sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FORUM - 3NA - ADM ESTRATÉGICA

ATENÇÃO: só serão avaliados os alunos que responderem até 06/09/2013.

Pessoal

 Estamos iniciando nossa primeira atividade da disciplina, este fórum é para todos os alunos de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, a atividade valerá de 0 a 1 ponto, obedecendo a seguinte regra:

1 - postagens individuais
2 - no mínimo 30 linhas (não copiar e colar, pois o blog tem um dispositivo de verificação)
3 - o texto tem que ser a visão do aprendizado do aluno:

TEMA - Fale sobre 3 dos principais pontos da atividade que foi feita em sala de aula, foi a atividade em grupo realizada no dia 21 de agosto de 2013.

Boa Atividade

10 comentários:

  1. Aluno: Ricardo Nazareno Matricula: 01074296

    Trabalho de Planejamento estratégico

    PDCA

    O PDCA é considerado um ciclo que foi originado no Japão após a guerra ocorrido na década de 20, e tem como principio transformar mais ágeis e claros os processos que são envolvidos na execução de gestão como exemplo na gestão da qualidade, também é conhecido como ferramenta utilizada para fazer planejamento e melhoria de processos onde ele é dividido em quatro principais fases.

    P - Planejamento ( Plan )_ É onde se identifica o problema ou Meta, se analisa as características dos mesmos e se tem como plano de ação, traçar estratégias e ações para resolver o problema ou atingir a meta.

    D – Fazer ( Do)_ Tem como papel fundamental colocar o plano de Ação em prática ou seja realizar e executar as atividades.

    C – Avaliar ( Check)_ Nesta fase tem que evidenciar se os resultados foram alcançados e por que ou seja fazer um monitoramento e avaliação periodicamente sempre confrontando-os com o planejado, objetivo, especificações para consolidação de informações, eventualmente confeccionando relatórios.

    A – Ação Corretiva ( Act)_ Esta fase atua na normatização do que esta funcionando, revisando as atividades e planejamento para trabalho futuro em sua conclusão, porém caso ainda não esteja no nível aceitável, deve-se seguir para o P - Planejamento ( Plan ) e seguir todas as fases novamente.

    LIDERANÇA

    Liderança é conseguir conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas, e a realização de uma por meio da direção de colaboradores. Um grande líder tem a capacidade de por um longo período de tempo e em uma grande variedade de situações.
    Quando o líder induz a realização de certos objetivos que representam os valores e motivações tanto dele quanto dos colaboradores a liderança é definida.
    Existem vários tipos de liderança conforme a nova abordagem, são elas:
    Líder Carismático, executivo,coercitivo,distributivo,educativo e inspirador.

    Carismático_ É aquele que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional.
    Executivo_ É aquele que costuma possuir muitas habilidades técnicas e competências.
    Coercitivo_ É aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física.

    Distributivo_ É aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados
    Educativo_ É aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho.

    Inspirador_ É aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.

    OS TRÊS PILARES DO SUCESSO

    Qualquer tipo de negócio, de qualquer segmento ou tamanho só terá seu sucesso, ou seja, lucratividade e rentabilidade se tiver seus princípios consolidados em 3 pilares que são eles: Processos, Tecnologia e Pessoas.

    Processos: é ideal se ter processos claros, normatizados (no papel ou meio eletrônico) do conhecimento de todos, estes agilizam a empresa e reduzem custos e diminue a margem de erros e fraudes. Empresários que não tem sucesso em seus negócios pode ser por que seus processos são lentos, burocráticos, e ineficazes.

    Tecnologia: Podemos definidir como uma área responsável por criar, administrar e manter um conjunto de informações, por meio de dispositivos de acesso ou armazenamento. Estes dispositivos, quando utilizados de forma integrada, orientam as pessoas nas tomadas de decisão em todos os setores em qualquer segmento.

    Pessoas: É o ingrediente principal em uma empresa. Tudo necessita de pessoas para funcionar e só os melhores podem garantir o perfeito funcionamento de uma organização seja qual for ela, para que assim se possa ter todo o diligenciamento da organização.

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Rafinis Souza De Lima 01074542
    3º Periodo de qualidade Turma NA
    Trabalho De Planejamento Estrategico

    VISÃO DE FUTURO é um dos principais fundamentos do processo de formação de empreendedores. Quem inicia um novo negócio terá que trilhar um caminho sujeito às surpresas e incertezas que sempre estarão depositadas num futuro desconhecido e ameaçador. Inúmeras questões, dúvidas e incertezas costumam assaltar a mente e tirar o sono de quem assume o risco de colocar suas economias e reputação profissional num novo empreendimento. Costumam surgir indagações como estas: Quando terei clientes em número suficiente para cobrir os custos e começar a gerar lucro? Será que os futuros clientes vão gostar dos produtos ou serviços? Conseguirei custos e preços competitivos? Quantos concorrentes ocultos ou desconhecidos aparecerão? Que fará a concorrência quando eu começar a incomodá-la? E se a minha tecnologia ficar obsoleta? E se a legislação do setor mudar? E se o dono pedir de volta o imóvel que alugarei?...essas e outras dividas são constantes quando se vai abrir um empreendimento, e o empreendedor deve estar preparado para superá-las e ter sucesso em seu empreendimento...

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM EMPREENDEDOR,Como em qualquer atividade que venhamos a desenvolver, sempre vamos encontrar alguns pontos positivos e outros negativos. Na atividade do empreendedor não é diferente, até porque montar um negócio e gerencia-lo envolve um considerável risco e esforço para que sejam superados os obstáculos impostos pelo mercado.
    Ao montar um novo negócio o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos pelo seu desenvolvimento e sobrevivência e, em compensação, usufrui de algumas vantagens.

    AS VANTAGENS,sao a realização pessoal em que o empreendedor se sente realizado em seu ambiente de trabalho em que seu sonho foi realizado; contribui para a sociedade,As contribuições para a sociedade, podem ser vistas desde a geração de trabalho e renda para a população local até a crescente preocupação com as questões sociais e o meio mais; O lucro,para o empreendedor não aparece como um objetivo primordial mas como consequência de um trabalho bem feito, o empreendedor de sucesso é aquele que foca no desenvolvimento de um trabalho de qualidade e na satisfação de seus clientes; independência,deixar de ser empregado e ser responsável pelo seu próprio negocio...

    AS DESVANTAGENS,são muito trabalho,nomalmente nos primeiros anos de atividade, o negócio exige muito mais trabalho do empreendedor do que se ele estivesse trabalhando como empregado, exigindo muito do empreendedor com jornadas de finais de semana,noites de sono perdidas entre outras, tudo isso para ter comprometimento com seus clientes e fornecedores,se o empreendedor nao estiver preparado emocionalmente pode ate acabar fechando seu empreendimento; A possibilidade de fracasso tbm faz parte das desvantagens de ser empreendedor, Pensar que ao iniciar um novo negócio tudo será um sucesso pelo resto da vida é um completo equivoco, pois todo negócio possui um grau maior ou menor de risco em sua atividade. Toda empresa enfrenta concorrência e as forças de mercado, que podem fazer com que a empresa fracasse ou atravesse períodos mais ou menos longos de instabilidade.

    OTIMISMO,o empreendedor sempre ver que pode melhorar tudo em todos os sentidos, acredita que vai sempre ter sucesso em seu empreendimento, mas também acreditam que para ter sucesso têm que fazer o sucesso acontecer,através do esforço, um planejamento cuidadoso, persistência e escolher as estratégias adequadas.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Suely Barbosa 01075294
    Turma: NA
    Trabalho de Planejamento estratégico
    1) As quatro funções do Empreendedor:

    a) Planejamento - A primeira e talvez a principal função de um empreendedor é desenvolver todo o plano de negócios do produto ou serviço que ele esteja disposto a oferecer através de sua empresa. Muitas vezes a qualidade e precisão do planejamento realizado pelo empreendedor são cruciais no sucesso ou fracasso do negócio.

    b) Organização - A partir do plano de negócios o empreendedor deve definir as metas de seu negócio, organizando quando e como elas devem ser alcançadas. Para isso ele deve definir uma equipe adequada, a qual seja capaz de alcançar tais metas.

    c) Liderança - De uma forma geral a grande maioria dos bons empreendedores são excelentes líderes. Liderança é um característica que não se aprende fazendo parte ou não da personalidade do empreendedor. Caso o empreendedor não seja um bom líder ele deve encontrar uma ou mais pessoas de confiança que consigam suprir a sua deficiência dentro da empresa.

    d) Controle - O controle está diretamente relacionado tanto com o planejamento quanto com a organização, pois para que ambos sejam cumpridos o empreendedor deve controlar de perto as ações de seus funcionários.

    2) Criatividade - Uma importante característica que um empreendedor deve possuir é a criatividade. Através dela é possível criar novas formas de agregar valor ao produto ou serviço que o empreendedor esteja oferecendo. A criatividade também é importante nos momento de crise, pois utilizando-a o empreendedor pode conseguir encontrar soluções inovadoras que consigam levar a recuperação da empresa. Idéias simples e criativas podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

    3) Vantagens e desvantagens de ser empreendedor:

    a) Vantagens:
    i) Autonomia - O empreendedor não possui chefe, ou seja, ele em geral não precisa obedecer ordens de nenhum superior. Isso permite que ele possa tomar suas próprias decisões, definindo o futuro do seu negócio.
    ii) Lucro - Apesar de não ser em geral o principal objetivo de um empreendedor, um negócio bem planejado e executado tem a capacidade de gerar bons lucros. Empreender é provavelmente a única forma de se alcançar grandes patamares de riqueza através de esforço próprio.
    iii) Contribuição à Comunidade - O empreendedor tem a oportunidade valiosa de fornecer empregos e oportunidades para diversas pessoas. Ver o desenvolvimento de cada uma delas é uma vantagem única do empreendedor.

    b) Desvantagens:
    i) Sacrifício Pessoal - Em geral um empreendedor dedica muito do seu para o negócio. Isso em geral o afeta nas outras áreas de sua vida (pessoal, amorosa, social, etc.) se ele não souber separar os momentos para o seu lazer e outras atividades.
    ii) Sobrecarga de Responsabilidades - Por não possuir chefe o empreendedor é responsável por boa parte das decisões mais importantes de sua empresa. Assim sendo, qualquer fracasso ocorrido o afetará muito mais que o restante dos funcionários. Além disso, a quantidade de responsabilidades é proporcional ao tempo que o empreendedor acaba dedicando a empresa.
    iii) Pequena Margem de Erro - As decisões tomadas pelo empreendedor são cruciais para o sucesso ou fracasso da empresa. Portanto, qualquer decisão mal tomada, por menor que seja, pode significar o fim da empresa se não for possível desfazê-la ou corrigi-la.

    ResponderExcluir
  4. GESTÃO DA QUALIDADE
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    ALUNA: LUCILEIA DE OLIVEIRA-01073412 - 3º NA

    Liderança

    A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
    Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
    Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

    Visão de futuro

    O Ser Humano tem algumas características que o distinguem dos outros animais – entre outras, a espiritualidade, a capacidade de raciocínio, a postura ereta, e também a capacidade de conseguir se enxergar no futuro.
    O Ser Humano, de forma contrária, tem o privilégio único de ser capaz de criar seu próprio futuro. E se fomos agraciados com esse privilégio, temos a responsabilidade de utilizá – lo, em benefício não só do nosso desenvolvimento, mas dos grupos e organizações de que fazemos parte.
    Assim, a Visão de Futuro é um exercício que tem que ser feito permanentemente pelas pessoas e organizações - como quero ser reconhecido, no futuro, pelos entes e organizações que fazem parte da minha vida – por mim mesmo, por meus amigos, pelos meus clientes, por aqueles que comigo trabalham, pela comunidade onde vivo, pelo próprio planeta.

    Motivação

    Refere-se ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros
    Impulso e atração
    A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes: como impulso e como atração. Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação. Assim necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida. Exemplo desse tipo de motivação é a fome: a necessidade de alimento gera a fome que exige uma resolução através do comer. Apesar de importantes teorias da motivação, como a de Freud e a de Hull, basearem-se nessa perspectiva e de ela explicar muitos fenômenos do comportamento, suas limitações são patentes: a fome em si, para manter-se o exemplo, não determina se o indivíduo vai escolher comer arroz com feijão ou lasanha; outras forças estão em jogo aí: o ambiente. E outras formas de comportamento mais complexas, como o jejum ou ainda o desejo de aprender, entre tantos outros, não se deixam explicar simplesmente pela resolução de tensões internas. No caso do aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber. Esse estado final como que atrai o indivíduo - a motivação como atração, como força que puxa, atrai. Não se pode negar que ambas as perspectivas se complementam e ajudam a explicar a complexidade do comportamento humano; no entanto, devido às suas limitações no esclarecer comportamentos mais complexos, grande parte da pesquisa científica atual se desenvolve no âmbito da motivação como atração .

    ResponderExcluir
  5. Trabalho de Planejamento Estratégico – 3º NA
    Cinthia Maria Rego de Lacerda – 01075948
    Gestão da Qualidade

    Liderança
    Liderança é a arte de dirigir pessoas influenciando de forma sempre de forma positiva.
    Pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança.
    Um líder é uma pessoa que dirige um grupo, podendo exercer a sua liderança em qualquer grupo, podendo começar até dentro de casa. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo. O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder dedicado e decidido sabe como motivar o seu grupo ou equipe.
    Tipos ou estilos de liderança
    Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal.
    Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, quando o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. É o líder que não ouve a opinião de seus liderados.
    Liderança Democrática: É um líder que estimula a participação do grupo e orienta em suas tarefas. É um tipo de liderança muito participativa, em que as decisões são tomadas após debate em união.
    Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.
    Visão de futuro
    Num mundo onde as mudanças acontecem, somente sobrevivem aquelas empresas que sabem se adaptar às mudanças com rapidez e inteligência. Tem que reconhecer e saber antecipá-los e ser capaz de tomar a iniciativas, estabelecendo uma vantagem competitiva de primeira ordem e permite que a empresa ganhe novas características. È preciso ter habilidade de adiantar-se aos acontecimentos.
    Tem a capacidade estratégica da confiança que a mesma deposita em seu líder, na medida em que entende que seu futuro se encontra em boas mãos. É uma pessoa que num momento determinado tem boas ideias, senão que sua maneira habitual de funcionar é olhando sempre para frente, indicando novos desafios, pensando em novas metas.
    É uma pessoa inquieta que não se conforma facilmente, é 0sonhadora, mas tem a capacidade de conseguir concretizar seus sonhos. Tem uma confiança cega em chegar a conseguir seus objetivos. Defende os objetivos difíceis, porém muitas vezes mais alcançáveis. Sua visão de futuro gera um forte consenso dentro da organização.
    Deve ser um futuro que procure o bem da empresa, mas também o de cada um dos empregados. Se não for assim, dificilmente conseguiria o respaldo do grupo e sem este respaldo dificilmente poderia alcançar seus objetivos. Indica movimentos a logo prazo e sempre tenta atingir seus objetivos com inovação.
    Resumindo, esta visão de futuro é o que aponta um líder de um simples administrador.


    Motivação

    No mundo em que vivemos, muitas vezes perde-se o desejo de praticar algumas tarefas que por nós, são realizadas de maneira eficaz, porem acontece sempre que não conseguimos nos manter centrados e sempre levando a mente o nosso próprio desenvolvimento, a partir de nossa casa.
    É bem verdade que quando somos motivados, é levantado um novo ânimo, buscando abrir novos horizontes e consequentemente conquistas. Deve haver uma preocupação constante dos nossos líderes em motivar sua equipe, para que produzam mais e melhor e atingir os objetivos propostos da empresa.
    Contudo, a motivação tem sido alvo de algumas discussões, pois os especialistas veem que a motivação está relacionada também, na religião, educação e/ou na vida profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INOVAÇÃO: O empreendedor é diferente do empresário,pois está apto a trabalhar com inovação do produto ou serviço,ele faz mais com menos,afim de reduzir custos para empresa,a inovação é uma de suas características mais marcantes,pois é o seu diferencial,sua marca registrada no mercado,está sempre pronto para enfrentar riscos e dificuldades,é sempre ativo e arrojado,esses pontos fazem ele tratar dos desafios da melhor forma possível,pois são os mesmos que os deixam motivados.

      PERSEVERANÇA: Acima de tudo o empreendedor tem que ser persistente,lutar pelos seus objetivos,está sempre pronto,enfrentar barreiras que irão surgir para dificultar sua entrada no mercado,a perseverança é um de seus pontos fortes,pois os desafios e problemas irão sempre aparecer e com essa característica o empreendedor não irá desistir e sim lutar,afim de criar estratégias para se adaptar as mudanças contínuas no mercado.

      VISÃO DO FUTURO: É a base de todo planejamento estratégico,através de imaginação,aliás,qual empreendedor que não sonha em expandir seu empreendimento,ser reconhecido no mercado,dentre outras vantagens...?
      A visão do futuro é essencial para o empreendedor,pois motiva o mesmo a desenvolver suas idéias,abusar de sua criatividade,tudo para o desenvolvimento de sua empresa.

      Excluir
  6. Trabalho de Planejamento Estratégico – 3º NA
    Natali Batista 01076405
    Gestão da Qualidade



    PDCA
    É uma sequencia de ações que é utilizada para controlar um processo, é um caminho para se atingir metas. O ciclo PDCA tem quatro etapas que quando aplicada corretamente e em sua sequência produzem os resultados esperado de um processo.
    AS quatros etapas são:
    (PLAN) Planejamento: Que consiste em estabelecer as metas a serem alcançada.
    (DO) Executar: É quando o que foi planejado começa a ser executado.
    (CHECK) Verificar: É comparar se o que foi planejado estar sendo executado e se esta indo na direção correta.
    (ACT) Ação corretiva: é a realização de ação corretiva, a correção das falhas encontrada no processo.
    Liderança
    Pode se definida como o ato de comandar um grupo de pessoa com o intuito de alcançar um determinado objetivo, influenciando e atraindo de forma positiva o comportamento das pessoas.
    O líder orienta, coordena e coopera , dando segurança aos seus liderados.
    Estilo de liderança
    Liderança autocrática: nesta liderança o líder foca nas tarefas, onde o mesmo toma as decisões sozinhos. O líder é dominador.
    Liderança Democrática: É voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório, onde as diretrizes são discutidas e as decisões são tomadas pelo grupo. A divisão de tarefas fica a critério do grupo.
    Liderança Liberal: As pessoas tem mais liberdade na execução de um projeto. Porem essa liderança tem indicio de negligencia e fraquezas.
    Liderança Paternalista: O líder tem uma relação interpessoal similar com o de pai e filho com os seus liderados.
    Liderança por ideais: O líder conduz a sua equipe através das suas convicções e valores sem desmerecer os valores dos seus liderados.


    ResponderExcluir
  7. Trabalho de Planejamento estratégico - 3º NA Gestão da Qualidade
    Neyldson de O. Pinheiro 01073368
    Liderança

    Liderança é a arte de dirigir pessoas influenciando-as de forma positiva.
    Pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir um cargo de liderança.
    Um líder é uma pessoa que dirige um grupo, podendo exercer a sua liderança em qualquer grupo, podendo começar até dentro de casa. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo. O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder dedicado e decidido sabe como motivar o seu grupo ou equipe.
    Motivação

    No mundo em que vivemos, muitas vezes perde-se o desejo de praticar algumas tarefas que por nós, são realizadas de maneira eficaz, porem acontece sempre que não conseguimos nos manter centrados e sempre levando a mente o nosso próprio desenvolvimento, a partir de nossa casa.
    É bem verdade que quando estamos motivados, é adquirido um novo ânimo, buscamos sempre abrir novos horizontes e consequentemente novas conquistas. Por isso que existe uma preocupação constante dos nossos líderes em motivar sua equipe, para que produzam mais e melhor e atingir os objetivos propostos da empresa.
    Inovação

    O empreendedor é diferente do empresário, pois está apto a sempre inovar seu produto ou serviço, ele faz mais com menos,afim de reduzir custos para empresa, a inovação é uma de suas características mais marcantes, pois é o seu diferencial sua marca registrada no mercado, está sempre pronto para enfrentar riscos e dificuldades está sempre atento a mudanças é arrojado, esses pontos fazem ele tratar dos desafios da melhor forma possível.



    ResponderExcluir
  8. Aluna: Natalya Rayssa - 01076527
    Turma: 3º NA
    Trabalho de Planejamento Estratégico

    Otimismo
    É essencial que o empreendedor seja otimista, ter sempre a esperança de ver seus projetos realizados, manter-se bem informado, conhecer o chão que pisa e ter confiança em seu desempenho profissional. Ele acredita nas possibilidades que o mundo oferece, na solução dos problemas, e no potencial do desenvolvimento. É aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível, é ter atitudes seguras, diante dos problemas humanos e sociais, e considerá-los passíveis de uma solução positiva.
    Disposição para assumir riscos
    Nem todos tem a disposição para assumir riscos, mas o empreendedor tem por obrigação estar preparado para enfrenta-los sendo riscos calculados ou não e o sucesso será na capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso aprender a administrá-los.
    Inovação é uma mudança que introduz uma novidade ou várias. Quando se inova é aplicado novas ideias, produtos, conceitos, serviços e práticas a uma determinada questão, atividade ou negócio. Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos. A mesma quando cria aumento de competitividade pode ser considerado um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.
    A inovação exigirá de seu criador concentração e equilíbrio na hora de transportar as ideias do campo imaginário à realização. A inovação inclui uma série de práticas, consideradas totalmente novas, de forma particular para um indivíduo ou de maneira social, de acordo com o sistema que as adote.
    As novas ideias, precisam ter uma origem e geralmente surgem de uma ampla investigação, concorrência, seminários, exposições, feiras, clientes, um empregado, ou seja, todos podem ser convertidos em algum momento de novas ideias gerando as entradas para o processo de inovação.
    No caso de uma empresa ou negócio, o processo de inovação vai desde a geração da ideia, passando pela prova de viabilidade até a comercialização do produto em questão. Além da mente criadora, do trabalho em equipe, entre outros, a inovação dependerá de uma série de investimentos, dedicação de recursos, as quais permitirão e ajudarão a promover todas as formas de inovação possíveis.

    ResponderExcluir
  9. Trabalho de planejamento Estratégico-3NA
    Gestão da Qualidade
    Jouvanca F. de Araújo 01072484

    VISÃO DO FUTURO-Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. A visão transforma você numa deixa de ser alguém especial e vira maioria, ea maioria, infelizmente é muito limitado.

    LIDERANÇA- É a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciado de forma positiva mentalidades e comportamentos.

    PDCA- Esta sígla quer dizer : Planejar, Executar,verificar e Agir.

    Planejar: É onde se identifica as definições dos problemas e metas.
    Executar: Seu plano é fundamental para colocar tudo em prática.
    Verificar: Nesta fase tem que evidenciar se todos os resultados foram alcançados.
    Agir: Seguinifíca verificar as eventuais situações.

    ResponderExcluir

Que temas você gostaria de ver no blog gerenciar 21 ?