsito.

    Larissa Nicole da Silva Mancilla - 2° MA

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  35. Rayanna Mayara Ferreira lima
    Turma 2MA

    Mobilidade é facilidade para se mover, para ser movido é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Aqui no recife não há muita opção de transporte público além dos ônibus, que oferecem um serviço insatisfatório, estando cada vez lotados e caros, obviamente se tivéssemos aceso a um bom transporte público talvez nossas ruas não estariam com um transito tão conturbado ,pois em vez de optarmos por sair de carro ou com outro automóvel particular iriamos de ônibus , A FALTA DE COMPETÊNCIA das autoridades quanto à gestão do trânsito na cidade de Recife,Parece até que são cegos e insensíveis, porque o engarrafamento no trânsito demanda uma série de problemas na vida das pessoas, como: – o gasto de combustível excessivo, atrasos aos compromissos de uma forma em geral, problemas com a saúde como o stress, e até a chegada a um hospital no caso de uma emergência, é bem provável morrer antes de ser atendido, tudo por conta da zorra no trânsito em nossa cidade a resposta é simples falta de vontade política e falta de vontade dos Recifenses em reclamar, protestar, exigir que sejam feitas essas intervenções! a muitos anos já existem tecnologia suficiente para ser feito esse tipo de intervenção na cidade, mas é claro que os políticos que ganham muito dinheiro das empresas de ônibus não irão se mexer se a sociedade recifense não achar ruim de maneira mais contundente, se você notar isso não é discutido em quase nenhum lugar na pela sociedade. se ficarmos esperando a vontade política isso nunca vai sair do papel!

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  36. Patricia Miranda 2° MA/ Administração

    Para a mobilidade urbana da cidade do Recife se faz necessário o estabelecimento de um sistema de estruturação de modo a promover o deslocamento da população para que tenha acesso aos serviços do bem comum, tais como: transporte, saúde, educação, segurança, lazer, oportunidade de trabalho e renda. A infraestrutura da malha viária dos recifenses devem ser reestruturada, primeiramente, com integração dos ônibus, metrô, carros, barcos, bicicletas, ruas e calçadas, afim de que os cidadãos tenham espaço de mobilização.

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  38. Erick Cariele 2ºMA /Administração
    Não é de hoje que temas como mobilidade, acessibilidade e sustabilidade são discutidos. Anos se passaram e Recife continua sofrendo problemas crônicos de trânsito e, por incrível que pareça, os governantes continuam estagnados ou apresentando soluções ineficazes para esse que é um dos maiores problemas urbanos do país. Vários especialistas abordaram esse tema e apresentaram várias propostas e projetos para melhorar todo o trafego urbano do Brasil. Miguel Ary, mestre em Engenharia de Transportes, fala da construção de novas vias, assim como alargamentos, construção de viadutos e túneis são soluções momentâneas, pois a produção e consumo em massa de automóveis é crescente tornando cada vez avenidas e ruas mais engarrafadas. Recife, que vem tentando mudar, primeiramente, o ambiente sócio-cultural urbano implementando iniciativas de transportes alternativos (porém quase irrisórias), além dos transtornos de transporte, também passa por vários problemas na manutenção de estradas. Mesmo com essas iniciativas a cidade ainda não tem engajado projetos de reforma de pistas, algumas completamente esburacadas sendo difícil até mesmo para trafego de carros, e apresentam soluções imediatistas, que é o caso da operação tapa-buracos. Alguns dos principais elementos, da teoria clássica da administração (Fayolismo), organizar e planejar, são essenciais para o desenvolvimento de qualquer projeto, e ainda mais de uma grande metrópole, o que aparentemente, não é feito de maneira correta.
    Em alguns países são grandes exemplos de administração pública mostrando excelência em sustentabilidade e mobilidade urbana:
    - Houten, na Holanda, é considerado o paraíso dos ciclistas, 129km de ciclovias fazem com que a cidade seja um exemplo de sustabilidade e mobilidade.
    - Cidade do México conta com um sistema BRT(Bus Rapid Transport), com 95km de extensão e uma demanda diária de 755 mil passageiros por dia.
    - Em Los Angeles existe a proposta de Integração Modal, que é nada mais do que integrar mais de uma maneira de deslocar-se na cidade, incentivando a prática do exercício físico com o uso do transporte alternativo.
    Essas são algumas poucas maneiras de melhorar a mobilidade urbana da cidade.

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  39. Luiz José Barbosa Neto - Administração - 2ºNC

    Inúmeros são os problemas na cidade do Recife, mas o da mobilidade está no topo, todos os dias nós motoristas, ciclistas e pedestres enfrentamos engarrafamentos seja de manhã indo ao trabalho ou a noite voltando, cansados pois trabalhamos o dia todo, não importa se estamos de carro ou ônibus, todos nós sofremos com o trânsito caótico do Recife. Muitos acreditam que o Recife poderá se comparar a São Paulo em questão de engarrafamentos, eu também acredito que sim, pois as pessoas cada vez mais compram automóveis, trabalho em concessionária e por mês são vendidos mais de 100 carros novos, agora imagina quantos semi-novos são vendidos e isto é apenas em uma concessionária, foram feitos projetos, estão sendo executados, construções de viadutos, pista, estações de ônibus, mas mesmo com isto tudo ainda creio que haverá engarrafamentos por conta de alta demanda de carros vendidos. Foi criado o projeto Bike PE e pistas exclusivas para ciclistas, eu acredito que este projeto terá resultados, mas só depende das pessoas, pois se eu moro a um ou dois quilômetros do trabalho seria bem melhor ir de "Bike", gastaria menos tempo e ainda economizaria dinheiro. O trânsito já é péssimo e pra piorar, quando chove é que ninguém chega no destino por conta dos alagamentos, são inúmeros os pontos de alagamentos no Recife. Deveriam ser criadas mais galerias de esgoto, mas de que adianta se as pessoas continuam a jogar lixo nas ruas, as pessoas que reclamam dos alagamentos, são as mesmas que jogam lixo nas ruas e entopem as galerias.

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  40. Thaís Cabral
    2ºMA/Administração

    Trânsito intenso, acidentes, buzinas, dificuldade de atravessar as vias e transitar pelas calçadas não são problemas encontrados apenas no Centro da cidade. Os moradores do Recife, sofrem diariamente com a falta de mobilidade nas redondezas de principais ruas e avenidas por toda a cidade.
    Sem um espaço específico para realizar cargas e descargas, os caminhões, vans e Kombis com mercadorias estacionam livremente nos acostamentos das estreitas Avenidas, Como se isso não bastasse, os feirantes enchem as calçadas de mercadorias e barracas, atrapalhando também a locomoção dos pedestres. A situação gera transtorno para moradores e visitantes.
    A região metropolitana sofre constantemente com o caos que atrapalha a vida de muitas pessoas, que precisam se locomover com agilidade para chegar ao seu destino final. A atual gestão já tem procurado várias alternativas, para tentar “desafogar” o transito e consequentemente fazer a cidade “andar”. É necessário que haja um planejamento especifico para que se possa ir e vir com tranquilidade sem grandes transtornos.
    O governo promete entregar cinco obras de mobilidade até o final do ano de 2013, dentre elas são: terminal marítimo de passageiros no porto do Recife, passarelas que facilitarão a travessia de pedestres evitando assim acidentes, dentre várias outras que poderão ser concluídas até a copa de 2014.É necessário mais, planos e planejamentos de transportes coletivos, caronas solidarias, transportes alternativos em geral como: metrô, transporte cicloviário, transportes por meio de navegação fluvial deveriam ganhar mais destaques, para que a população e visitantes tenham um leque de alternativas para chegar no destino final, melhorando assim a mobilidade da capital pernambucana.

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  41. Quanto a cidade do Recife, realmente ela é bela quando damos umas voltas nas melhores regiões da cidade, vários pontos turísticos muito belos, mas se passarmos uma vista grossa podemos perceber a realidades de quem vive na mesma, pois um dos maiores problemas encontrasse no transito da cidade, esse caos imenso que parece que nunca tem fim, Recife é uma cidade muito bela aos olhos de um turista(visitante) mas só enxerga bem mesmo esse problema quem passa na Av. Abidias de Carvalho, na Av. Caxangá, entre outras que teen o mesmo problema,o transito muito lento e sem contar com o desconforto da viagem pra quem faz o percurso de ônibus pois deveria ser bem menor em relação ao preço que os mesmos pagam deveriam tem muito mais conforto em suas viagens, a tarifa é muito alta e a qualidade do serviço prestado é muito baixa, uma certa falta de respeito aos cidadãos.
    Uma solução para nossos problemas seria arranjar um modo mais rápido de terminar as obras que ainda estão em andamentos nas nossas rodovias, pois o grande atraso das obras prejudicam ainda mais a população no transito até que elas terminem.
    Edson Bezerra
    2 MA
    Administração

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  42. Jonatas jerfferson 2:MA ADM

    Pensar em soluções para a mobilidade no recife inicialmente significaria utopia, afinal ,o que vivenciamos são dias de enormes engarrafamentos e suas consequências, porem, o que realmente acontece é que o sistema de trafego devera apostar em novas soluções para problemas antigos que foram deixados de lado por parecerem insuficiente. Estou falando em por exemplo: intensificar a fiscalização no trânsito. Nos humanos em diversas situações acabamos agindo de alguma forma em alguns locais porque existem regras e se as mesmas forem violadas acabamos punidos, certo! Então o mesmo deve ser priorizado no transito. Se para um motorista evitar falar no celular e atrasar os outros carros for preciso um fiscal que voltem os guardas de transito! Também poderíamos optar por: palestras a céu aberto fazendo um trabalho lá no meio da população; bonificar motoristas que utilizarem com grupo de amigos a carona solidária; além de intensificar a velocidade das obras que são realizadas próximo as vias.

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  43. Victória Nascimento 2°NC - Administração

    Nos últimos anos, Pernambuco tem recebido novos negócios e oportunidades. Um crescimento que o Recife não se preparou para receber. E um dos grandes sintomas deste desequilíbrio é o trânsito. As ruas estão paradas, prejudicando quem precisa se locomover de um bairro a outro. Está claro que não houve planejamento algum.
    A possível solução seria aplicar o básico da administração “As funções Administrativas”. Começando por planejar estabelecendo metas, estudar as situações nas cidades e as possíveis mudanças, ou seja, desenvolver planos de ações para atingir as metas. O governo vem anunciando vários projetos para solução destes problemas como os exemplos de implantar um metrô sobre rodas, já utilizados em outras capitais do país, corredores de ônibus, como o aumento dos SEI (Sistema Estrutural Integrado),
    Implantação de faixas exclusivas e faixas compartilhadas - ônibus, micro-ônibus, taxi, van, bicicleta, Implantação de equipamentos de acessibilidade, arborização, ciclovias, passeios de pedestres e mobiliários; Implantação de pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas; Equipamentos e instalações – Sinalização viária e de trânsito, etc.
    A partir daí a organização entrará decidindo onde as decisões serão tomadas, delegando tarefas para gestores com habilidades técnicas, humanas, conceituais e principalmente com motivação para gerenciar.
    E por fim o controle a pessoa capacitada estará sempre monitorando os progressos ou não dos projetos, observando se a necessidade em alterar algo, melhorar ou permanecer na linha de pensamentos apresentados no planejamento.

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  44. Wendell Melo 2° MA ADM

    Com o decorrer dos tempos, notamos o quanto a cidade de Recife, precisa de investimentos para a melhoria, na qualidade de vida de todos os cidadãos.
    A ausência de investimentos na área de mobilidade, gera grandes transtornos para a população pernambucana, a criação e ampliação de vias públicas, meios de transportes, algumas inovações, entre outras coisas, só estão saindo do papel, devido aos eventos esportivos que estão por vir.
    O Governo Pernambucano para tentar passar uma imagem de bom estado, só investe nesses no período desses eventos, enquanto as pessoas que transitam por Recife, sofrem adversidades, transtornos, devido a mal administração.
    Em época de eleição, apenas prometem, e depois de eleitos nada fazem, infelizmente a culpa é nossa, porque escolhemos pessoas que não cumprem o que promete, e esse descaso só tem a piorar, quando nós cidadãos não vamos atrás de nossos direitos.

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  45. Tarcisio Inácio 2ª MA/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

    Transitar pelas ruas da nossa Cidade está ficando cada vez mais difícil. Seja a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus, as formas de locomoção pela cidade precisam ser repensadas, falo por experiência própria ao iniciar meu trajeto de casa para a faculdade da faculdade para o trabalho. Na minha opinião os investimentos públicos não acompanham o crescimento da cidade é as formas atuais de planejamento são ineficazes, vejo ruas e calçadas esburacadas, não a vias específicas para o transporte público, ausência de guardas de transito para fiscalizar e orientar os condutores á ainda falta de ciclovias para diminuir o trafego de carros dentre outras serie de problemas. A melhoria basicamente seria força os governantes utilizar o dinheiro público de forma correta e eficaz, criar campanhas de incentivo a alternativas de transporte e projeta novas formas de mobilidade urbana.

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  46. Fabíola Braga - 2ºMA/Administração

    Desenvolvido pelo Instituto da Cidade do Recife – O Estudo valoriza a interação dos deslocamentos de pessoas e bens, a partir da melhoria na infraestrutura da malha viária recifense.

    De acordo com os estudos realizados, cerca de 95% do transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife, circula nos limites da cidade. A proposta é que o sistema de deslocamento seja reestruturado, a fim de integrar os diversos modais (carros, ônibus, metrô, bicicleta, barco, teleféricos), proporcionando o acesso democrático ao espaço urbano de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável. Assim, o Plano de Mobilidade prioriza a implementação de sistemas de transportes coletivos de qualidade para melhorar o deslocamento dos cidadãos.

    Para isso, uma das condições básicas do Plano é a valorização do passeio de pedestres, ciclovias, corredores verdes, ou seja, o primeiro contato do cidadão para acessar qualquer sistema de transporte.

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  47. Diego Francisco
    Aluno do Curso de Ciência Contábeis - 2ºNC

    Mobilidade

    Diante do crescimento desenfreado da população e das práticas comerciais cada dia mais atrativas, tivemos um aumento considerável das massas automotivas, isso que se tornou um dos grandes problemas para resultar no tema proposto.

    A mobilidade é um dos assuntos mais discutidos nos dias de hoje, com a chegada da copa e de eventos com quantitativos maiores de pessoas estrangeiras ou de outros estados concentrados em um só lugar; o governo tem buscado meios para sanar ou pelo menos diminuir os danos que esse problema trás a todas as cidades. Vamos discutir um pouco nesta postagem sobre os principais causadores, as soluções aderidas e planos para o futuro próximo.

    * Principais Causadores- O Aumento da Frota Automotiva: Com a reduções de impostos (estratégia comercial do Governo para aquecer o mercado) e a passagem de um grande numero de famílias para a classe média, resultou num aumento quantitativo do numero de carros e motos trafegando pelas ruas da cidade! O Transporte Público Sem Qualidade: Essa é a Principal causa para o problema discutido. A ineficiência do poder público em oferecer trans porte de qualidade e um numero insuficiente para a demanda do publico, resulta na população optar por transportes particulares, isso gera o grande aumento de carros nas ruas dificultando o transito e obstruindo as vias expressas. O Planejamento das Cidades: A maioria das cidades brasileiras, inclusive Recife, não foi planejada para receber esse quantitativo de automóveis, ruas estreitas, alagamentos, crescimento desenfreado da zona urbana, são fatores resultantes dessa falta de planejamento.

    *Soluções aderidas - Em Recife vem sendo realiza obras para viabilizar o transito, neste tópico vamos identificar medidas realizadas pela Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal e empresas do setor privado. A principal medida realizada pelo GF, GE e PCR é a construção da via mangue, está obra que contempla uma via expressa ligando a zona sul ao centro, outra obra de muita importância é a da Avenida Caxanga, que possibilitará a melhoria do transporte publico. Outra ação é a implantação das ciclo vias viabilizando o transporte fácil e saudável através das bicicletas.

    *Planos Futuros e Novas Ideias - Hoje uma das apostas é a "carona coletiva", que acontece quando um grupo de amigos se juntam para trabalhares juntos, isso relativamente diminui o fluxo de automóveis, mas penso que esse pensamento deveria ser pensado de forma maior, onde empresas se juntariam ao invés de só seus empregados, podendo assim as empresas de uma tal localidade se juntarem para cuidar de um transporte coletivo de funcionários de ambas, mas essa ideia deve ser amadurecida e projetada para que não haja danos as empresas.

    Desde já agradeço a oportunidade de me expressar através desta postagem!
    Abraços!

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  48. Muito se diz sobre a falta de planejamento dos transportes públicos das grandes metrópoles brasileiras, como Recife, por exemplo. Porém, na capital pernambucana, isso se aplica basicamente ao transporte público já que existe uma quantidade exorbitante de automóveis particulares. Segundo pesquisa realizada IBGE existem mais de 358 mil carros nas ruas do Recife. E a cada mês são acrescidos cerca de 15 mil veículos na frota da capital do frevo. Esses números são reflexos de bilhões e bilhões gastos pelo poder público para forçar a política 'vantajosa' do uso do transporte individual.

    São investidos em quilômetros de ruas e avenidas com vários estacionamentos, inclusive muitos privados, também gastos com tratamento hospitalar das vítimas de acidentes que se ramificam na previdência social em assistências com os familiares, além de disponibilizar mais recursos em processos relativos a esses mesmos acidentes, e na construção de mais espaços viários, o que pode também acarretar destruição de ecossistemas (como o mangue) e prejudicar a purificação do ar. Dar-se muito espaço ao carro e, com isso não há onde colocar mais urbanização (árvores, parques, etc). No entanto, o crescimento natural e o desenvolvimento econômico da cidade chegou a um ponto crítico, visto que não existe mais espaço para se colocar tanto carro. E agora os governantes buscam equiparar os investimentos com o transporte público.

    Porém o descaso das administrações públicas não ficaram despercebidas. Poucas são as opções e muitas são as queixas da população em utilizar os serviços públicos. Superlotação nos ônibus e metrô, que muitas vezes também vêm sujos, sem o mínimo de conforto e sem oferecer nenhuma segurança. Além disso, o desconforto, a falta de educação dos próprios usuários e a revolta em ter de pagar caro pelo serviço prestados são outros fatores determinantes para o afastamento das pessoas consumirem esses transportes.

    A mobilidade porém, não é por si só o único problema. Uma visão responsável e um planejamento lúcido (executados de forma mais eficiente) no Recife deve ser bem mais amplo e abrangente do que construir mais estradas, colocar mais ônibus nas ruas ou fazer rodízios de carros. É preciso direcionar investimentos pesados ao interesse público e buscar novas alternativas melhores e mais eficientes, além de fazer a população também participar da discussão em torno do problema. No discurso, pelo menos o Recife já demonstrou estar ciente da grave situação pela qual está passando. E medidas estão sendo tomadas, como obras pontuais (como os corredores de ônibus leste-oeste e norte-sul) e programas para a reeducação da população. Resta saber se essas medidas serão paliativas ou não. É torcer.



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  49. Este comentário foi removido pelo autor.

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  50. Emilane Ventura
    2NC Cièncias Contábil


    seria necessário o bom planejamento para conseguimos desenvolver neste país as cidade não tem sido bem cuidada é todo que estamos vendo, muitas coisas são desnecessário o que a nossa cidade precisa é de bom planejamento e liderança que possa e tenha a plena capacidade de desenvolver a falta de gestor que administre é grande.
    muitos falar dos transporte coletivo da passagem que esta cara, mas a questão não é essa o que falta é um transporte adequando para os usuário que utilizar esse tipo de transporte, por outro lado acho que a população deveria gastar mais tempo em educação do que em nova muito reclama das enchente muitas vezes é a própria população que não faz o que é certo si joga-se o lixo no devido lugar talvez não foce assim, e por sua vez o governantes cuida-se melhor da sua cidade como coleta de lixo corretamente com mais propaganda ai sim as coisa iria melhora ao ate quem saber munda.
    Tem muita coisa errada, mas todos tem que fazer a sua parte para munda essa situação não é só cupa do governo mais também da população que não tem feito sua parte como cidadão

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  51. Amanda Arruda 2º MA
    Com uma grande população de mais de 3,7 milhões de habitantes o Recife hoje passa por um grande problema que é a mobilidade. Seus gestores teriam que repensar em uma estratégia para que diminua o caos vivido nas ruas, pessoas perdem muito tempo no transito e gera muita falta de respeito dos motoristas tentando ganhar tempo. Ciclovias estão sendo feitas e esta sendo cada vez maior o incentivo para as pessoas andarem de bicicleta ou até mesmo a pé.A melhoria dos transportes públicos tem muito a melhorar, pessoas que poderiam deixar seus carros em casa para utilizar ônibus ou metrô e diminuir a quantidade de carros nas ruas. A melhoria precisa ser feita com cautela e ser bem pensado.

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