quinta-feira, 22 de agosto de 2013

2º FORUM DE FUNDAMENTOS DA ADM - UNINASSAU

ATENÇÃO: só serão avaliados os alunos que responderem até 30/08/2013.

Pessoal

 Estamos na segunda  atividade da disciplina, este fórum é para todos os alunos de FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, a atividade valerá de 0 a 1 ponto, obedecendo a seguinte regra:

1 - postagens individuais
2 - no mínimo 30 linhas (não copiar e colar, pois o blog tem um dispositivo de verificação)
3 - o texto tem que ser a visão do aprendizado do aluno:

TEMA - Fale sobre 3 dos principais pontos da atividade que foi feita em sala de aula,  foi a atividade em grupo realizada no dia 22 de agosto de 2013.

Boa Atividade

Flávio Felix

75 comentários:

  1. Atuane Carla da silva dos santos. 2°/ NC

    Papeis gerenciais.


    Os gestores exercem diferentes papeis e atividades dentro de uma empresa, como liderar sua equipe, coordenar os trabalhos dos funcionários , e ajuda no desempenho de produção da empresa, dando recompensas, motivação e assistências a todos que fazem parte do local gerenciador por ele, principalmente os iniciantes. sendo ouvidor e porta- voz de problemas, sugestões e melhorias, buscando resultado para cada caso colocado pelos funcionários, mantendo sempre o ambiente em boa harmonia, expor sempre sua habilidades humanas sendo compreensivo em alguns casos pensado no lado pessoal de cada funcionário ou membro da equipe ser paciente em determinados casos não agir pela emoção e momento procurando resolver sempre de modo mas elaborado, aceitando a sugestão de todos e as ordem posta na empresa e pela equipe . São os agentes ou protagonistas do processo administrativo também chamados de chefes ou dirigentes.

    O que é preciso para ser um gestor.

    Ter objetivos, confiar e respeita e saber ouvir atentamente as opiniões entre os integrantes ou funcionários da empresa, ser respeitado e não temido assumindo as coisa sempre com autoridade que possui. Ter algumas habilidades de como lidar com os funcionários em algumas situação, seja ela qual for, valorizar os valores pessoais de cada um, ter uma boa postura da comunicação para saber motivas seu funcionários o equipe, e dar sempre exemplos de buscar metas e crescimento, ser inovador buscando formas de realizar as tarefas existente para que não ser torne cansativas e repetitivas, e buscando maior satisfação durante o trabalho de todos envolvidos, tem que ser organizado e planejar as ações do dia, semana e do mês, saber ser observador identificando certas dificuldades dentro da empresa ou equipe, e alterna para obter resultado em menor tempo e com maior qualidade.


    O que a empresa busca nos gestores.


    Em primeiro lugar ter habilidades e botar elas em práticas, basear suas decisões em fatos não em conversas, e ter em mente que resultado obtido deve ser o que mais importa dentro de uma empresa e em uma equipe. Saber administrar diferenças de opiniões, de comportamentos, de modos de vida e saber tirar proveito e vantagem de acordo com as qualidades de cada funcionário da empresa, contar com o apoio da equipe e sempre importante em momentos difíceis. As vezes no desempenho de produção nem sempre conseguimos que as pessoas dêem o melhor de si para que tudo saia de acordo como planejamos, por tanto é bom analisa nas escolhas dos profissionais certo para cada cargo, observa se a pessoa tem um bom caráter, e estar disposto a ajuda a manter as regras posta pela empresa e pelo gesto.

    ResponderExcluir
  2. PRISCILLA MÜLLER PINTAN 2-NC


    CHA

    Conhecimento é o saber teórico, diz respeito à pessoa dominar um determinado conhecimento a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.
    Habilidade é o saber fazer depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição.
    Atitude está ligada a ação. Atitude é querer fazer. iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.

    A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

    Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução.Portanto, o planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente e eficaz com a melhor concentração de esforços.
    Eficiência- indica a competência para se produzir resultados otimizando recursos.
    Eficácia - capacidade de alcançar os objetivos e as metas definidas para uma ação ou experimento.


    ResponderExcluir
  3. Bruno Herculano Torres26 de agosto de 2013 às 16:29

    Bruno Herculano Torres dos Santos 2/NC


    Oque é Administração? Funções Administrativas. Papeis Gerenciais.

    Administrar/Gerenciar são palavras usadas para definir a administração ou seja,
    Poder gerir pessoas, empresas ou negocios a administração é um ramo onde se caracteriza pela a prática de principios dentro de um ambiente de trabalho regidas por suas normas e funções
    dentro de uma organização, onde o ato de administrar visa o bem estar de fucionarios, o planejamento de obrigações, metas, qualidades, organização e coordenação visando alcançar
    produtividade lucratividade. O administrador tem um forte impacto sobre o desenvolvimento
    e evolução das empresas pois ele é uma pessoa muito importante onde irá gerir a empresa.
    E determinará se consiguirão utilizar os recursos para atigir os objetivos propostos, funções administrativas são muito importantes dentro de uma organização dentre as funções se classifica: o ato de planejar, ou seja, determinar metas, metas essas que seja cumpridas para o desenvolvimento da empresa, juntamente coma organização, onde seerá subdivididos de maneiras organizadas para decidir-se onde essas metas serão aplicadas,com necessidade do controle para monitorar o progresso para atingir os objetivos propostos para o crescimento da empresa. Precisa-se tambémda liderança, onde haverá a inspiração para gerenciamento das metas propostas,com motivação para o desenvolvimento em equipe e um melhor rdesenvolvimento proposto, seguindo os papeis gerenciais de Mintzberg onde são muito importante para o gerenciamento de pessoas o simbolo de equipe onde a fonte de inspiração é você,
    Liderança onde deve ser muito bem trabalhada onde você estará lhe dando com pessoas principalmente com a inteligência emocional, elemento de ligação onde a necessidade de relacionamento, há necessidade e networking que é muito importante para a empresa, o Coletor esse deve estar preocupado em absorver informação internas e externas, o disseminador esse deve preocupar-se com a sua escrita e sua capacidade de comunicação, Porta voz deve-se se preocupar para representar a empresa para isso precisa ter um conhecimento sobre o conteudo apresentado ou seja aprofunda-se no assunto para uma boa apresentação, Empreendedor deve ser um agente de mundanças no qual deve desenvolver suas caracteristicas na resolução de problemas ter criatividade e criar novas ideias, Solucionador de problemas você tem que aprender a lidar com situações dificies e tentar solucionar os problemas gerenciando a emoção de sua equipe, alocador de recursos deve elaborar ideias e ter a capacidade gerenciar de forma mais eficente e cortar gastos e investir e por fim o negociador devemos melhorar investindo em nossa capacidade de comunicação e aprender mais sobre relação.

    ResponderExcluir
  4. Vivencias de Aprendizado em sala de aula ADM
    Toda empresa tem o seu líder e seus gestores.
    Os gestores tem seus papeis gerencias segundo MINTZBERG. Um grande gestor, Um gestor de alto nível de uma empresa necessita ter e seguir esses papeis gerencias que são:
    INTERPESSOAIS: lida sempre com o ser(relacionamento), líder nominal, contato
    INFORMASSIONAIS: Transporta as boas oportunidades e exemplo. porta-voz, monitora
    DICISIONAIS: empreendedor(inova, muda ) mediador de conflitos
    OS gestores tendo suas habilidades colocadas em pratica, sua empresa só cresce e adquire cada vem mais vantagem. Que tipo de vantagem? O mercado competitivo pede que a empresa tenha suas VANTAGEM COMPETITIVAS Que são aspectos que a empresa tem a seu favor como por exemplo o seu RH, Ambiente, economia, cultura... A vantagem competitiva é adquirida através do seu diferencial é uma característica difícil de se copiar.
    A empresa se mantem assim no mercado com gestores de qualidade com seus papeis tendo produto confiável e de qualidade, Com Vantagens competitiva mais para ir além necessita do algo mais para se manter firme. A empresa necessita sempre se reinventar ou melhor de INOVAÇÃO em seus produtos e seu planejamento. a INOVAÇÃO requer sacrifios para você decidir por uma postura vai ter que abrir mão de outra. a INOVAÇÃO pode ser: RADICAL Onde se quebra o paradigma, muda-se toda tecnologia(mudança). INCREMENTAL: Continua com a tecnologia mas agrega novidades.
    OS 3 pontos: INOVAÇÃO/VANTAGENS COMPETITIVA/PAPEIS GERENCIAS
    Joana Ramos 2MA

    ResponderExcluir
  5. planejamento

    É tudo nessa vida,quem não tem planejamento não tem nada é questão de visão estratégica, ou seja, independente do jogo do oponente,conseguiu- enxergar a possibilidade e ele se manteve focado naquela tática.pode até ter sido armação,mas foi um belo exemplo de foco e disciplina na visão estratégica como determinante para o sucesso da execução do plano.

    o planejamento tático é aquele que se desdobra da função estratégico e cuida de cada departamento,vamos supor que uma organização qualquer eu vou mim baseia na nova montadora jac motor e que ela queira alcançar vinte por cento do mercado ela vai precisar de um bom planejamento e esse objetivo é,com certeza estratégico no entanto os departamento de produção e marketing,recursos humanos e financeiro deverão realizar seus planejamento ou seja, o tático.planejar é ser operacional e com muita eficiência porque tem que ser muita agressiva nessa mercado não vai ser fácil.

    LIDERANÇA

    Vivemos em um tempo cheio de desafios.um tempo de crises,mas também de grandes oportunidades,não adianta bater eu não deixo você entrar,entendendo o que representa a crise ao líder, a situação nos desafia a tentar o que ninguém ainda tentou; é ousar ter a criatividade,mais é momento de rever a estrutura do trabalho e reestrutura- lá a fim de quer dê certo. a ocasião é propicia para investir-se mais e melhor: em pessoal,tecnologia,conhecimento etc. o momento requer que as velhas estratégias sejam revistas e novas sejam adotadas.só assim,você poderá enfrenta as concorrência tanto no mercado nacional como internacional, para que as crises não afeta a sua estratégica e continue mantendo sua liderança no mercado, isso dependendo do ramos de cada em empresa que participar.

    RESPONSABILIDADES

    Toda empresa tanto pequena ou grande não interessa o porte precisa urgentemente ter a responsabilidade no mundo onde a responsabilidade social ainda é vista como vantagem competitiva pelas organizações.

    ResponderExcluir

  6. Tópicos: o que é Administrar - Inovar - Papéis Gerenciais

    Administrar é realizar o trabalho por meio de outros e completando com otimização dos recursos (eficiência) ou sem otimização de recursos (eficácia).Mesmo sabendo-se o meio por qual o processo de realização do trabalho, seja por meio de eficácia ou eficiência, é importante para o gestor considerar sempre o conceito de inovação.
    Inovar é respectivamente renovar algo ou processos para uma boa gestão onde se resulta em processos renovados, o ato de inovar é de grande importância para um líder pois a renovação é um diferencial importante nas empresas.
    Papéis Gerenciais ou Papéis de Mintzberg são divisões criadas para classificar o papel de um gestor. As classificações são: Interpessoal: Relação Direta com as pessoas, Informacional: Tem o dever de informar todas as informações consideradas importantes, Desicional: Tem o papel de tomar decisões com negociação com empreendedores.

    Rodrigo Moreira 2ºMA

    ResponderExcluir
  7. Thyago de Melo Alcantara.2º NC

    O que é administração?

    É tomada de decisão sobre recursos disponíveis,trabalhando com e atrvés de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamenton de uma proficionais e também pensando nas suas consequêcias de decisões.È também a ciência social que estuda e sistemstiza as práticas usadas para administrar.O bom desepenho da administração dependede que o profissional consiga ser um bom líder,capaz de lidar com pessoas,negociando e comunicando,e também apto a tomar decisões,tendo uma visão sistêmica e global da situação qua administra.
    Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador:finanças,produção,marketing,e recursos humanos, porém pelas mais diversas áreas do conhecimento.A administração é resultado de um processo de formação,desde das exatas,como matemática,até humanas como filosofia.

    Lidernaça

    As organizações tem tido um papel vital em sociedade,as empresas em especial tem sofrido fortes impactos no seu ambiente interno com seus colaboradores e no ambiente externo com as mudanças soais e econômicasorganização.Muitas empresas tém sucumbido diante de tantos desafios.O administrador moderno,através dos “stakeholders”ou público estratégico ,pode criar uma atmosfera de motivação para as mudanças,para melhoria dos processos empresáriais,levando em conta as informações fornecidas por outros. ”Segundo uma grande executiva Anne mulcahy:o segredo da liderança bem-sucedida é a comunicação com os dois elementos mais importante da empresa:cliente e funcionários”.

    Vantagem competitiva por meio das pessoas

    O presente artigo tem como objetivo discutir a obtenção de vantagens competitivas através das pessoas,apresentando alternativas e modelos estratégicos passíveis de serem adotados pelas organizações que buscam destacar-se em seus respectivos mercados diante do novo cenários estabelecidos pela economia do conhecimento.assim como:receitas de vendas,lucros,sastifação do consumidor,receita do mercado acionário.

    ResponderExcluir
  8. Arthur Ugiette 2º MA

    Vantagem Competitiva:
    É quando uma determinada empresa possui algum diferencial que pelo qual se destaca com relação às outras empresas, fazendo com isso que ela fique com uma vantagem comercial, e com isso ganhando um posto superior no mercado ou até atingindo o topo. Desde que esta vantagem seja algo único e que dificilmente seja copiado, pelo simples fato de que algo fácil de copiar se espalha facilmente, derrubando a individualidade. Um exemplo claro seria a Marca, algumas empresas ganham um grande diferencial através de sua marca, como a Coca-Cola, o Band Aid, a havaianas, dentre muitas outras. Algumas também adquirem este diferencial através de ideias superiores e inovadoras, que dificilmente são copiadas pelas empresas competidoras, ou como proteção a pioneira pode patentear sua ideia/produto e assim obter uma individualidade única.

    Diferencial de um ADM/ CHA:
    É quando um administrador, ou gestor, ou até empreendedor possui para si uma característica única, um diferencial que lhe põe a frente de outros, que com isso ganhe vantagem nas mais diversas decisões, aplicações e até concorrências que o mundo comercial e de negócios possui. Esse diferencial vai além da habilidade e conhecimento adquiridos na vida acadêmica, vai também para o lado pessoal, o conhecido por “conhecimento, habilidade e atitude (CHA)”, isso trás para o administrador uma vantagem incrível. E para se obtê-la, necessita muito mais além do que só conhecimento e teoria precisa também de vontade, de querer ser diferente precisa também de fortalecer as relações de network, além de que precisa ter uma pré-disposição para saber se reerguer quando erra, além de concertar esse erro o mais rapidamente possível.

    Inovação:
    A inovação é a busca por uma potencialização/melhoria de um produto, com a intenção de não entrar na mesmice no mercado e para não ficar atrás com relação as suas concorrentes, que por sua vez também estão melhorando seus produtos. Temos dois grandes grupos na qual se divide a inovação. Tem a inovação radical, que seria mudar o produto por completo, mudando 100% o seu conceito, arriscando assim uma boa ou má aceitação, temos como exemplo o filme em vídeo cassete, que com uma inovação química foi evoluído para o DVD. O outro seria a inovação incremental, esta por sua vez não muda completa seu produto, como o nome sugere ela apenas adiciona, incrementa características novas para seu produto, é menos arriscado que o radical, já que a empresa já possui uma ideia da aceitação do produto, como exemplo temos os computadores, desde que foram inventados eles não deixaram de ser computadores, apenas receberam modificações, que vieram aperfeiçoando-o.

    ResponderExcluir
  9. Josiane Firmino da Silva NC Administração

    Planejamento,controle e CHA

    A administração trata do planejamento da organização, direção e do controle de todas as atividades, diferenciadas pela divisão do trabalho.
    O planejamento é que determina a sobrevivência e o sucesso das organizações, sem ela não alcançaremos nossas metas e nem meios de atingi-las, pois é através dela que se definem estratégias, efetua diagnósticos das situações, analisa recursos, planeja sua aplicação e resolve problemas.
    É com isso o administrador controla, monitora o progresso, rumo à conquista do objetivo desejado, tomando decisões necessárias na sua organização. É ele que determina padrões para o cumprimento das metas, que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que planejado, assim como faltas e erros, a fim de repara-los e evitar repetições.
    Só conseguiremos alcançar nossos objetivos com uma simples sigla CHA, que significa conhecimento, habilidade e atitude, que é uma ferramenta importantíssima nos dias atuais, pois um gestor sem isso não chegara a lugar algum.
    O saber fazer deve ser conhecido de todos, isso é vital para sobrevivência de uma organização, no planejamento das habilidades, devem se considerar as expectativas não apenas do mercado, mais as expectativas e interesses do trabalhador.
    Concluindo para obtermos o sucesso como um grande gestor, temos que ter como meta um grande planejamento eficiente, controlando situações que venham querer escapar de nossas mãos, adquirir conhecimento suficiente, e ter habilidades para vencer as adversidades que virão e atitude para ultrapassa-las.

    ResponderExcluir
  10. Karla Araújo 2ºMA / ciência contábeis

    o que é administração?

    é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

    o que é planejamento?

    é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.

    o que é liderança?

    A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo.

    ResponderExcluir
  11. Melissa Maia – 2º MA/Administração

    - Principais erros dos gestores:
    Assim como é importante para a humanidade conhecer as decisões erradas que tomou ao longo da história para não repeti-las, é imprescindível que os gestores conheçam os principais erros a que estão sujeitos, para assim evitá-los. Alguns exemplos:

    Um bom gestor, da alta à baixa gerência, precisa ter habilidades humanas. Ele deve ter liderança, mas ao mesmo tempo não pode ser insensível à realidade dos outros. Ele deve saber ouvir e considerar as ideias dos subordinados, não agir com arrogância, como se soubesse tudo; ninguém, por mais competente que seja, está imune a erros. Outro engano ao qual os líderes estão passíveis é idealizar metas muito difíceis de serem alcançadas, ou até mesmo impossíveis, o que apenas frustra a todos os envolvidos. Alguns também não dão liberdade às pessoas para terem iniciativa, o que acaba restringindo a contribuição que os funcionários poderiam trazer para a empresa.

    - Ambiente:
    Considera-se que o ambiente empresarial pode ser estável ou dinâmico. Atualmente, no mundo globalizado e com concorrência acirrada, as empresas estão cada vez mais expostas às mudanças, o que faz com que a grande maioria tenha que lidar com um ambiente dinâmico e complexo, mas com períodos de estabilidade.

    A escassez de recursos é um dos fatores que mais podem atingir uma empresa, por isso tantas buscam diversificar os seus negócios, para o caso de ter problemas em uma das áreas. Essa escassez pode ser de qualquer tipo; de matéria-prima, de profissionais capacitados para exercer o trabalho, etc. As organizações também precisam lidar com a economia local (se estiver passando por um bom momento, a probabilidade do negócio gerar mais frutos será maior, e vice-versa), com os clientes, com os grupos de defesa e com a legislação (um novo imposto criado pelo governo pode diminuir seus lucros, por exemplo).

    - Vantagem competitiva:
    Uma empresa tem vantagem competitiva quando está um passo à frente das concorrentes. Seja por ter sua marca já conhecida e um público mais fidelizado, por ter um produto ou serviço de melhor qualidade - que será recomendado pelos consumidores para outras pessoas - ou por lançar uma nova ideia e inovar na sua área, funcionários mais capacitados, meios de produção mais baratos, etc. Ela é mais considerável se for difícil para os concorrentes imitá-la e se for sustentável. As organizações que possuem esse tipo de vantagem costumam ter maior lucro e/ou crescimento que as outras. Mas isso não quer dizer que elas possam se acomodar: devem sempre continuar procurando meios de se destacar, já que o mercado está em mudança constante e quem tem a vantagem hoje pode não tê-la mais amanhã.

    ResponderExcluir
  12. Geraldo Arcanjo - 2º MA/Administração

    * O que é administrar?
    Administrar é dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos de organização,e ao mesmo tempo proporcionar satisfação aqueles que obtém o produto e aqueles que exercem o trabalho.O administrador planeja,organiza,dirige e controla todos os recursos necessários,desde o financeiro,recursos humanos até maquinas e equipamentos.


    *Inovação
    Inovar não passa de criar, ou transformar(melhorar) algo,tornando seu uso ou rotina mais agradável,rápida e lucrativa.


    *Erros dos gestores
    Alguns gestores cometem erros que muitas vezes podem custar seu emprego e também a situação da empresa. Alguns dos casos que são cometidos por gestores.

    º Pensar no curto prazo ao fazer cortes.
    º Não procurar por fontes externas.
    º Reduzir autonomia e o trabalho de equipe.
    º Culpas os gestores superiores.
    º Não divulgar as contribuições da empresa.

    Dentre vários outros erros cometidos pelos gestores.

    ResponderExcluir
  13. * Papeis Gerenciais

    De acordo com Henry Mintzeberg existem três tipos diferentes de gerentes nas empresas, e dividiu esses tipos em categorias, diferenciando cada um e seu papel dentro da empresa. Os papeis foram divididos em: Interpessoais, Informacionais e Decisórios. Cada um com suas camadas e subdivisões dentro deles.

    * O interpessoal está dividido em Líder nominal, também chamado de "Testa de Ferro", Líder e Líder Contato, também conhecido como Líder Conexão. Os Líderes nominais tem o papel de representar a empresa fisicamente, desempenhando papeis cerimoniais e representando a empresa publicamente. Os líderes procuram fazer uma união entre os interesses da equipe como um todo e dos funcionários, motivando e encorajando a cumprirem os objetivos. Os líderes contato, também chamados de conexão, criam ligações com pessoas de fora da organização, sendo de outras organizações ou simplesmente de outra unidade da mesma empresa.

    * O Informacional está dividido em Monitor, Disseminador e Porta - Voz. O monitor tem o papel de identificar os acontecimentos no ambiente interno e externo analisando o que pode interferir positivamente e negativamente na organização. O Disseminador tem o papel de compartilhar as informações dentro da empresa, buscando o melhor desenvolvimento empresarial. O Porta Voz é o que leva as informações internas para o ambiente empresarial externo.

    * Os Decisionais estão divididos em Empreendedor, Mediador de Conflito, Alocador de Recursos e Negociador. O empreendedor tem o papel de assumir a frente da organização e acompanhar as decisões que interferem no rumo da empresa. Estão sempre se adaptando as mudanças. O Mediador de Conflitos é aquele que está sempre preparado para lidar com um problema inesperado tendo sempre uma resposta imediata a tais problemas. O Alocador de Recursos é aquele que tem o papel de decidir para onde as verbas da empresa será direcionada e onde será aplicada. O Negociador é o que lida com outros gerentes, negociando cronogramas, resultados, objetivos recursos e aumentos buscando comprometer os recursos a fim de alcançar um resultado maior.

    ResponderExcluir
  14. Annie Kelly Batista Teixeira - 2º NC Administração

    - O que é preciso para ser um bom gestor:
    Ser objetivo é um dos pontos chaves para ser um bom gestor,ir direto ao ponto; basear - se em fatos; tomar decisões junto a sua equipe,algumas ideias simples podem gerar resultados ótimos. Escultar aqueles mais calados é essencial,as vezes as melhores ideias saem daqueles que quase nunca são ouvidos. Falar com frequência e pessoalmente,é sempre bom ter uma conversa franca,um comprimento e ouvir um pouco o que se fala pelos setores da empresa.Ser criativo na redução de custos; fazer campanhas de diminuição de luz,água,telefone,etc. Incentivar as equipes com brindes,para que elas consigam a redução;não desistir do desenvolvimento profissional,investir sempre na equipe e na empresa.

    - Tipos de Gestores:
    Competitivo: procurar sempre alcançar seus objetivos mesmo que isso implique em sacrificar seus subordinados. Costuma na maioria das vezes alcançar suas metas e ser sempre otimista,eficiente. Mas,tem dificuldades em limitar,escultar sua equipe quando preciso.
    Soberano: Tem dificuldade para delegar,por isso acaba tornando sua equipe e sem autonomia.
    Herói: Afiado na liderança e determinado em motivar seus colaboradores. Sabe equilibrar decisões e é uma peça rara no mercado de trabalho.

    - Habilidade de gerenciamento:
    Quando você aplica um projeto em seu trabalho,na sua casa ou vida, você para de reinventar roda,o projeto ensinará como você tornar mais eficiente o uso dos recursos para gerar melhor resultado no menor período de tempo. Ao final de cada projeto,você captura as melhores práticas e lições aprendidas.

    ResponderExcluir
  15. Gleyce Hellen 2° MA // ADM

    - Planejamento: É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações que ajudam na tomada de decisões antecipadamente. O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
    Planejamento é a constante busca por um ponto de vista único e inovador, um ponto de convergência, que conecte consumidores a marcas. Planejar é usar intuição e criatividade, para transformar informação em ideia. Planejamento pra mim é a arte de olhar pras pessoas, e entender cada uma de suas opiniões

    - Erros dos gestores: Os erros entre os gestores é muito comum pela autoconfiança em excesso e por achar que por ser superior tem mais capacidade do que qualquer outra pessoa com o cargo inferior. Segue uma pequena lista dos principais erros cometidos:
    *Mostrar a todos quem está no comando;
    *Considerar que você sabe tudo;
    *Não se permitir ser humado;
    *Não dedicar tempo para conhecer seu time;
    *Ambição em excesso;
    *Pensar que o funcionário não sabe lidar com a verdade;
    *Culpar os gestores superiores;
    *Achar que as pessoas tem sorte por estarem empregadas;
    *Eliminar incentivos;
    *Presumir que todas as pessoas são iguais.

    - Liderança: É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-as em uma equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
    Liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum, é um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo.

    ResponderExcluir
  16. Ulisses Gomes 2º/NC

    *C.H.A.

    O C.H.A.é uma abreviação das palavras:competência,Habilidade e atitude,Essas são as 3 características que um bom gestor deve possuir,é como se fosse o corpo do ser humano,se faltar alguma parte, o corpo não funciona corretamente e sente a necessidade funcional da parte que está faltando,o mesmo acontece com um gestor,se ele não tiver competência de nada valerá sua habilidade,se ele tiver habilidade e não competência de nada valerá suas atitudes e assim sucessivamente,são nessas pequenas coisas que fazem um gestor ter sucesso em uma empresa e assim o mercado de trabalho estará sempre de portas abertas para quem possuir tais conhecimentos,pra que competência? um gestor que não é competente não é confiável pelos funcionários e pelo seus superiores,no caso da habilidade ela é essencial por quem sem tais habilidades ele não poderá exercer tais funções e em relação as atitudes,um bom gestor deve possuir atitudes,para não deixar o ambiente de trabalho na mesmice,são por essas es outras razões que o C.H.A. é tão importante.

    O que é administração?

    o Conceito mais simples para essa pergunta, é que a administração é você trabalhar usando pessoas,ou usar pessoas para cumprir certos objetivos,mais não para por ai,esse conceito vai muito mais além,devemos sempre lembrar das áreas que abrangem,como o marketing,contabilidade,RH,finanças e muitas outras,a administração surgiu com a necessidade das empresas de organizar modos de produção,funcionários,layout e muitas outras coisas,que com o tempo foram se consolidando e indo para o seu devido lugar,Fayol foi o primeiro a definir as funções administrativas que um administrador deve exercer: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar,essas foram as funções definidas por ele,lembrando que administrar divide-se em partes,tem pessoas que possuem habilidades técnicas que são habilidades operacionais básicas,humanas:que é habilidade de lhe dar com pessoas e conceituais: que são habilidades de pessoas de cargo alto dentro nas empresas,todas essas habilidades são essenciais no mundo administrativo.

    *Os erros cometido pelos gestores

    Assim como no mundo administrativo existem gestores de qualidade,também existem gestores que cometem erros,e são esses erros que muitas vez leva a empresa a ser deficiente nos processos produtivos,essas erros são divididos em 10,o primeiro erro é aquele chamado de insensível aos outros,é aquele gestor que não se sensibiliza com os seus funcionários,o segundo erro,é chamado de frio,distante e arrogante,esse erro é o mais comum,não são todos os gestores que cometem,mais existem vários casos no dia dia das empresas,que muitas vezes chega a parar na justiça,um gestor que possui esse erro normalmente ele não se comunica muito com os funcionários é distante e não sabe tratar bem as pessoas,o terceiro erro é a quebra de confiança,um exemplo é quando você fala algo pessoal ao seu gestor e ele sai espalhando pra todo mundo é o chamado fofoqueiro,o quarto erro é o ambição em excesso,esse erro é cometido quando o gestor não dar oportunidade das pessoas ao seu redor crescer,ele só pensa nele mesmo,o quinto erro se caracteriza na dificuldade do gestor negociar,seja com clientes ou com funcionários,o sexto erro é cometido quando um gestor é incapaz de montar uma equipe ou incapaz de comanda-la,o sétimo erro acontece quando o gestor não tem capacidade de selecionar as pessoas certas para ingressar ou fazer parte de um grupo dentro da empresa,ou seja ele não é capaz de seleciona-las com o intuito de cumprir metas, o oitavo ocorre quando
    o gestor não pensa estrategicamente,ele deixa as coisas rolarem, o nono erro é cometido quando o gestor não tem a capacidade de liderar com um estilo diferente,tornando o ambiente de trabalho uma mesmice,e por ultimo é o erro de dependência,ele acontece quando o gestor só lidera com ajuda de pessoas na hora de tomar decisões,pois o mesmo não é capaz de toma-las por si próprio.

    ResponderExcluir
  17. Victória Nascimento 2° NC- Administração

    FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

    Planejamento: o planejamentos tem dupla função o objetivo de definir o que deve ser feito e o plano de como deve ser feito. os objetivos são resultados.
    Organização: fazem uso para alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente.
    Liderança: Três elementos podem ser destacados nessa definição de liderança - pessoas, poder e influência. É dirigir e ter influência no comportamentos dos membros das organizações levando-os a realização de determinados objetivos.
    Controle: informações sobre a execução das atividades organizacionais e torná-las consistentes com as metas estabelecidas nos planos e objetivos.

    OS PAPÉIS GERENCIAIS DE MINTZBERG

    Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: símbolo, líder e ligação(contato).
    Papéis de Informação
    Os papéis de informação estão relacionados com a aquisição e transmissão de informações, de dentro para fora da organização e vice-versa.
    Papéis de Decisão
    Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendedorismo, alteração, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.

    HABILIDADES GERENCIAIS (segundo Katz)

    Habilidades Técnica: A habilidade técnica relaciona-se com a atividade específica do gerente. Os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade fazem parte de sua habilidade técnica.
    Habilidade Humana: A habilidade humana abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes.
    Habilidade Conceitual: Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.

    ResponderExcluir
  18. vinicius eustaquio da silva, mat:01092887 2° modolo NC

    HABILIDADES

    ter habilidades é ser capaz, acima do instruido, ate aquele que houver lido e presenciado sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na pratica com êxito. a habilidade hoje seria um indicativo de capacidade, praticamente na produção de soluções para um problema especifico.


    LIDERANÇA

    a liderança é um termo muito importante para os gestores devido ao papel fundamental que os lideres representam na eficacia do grupo e da organização. os lideres são responsavelpelo sucesso ou fracasso de suas organizações liderar é muito complicado, acho que um lider ele não pode ser temido ou amado um lider tem que ser respeitado dessa forma toda sua organização vai compreender com o lider

    COMPETITIVIDADE

    a competitividade é a caracteristica ou capacidade de qualquer organização em cumprir suas atividades com mas eficacia que outras pessoas ou ate mesmo de outras organização competidoras, fica com aquela capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve no mercado objectivo.



    ResponderExcluir
  19. Fabio carneiro dos santos 2°/NC

    LIDERANÇA
    O líder ele é o alfa sabe como atrair as pessoas e influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos ele determina as providências para seu grupo. Existem pessoas que se destaca com o seu jeito o seu modo de agir rapidamente com sua determinação sem possui cargo de liderança já vem de nascença é o tipo de líder nato, e tem os que exercem cargos em organização e cargo de autoridades são os lideres escolhidos para determinada função. O líder tem que ter o controle nas suas decisões para não ser tão explosivo saber processar bem a tarefa lhe passada. Ter atitude e conhecer os sentimentos de seus subordinados e ouvir suas opiniões.
    Existem três tipos de liderança
    Autocrática suas diretrizes são rígidas sem participação do grupo, democrática as diretrizes são discutida com o grupo e liberal é a Bangu no popular, liberdade total para o grupo.
    CHA
    Competência tem que ter arte do conhecimento a experiência de vida de que você já passou por determinada função, e tem a capacidade de decidir com mais rapidez. Habilidades que você aprende no decorrer da profissão com cursos formação técnica e habilidades adquiridas em longa carreira profissional que faz de você um pesadelo para o concorrente. Atitude quer dizer que você tem que ser humilde saber ouvir as opiniões de todos ter diálogos com seus companheiros e saber se impor na hora certa.
    TIPOS DE GESTORES
    De alto escalão é o que decide faz a mudança na organização. Media gerência colocar em pratica as mudanças criadas pelos superiores. Gestores de primeira linha onde a acontece tudo onde sai toda produção. E tem os lideres de equipe é quem escuta todo o bafafá o que esta ruim e boa é que incentiva toda equipe e colocar o animo de todos para cima onde colocar o CHA em pratica.

    ResponderExcluir
  20. vitória régia_2MA
    Controle
    Monitorar o progresso rumo à conquista do objetivo e tomar ações corretivas quando necessário. Bom todo gestor deve tomar suas decisões determinadas, pois não é proveitoso haver erros então é uma grande responsabilidade e deve haver padrões e assim por diante tem os cumprimentos dos objetivos para poder ter desempenho no meio organizacional da empresa.

    Gestão
    Possui executivos de alto escalão que é o executivo estratégico que pode ser definido como: CEO onde decide a organização , diretor de operações, diretor financeiro e diretor de informática, possui também a média gerência, gerência nacional, regional que questiona os sistemas táticos e os coloca em prática, gestores de primeira linha, líderes de equipe operacional dentro do chão de fábrica, todos estão incluídos no sistema (CHA). Exemplificando todos os gestores estão em variáveis setores da empresa ao todo.

    Organizar
    Organizar onde as decisões serão tomadas, todo gestor deve ter as boas ferramentas para o planejamento da empresa em todos os aspectos, deve também definir e especificar os indicadores para saber onde está os melhores aproveitamentos em todos os setores, deve ter uma visão abrangente para poder determinar e decidir os padrões para fazer boas mudanças quando necessário, abranger também as funções dos funcionários e ter uma visão holística da empresa para fazer uma gestão bem proveitosa.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Pedro Gomes Costa 2º/NC


    → VANTAGENS COMPETITIVAS

    Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa de agregar maior valor que outras empresas do mesmo produto. Uma determinada empresa pode ter vantagem competitiva, ou não, sobre outra empresa que atue no mesmo mercado ou no mesmo setor de negócios. Um exemplo de vantagem competitiva pode ser a ausência de concorrentes. A vantagem competitiva procura isolar as características de oportunidades únicas de produtos-mercados que darão à empresa forte posição competitiva. Ela deve ser capaz de reter para a empresa o valor agregado que criou. Uma vantagem forma a base para o sucesso corporativo.

    Alguns exemplos de vantagens competitivas são:
    - A marca, que é conhecida do público, nas embalagens, nos rótulos, na publicidade em geral;
    - A localização da empresa, pois esta pode melhorar o seu funcionamento, através de melhores vias de comunicação e transporte, assim como poderá facilitar o acesso aos funcionários da empresa;
    - O preço, que é um dos principais fatores a ter em conta por parte dos clientes, quando têm de comprar um artigo.

    → HABILIDADES DE GERENCIAMENTO

    No mundo competitivo, a importância de ser um diferencial é essencial para os gerentes que querem se atuar no mercado de trabalho.
    Para que você possa romper as barreiras de sucesso em sua carreira, você deve manter um papel de liderança de sucesso e se tornar um líder eficaz. Você deve desenvolver suas habilidades de gerenciamento e influenciar os outros a trabalhar junto a você, alcançando metas e objetivos.

    Liderar pelo exemplo: Uma das qualidades mais importantes de um líder eficaz é saber respeitar e ser respeitado. É o modelo mais básico e direto no papel da liderança. É muito importante saber que líderes são constantemente observados, por isso deve-se ter consciência do impacto das suas palavras e gestos para as pessoas ao seu redor.

    Qualidade de integridade: Talvez a qualidade mais importante e respeitada de uma pessoa em um papel de liderança é a integridade. É a qualidade mais necessária e mais admirada as pessoas, mas especialmente do líder eficaz com competências de gestão. A confiança é a qualidade que une todos os relacionamentos.

    Um líder eficaz tem visão clara: O líder eficaz começa sempre com as "necessidades" da situação. A característica mais comum de liderança, ao longo dos tempos, é que os líderes tem "visão". Os líderes tem a capacidade de articular essa visão de tal forma que todos ao seu redor podem ver e entender onde eles estão indo.

    → TIPOS DE GESTORES:

    Executivos de alto escalão - Tem como objetivo desenvolver comprometimento e envolvimento dos funcionários; Criar um contexto para mudança; Criar uma cultura organizacional positiva usando a linguagem e a ação; Monitora seus ambientes de negócios.

    Média gerência - Sempre planeja e aloca recursos parar cumprir objetivos; coordenar e interligar grupos, departamentos e divisões; Monitora e gerencia o desempenho de subunidades e de gerentes que se reportam a ele; Implanta mudanças ou estratégias criadas pela gerência superior.

    Gestores de primeira linha - Gerencia o desempenho dos seus subordinados; Encoraja, monitora e recompensa o desempenho dos funcionários; Ensina os funcionários iniciantes a exercer suas funções; Prepara cronogramas detalhados e planos de operação.

    ResponderExcluir
  22. Bruno Rafael 2° MA

    Oque é Administra?
    Com tantas teorias que contribuirão para evolução da Ciência Administrativa todas elas voltadas para um objetivo em comum. Bater metas e alcançar objetivos através de outros.

    C.H.A
    O mercado de profissionais da administração é muito competitivos, para você obter seu lugar de destaque é necessário ter 3 características: competência,habilidade e atitude.Esse é o grande diferencial que o mercado exige.

    Principais Erros dos Gestores
    A incapacidade de delegar poderes(tarefas) é um dos principais erros dos gestores,Essa incapacidade deixa o gesto sobrecarregados e diminui a produtividade de seu ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Hugo Alves 2ºMA/Administração

    Planejamento / Organização / Liderança / Controlar
    Planejamento: Determinar metas organizacionais e os meios de atingi-los. É necessário traçar um plano de ação para chegar um determinado fim. Planejar é diferente de sonhar.
    Organização: Decidir quais ações serão tomadas; quem exercerá quais funções e tarefas; quem vai trabalhar para quem .
    Liderança: Está relacionada com a ação, e tem muito a ver com as pessoas. O líder precisa servir de inspiração para o operariado, além de saber motivar o mesmo.
    Controle: Monitorar o progresso rumo à conquista do objetivo e tomar ações corretivas quando necessário.

    O que as empresas procuram nos gestores?
    As empresas procuram as seguintes características:
    Habilidade conceitual: Requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas.
    Habilidade técnica: É a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade.
    Habilidade humana: É a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes. Facilidade de relacionamentos interpessoal e grupal.
    Motivação humana: Ímpeto que leva o ser humano ao movimento. É uma mescla entre razão e emoção que se concentram para alcançar algo.

    O que é administrar?
    Realizar o trabalho por meio de outros com eficiência e eficácia. Ou seja, atingir com ou não otimização de recursos, dependendo da situação.

    ResponderExcluir
  24. Samuel Marcos Botelho Leite 2° MA/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

    Vantagens Competitivas

    A vantagem competitiva são ganhos, privilégios, benefícios e superioridade que uma empresa possui, em relação as suas concorrências, normalmente demonstrado pelo seu desempenho de lucratividade superior de sues concorrentes.

    Exemplos de vantagens competitivas:

    A marca: Devido a competição, as empresas investem em publicidade e propaganda, tornando a marca conhecida e valorizada.
    O preço: É um dos fatores mais importante que o cliente leva em consideração na hora da compra. Por isso, as indústrias procuram economizar e otimizar os recursos, tornando o produto mais barato.
    A qualidade do produto: Além do preço, o cliente procura um produto de qualidade, sendo assim, as empresas investe na qualidade do produto, tornando a marca diferente da outras de “segunda linha”.

    Inovação

    A inovação pode ser descrita como uma ideia, método ou objeto criado com o intuito de parecer diferente ou novo, em relação aos padrões anteriores. Embora atualmente seja muito relacionado como uma invenção, a inovação também é utilizada no ramo das empresas.

    Exemplos de inovação:

    Tecnologias: Uma empresa que sempre está a par das novidades tecnologias, terá um diferencial das outras, pois nunca irá ficar parada no tempo, como é o caso de alguns empresas atualmente.
    Inovação nos produtos: Uma empresa que sempre tem uma novidade no produto ou nela própria, chama mais a atenção do cliente, pois, as pessoas gostam de novidades nos produtos. Por exemplo:
    Os celulares: A indústria de celular sempre está inovando, lançando a cada mês um celular melhor que o outro, com mais tecnologia, acessórios, aplicativos etc.

    O que é administração?

    “Administração é o ato de realizar o trabalho por meio de outros, com eficiência e eficácia”.
    A administração, também pode ser definida como o ato de gerir, liderar, comandar ou governar negócios particulares ou públicos. Para ser um bom gestor, é necessários saber planejar, organizar, liderar e controlar. Essas qualidades de um administrador, fazem um grande diferencial na tomada de decisões de uma empresa.

    ResponderExcluir
  25. Nemias Araújo 2º NC

    TIPOS DE GESTORES
    Os gestores podem ser divididos de acordo com a função que possuem dentro da empresa. Executivos de alto escalão (CEOs e Diretores), Média Gerência (Gestor de fábrica,gestor regional,gestor de divisão), Gestores de primeira linha (gestor de escritório, supervisor de turno, gestor de departamento) e Líderes de Equipe, são os tipos de gestores. As responsabilidades consequentemente serão diferentes para cada 'nível hierárquico'.
    Os executivos de alto escalão, por exemplo, que serão os CEOs e Diretores, terão como responsabilidade fazer com que os funcionários se envolvam no projeto criado, além de fazer o monitoramento do ambiente de trabalho, garantindo que a cultura organizacional implementada por ele surta efeito positivo dentro da empresa. Já os Líderes de Equipe possuem responsabilidades diferentes (Ex.: facilitar as relações dentro da equipe tornando o ambiente agradável proporcionando aos funcionários tudo o que for necessário para a melhora do desempenho, além de gerenciar as relações externas) porém de fundamental importância para que o gestor de 'nível hierárquico' superior consiga atingir os objetivos em prol da empresa.

    HABILIDADES DE GERENCIAMENTO
    De acordo com o nível de gerenciamento que é ocupado pelo gestor, uma determinada habilidade pode se apresentar de maneira mais ou menos importante. As habilidades são definidas como: Habilidades Técnicas (forma como uma atividade é compreendida, é o "saber fazer", ter conhecimento a respeito da tarefa), Habilidades Humanas (conseguir obter resultados através de relações interpessoais), Habilidades Conceituais (conseguir tornar a relação harmoniosa, utilizando um ponto de vista mais amplo do conjunto com o qual se trabalha. Além das habilidades, um fator de extrema importância é a Motivação para Administrar. Sem essa motivação, mesmo que o indivíduo possua todas as habilidades citadas acima, é muito provável que o sucesso não seja atingido.

    ERROS COMETIDOS PELOS GESTORES
    Insensível aos outros - São gestores que não estão atentos ao que os funcionários estão pensando, se sentindo em relação a empresa.
    Frio,distante,arrogante - O funcionário rende mais quando tem uma relação boa com seus superiores. Adotando esse tipo de comportamento, o gestores vão criar uma espécie de barreira entre os funcionários e ele, o que é ruim para o bom andamento da empresa.
    Excesso de Gerenciamento - O gestor assume pra si mais responsabilidades do que deveria, é incapaz de delegar funções ou montar uma equipe.
    Diversos outros erros são cometidos pelos gestores, como por exemplo: ambição em excesso,problemas de desempenho específicos com o negócio,incapacidade de escalar equipe de forma efetiva,ser dependente demais de um defensor, ser incapaz de pensar estrategicamente.. Cabe ao gestor conseguir identificar e minimizar ao máximo esses erros.


    ResponderExcluir
  26. Pietro Iumatti 2º NC

    C.H.A. - PLANEJAMENTO - CONTROLE

    Não é de hoje que a maior 'arma' que possuímos é o conhecimento. Mas não só um saber de uma coisa ou outra, e sim da capacidade de centrar e agregar várias culturas numa única ideia principal. E com isso, - e também com o advento da tecnologia - as empresas do mundo moderno, passaram a exigir maior competência dos funcionários, tanto do topo da pirâmide quanto do operariado. Tudo em busca do mais eficiente e não mais do eficaz. Todavia, é preciso maior praticidade e inovações nas ações dos trabalhadores para atingir os objetivos de forma mais eficiente, otimizando tempo e recursos. Ou seja, o trabalhador deve aprender a realizar suas diversas tarefas no período mais curto e de forma mais prática e eficiente possível. Se tornando um funcionário multinível. A partir daí criasse, então uma nova demanda das empresas de buscar habilidades capazes de realizar de forma eficiente essas ideias. Porém essas aptidões não surgem do dia para a noite, é preciso tempo para lapidá-las que só aparecem com a experiência e vivenciação da vida. Por outro lado, necessitasse uma maior atitude e proatividade dos funcionários. Afinal do que adiantaria um bom conhecimento e uma ótima habilidade sem a coragem e a busca por novos desafios? Saber conciliar o pensamento com a competência de fazer certo e ter a determinação de correr riscos é o essencial para se ter sucesso na carreira. Portanto ser ousado é fundamental para ser um empreendedor completo, pois é nas dificuldades que aparecem as melhores oportunidades.

    No mais, é imprescindível que haja um planejamento estratégico da empresa e, por que não do trabalhador. Pois são esses planos que nortearam por qual caminho devem seguir para alcançar melhores resultados, obter mais recursos e prever acidentes. Nesse processo de organizar as ideias e analisar os riscos do ambiente (tanto interno, quanto externo) que cercam a empresa, a tarefa de tomar decisões importantes fica mais fácil, pois o administrador terá todas as informações úteis e necessárias para orientar o quê fazer em um momento de crise, por exemplo. O planejamento também permite correr certos perigos, já que buscar o desconhecido se faz tão necessário no mundo atual em que a cada dia surge novos desejos dos consumidores e com um planejamento certo, a empresa poderá até prever isso.

    Mas além de planejar, é preciso ter um controle sobre as ações. Saber direcionar a execução das metas do planejamento é fundamental para atingir os clientes alvos. Também sempre acompanhar de perto tudo o que acontece, avaliando e monitorando cada passo das atividades. Pois trará informações preciosas que servem para mensurar o alcance da ação e trazer um feedback dos clientes sobre o desempenho da operação.





    ResponderExcluir
  27. Aluno: David Viana Leite
    Turma: 2ºMA
    Curso: Ciências Contábeis



    3 Principais Pontos Estudados:

    1. O que as empresas buscam nos gestores?

    Para ser um gestor valorizado pelas empresas o administrador precisa executar seus papéis desenvolvendo e fazendo o uso da:

    Habilidade técnica: está relacionada com a execução do trabalho, é a maneira pela qual se domina determinado tipo de atividade (saber fazer). Segundo Chiavenato “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação”, essa habilidade é muito importante para os gerentes de primeira linha e trabalhadores operacionais.

    Habilidade conceitual: é desenvolvida na vida acadêmica e exige maior conhecimento, essa habilidade é importante para manter a visão da organização como um todo (visão olística), influenciando na administração da empresa. Segundo Chiavenato “ consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total [...]”, é necessária para o presidente, CEO e proprietário da empresa.

    Habilidade humana: é a capacidade de trabalho em grupo com eficiência e eficácia, se refere a facilidade de relacionamento interpessoal. Segundo Chiavenato “ [...] consiste na facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”, administradores com essa habilidade bem desenvolvida se desenvolvem bem em equipe e são líderes eficientes.

    Motivação para gerenciar: motivação se refere à necessidade do indivíduo, que se dirige a um objetivo, pode ser intrínseca ou extrínseca, com isso o gestor deve oferecer às pessoas políticas de reconhecimento e remuneração, reconhecimento do trabalho, possibilitar desenvolvimento de carreira, para que o funcionário atinja seus objetivos pessoas – segundo Maslow necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, autoestima e autorealização - e profissionais (dedicação, pontualidade, esforço etc).

    2. Funções da Administração:

    Planejar: determinar metas organizacionais e meios (recursos) de atingi-las, é um aplicação do processo decisório, envolvendo quais decisões devem ser tomadas para as metas e os propósitos serem alcançados.

    Organizar: decisões que serão tomadas através de ferramentas/indicadores, define quem deve realizar cada tarefa, como essa tarefa deve ser feita, o que é preciso para ser realizada, ou seja, a divisão do trabalho com suas respectivas atribuições e líderes (hierarquia).

    Liderar: inspiração e motivação, comunicação entre os clientes e funcionários. Envolve a influencia do líder sobre os funcionários, para atingirem os objetivos/metas planejadas.

    Controlar: monitorar o progresso rumo à conquista de objetivo e tomar ações corretivas quando necessário, ou seja, acompanhar as atividades para garantir a correta execução do planejamento e evitar possíveis erros durante esse processo.

    3. Erros cometidos pelos gestores:

    Muitos gestores adotam um estilo de liderança autocrática, causando um péssimo clima organizacional a empresa, alguns erros cometidos pelos gestores são:
    - Ambição em excesso;
    - Excesso de gerenciamento;
    - Frio / arrogante;
    - Insensível aos outros;
    - Quebra de confiança;
    - Problemas de desempenho com o negócio;
    - Incapacidade de escalar equipe.

    ResponderExcluir
  28. Patrícia Miranda 2° MA/Administração

    HABILIDADES:
    Habilidade Técnica: é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade.
    Habilidade Humana: é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.
    Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

    TIPOS DE GESTORES:
    Executivos de alto escalão: tem como responsabilidade desenvolver comprometimento e envolvimento nos funcionários, criar um contexto para mudança, criar uma cultura de organizacional positiva usando a linguagem e a ação e monitorar seus ambientes de negócios.
    Media Gerência: Planejar e alocar recursos para cumprir os objetivos; coordenar e interligar grupos, departamentos e divisões; monitorar e gerenciar o desempenho de subunidades e de gerentes que se reportam a ele; implementar mudanças ou estratégias criadas pela gerência superior.
    Gestores de primeira linha: gerenciar o desempenho dos seus subordinados; encorajar , monitorar e recompensar o desempenho dos funcionários;ensinar os funcionários iniciantes a exercer suas funções; preparar cronogramas detalhados e planos de operação.
    Lideres de equipe: Facilitar o desempenho da equipe; gerenciar as relações externas; facilitar as relações dentro da equipe.

    FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
    Planejamento: determinar as metas organizacionais e os meios de atingi-las.
    Organização: decidir onde as decisões serão tomadas; quem exercerá quais funções e tarefas e quem vai trabalhar para quem.
    Liderança: o líder precisa servir de inspiração e motivar os funcionários, pois um líder precisa ter uma boa comunicação com seus clientes e funcionários

    ResponderExcluir
  29. vania matias da silva 2ºMA administração
    tipos de gestores
    conceitual-capacidade de ver (e agir)a organização como um todo requer a capacidade de pensar estrategicamente fundamental na gestão de topo
    humanas-capacidade de trabalhar com outras pessoas quer individualmente quer também como um membro integrado de uma equipe fundamental na gestão de topo.
    técnicas-compreensão proficiencia de tarefas específicas (métodos,técnicas,outros conhecimentos)tem menor peso na gestão de topo.

    liderança-é a arte de comandar pessoas,atraindo seguidores e influenciando de formma positiva mentalidades e comportamentos ,pode haver um lider nato ou adquirido.

    planejamento-e a organização são importantes para o sucesso de uma empresa ,planejamento também é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade ,avaliar os caminhos ,constituem um referencial futuro.

    ResponderExcluir
  30. Gerlane Justino 2° MA / Administração

    Eficiência e Eficácia
    Eficiência: esta na otimização dos recursos aplicados, e atingir esses objetivos da produtividade, e qualidade dos produtos e serviços prestados da melhor forma com a economia de recursos , sem detrimento da produtividade. Ela consiste em realizar um trabalho, que atinja totalmente o resultado concluído que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado , é fazer corretamente as coisas . Cumprir tarefas e obrigações. Eficácia : fazer as coisas certas , e obter resultados . O ideal seria a aliança entre as duas formas de agir , tanto para o profissional como da própria empresa. Para garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.
    Planejar
    Estabelecer os objetivos da empresa especificando as formulas como serão alcançadas . Partes de uma sondagem do futuro e desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas . É a primeira das funções já que servira de base das outras funções . O planejamento envolve determinação no presente, para o que se espera no futuro da organização envolvendo quais as decisões deveram ser tomadas , para que as metas e propósitos sejam alcançados e suas metas como serão alcançadas e quais seus propósitos e objetivos .
    Controlar
    Estabelecer medidas de desempenho que permitam conseguir que as atitudes empregadas são mas compatíveis com o que a empresa espera . O controle das atividades desenvolvidas permitem maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditas . A organização devidamente organizada lidera . É preciso que aja o acompanhamento das atividades a fim de se garantir, a execução do planejamento e a correção de possíveis desvios . Hoje em dia é necessário o empenho para realizar todas as funções , mesmo que seja apenas para o controle de suas rotinas diárias .

    ResponderExcluir
  31. Rayanna Mayara Ferreira lima turma 2MA
    Matricula: 01087133

    Fundamentos da administração 2


    Conceito de Organizar ,Planejamento ,eficiência e eficácia .
    As Organizações desenvolvem o conhecimento, é o processo de decisão que serão tomadas e quem exercerá uma ou mais tarefas, os objetivos do administrador na organização deve ser: Eficaz, ou seja, aquele que define corretamente o objetivo adequado a ser alcançado, pois Eficácia é fazer a coisa certa, ou seja, é um Fator Qualitativo. Eficiente, ou seja, aquele que obtém produtos e serviços (atividade-fim) com o menor volume de recursos necessários (meios)otimizar recursos , ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo , Exemplo de eficiência e eficácia : ( João e Maria precisavam comprar 4 tipos de frutas na feira. João comprou 4 tipos e gastou R$ 5,00; Maria também comprou os 4 tipos e gastou R$ 4,00.
    Ambos foram eficazes; mas Maria foi mais eficiente que João (utilizou menos recursos para alcançar a eficácia) enquanto João foi eficaz chegando ao mesmo objetivo que Maria porém não otimizando recursos )o bom Administrador é aquele que conduz seu grupo com eficiência até o destino almejado, cumprindo as metas traçadas no planejamento, Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.É projetar seus objetivos e ações futuras, através de algum método, plano ou lógica. Planejar o quê? O produto a ser produzido, o serviço a ser prestado, o alvo a ser atingido, A rota a ser trilhada. Organizar O que é? É o processo de determinar o trabalho, a autoridade e os recursos, entre os membros de uma Organização, de modo que possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma, As funções do Administrador na Organização é liderar (dirigir, coordenar e comandar) É o ato de dirigir, influenciar e motivar o grupo a realizar as tarefas essenciais para se atingir os objetivos pretendidos. Quem? Gerente de Produção, Chefe de montagem, Diretor de Marketing, Supervisor de Área, Presidente da Corporação, Vice-Presidente de Logística, etc. Ou seja, em outras palavras, uma organização será qualquer grupo social formado por pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem no marco de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos. O traço essencial de qualquer tipo de organização que se deve observar para que exista e depois subsista, é a de que as pessoas que a integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no lucro dos objetivos propostos que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com sua missão.




    ResponderExcluir
  32. Tassia Alves de Araujo França 2ºMA /Administração

    Liderança-Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. A liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar quando é responsável pelo desempenho de um grupo. Só existe liderança quando os liderados seguem o líder espontaneamente, esse consentimento pode depender da crença na validade da missão que o líder propõe ou no desejo de receber uma recompensa prometida pelo líder. Quanto mais pessoas consentem em seguir o líder maior será a sua área de influencia e a partir dessa influencia se pode medir a grandeza desse líder. Desta forma podemos destacar 3 tipos lideres, os que arrastam multidões, os que interpretam multidões e os que representam a multidão. Liderança as vezes parece ser definida como uma virtude ou qualidade singular que tornam algumas pessoas diferentes por terem a capacidade de influenciar outras pessoas, no entanto liderança não pode apenas ser definida como um atributo mas também por uma combinação de elementos.
    Planejamento-O processo de planejamento é a ferramenta de uma organização para administrar as relações com o futuro, em que é necessário um processo de decisões que de alguma forma procuram influenciar o futuro ou que serão colocadas em pratica no futuro, Essas são chamadas decisões de planejamento. A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento reflete da inteligência, onde a inteligência pode ser desenvolvida por meio da educação e da experiência. O processo de planejamento compreendi 3 etapas principais e cada uma dessas etapas é um processo decisório entre si. São elas: Onde as decisões serão tomadas,quem exercerá tais funções e tarefas e quem vai trabalhar para quem, cada uma dessas decisões comportam erros e acertos que dependem das competências do planejador e de outros fatores como a disponibilidade de informações.
    Controle-O processo de controle está ligado à realização de objetivos e para realizar os objetivos é necessário dispor de informação, uma das palavras que poderia definir esse processo seria a COMPARAÇÃO, pois uma das suas finalidades seria a de informar o que se deve fazer para garantir um objetivo. O processo de controle produz e usa informações para tomar decisões. Essas informações e decisões de controle permitem manter qualquer sistema orientado ou focado para o objetivo.O processo de controle permite informar sobre quais objetivos devem ser atingidos, informar sobre seu desempenho em comparação com os objetivos e o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos. Ou seja, o objetivo se torna o padrão do controle. As etapas do processo de controle e dos sistemas de controle são: Definição de padrões de controle, aquisição e informações, comparação e ação conetiva e recomeço do ciclo de planejamento.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Cássio Ferreira 2ºMA/Administração

    Tipos de Gestores.
    Dentro do campo de gestão administrativa não é incomum haver
    diversos tipos de gestores diferentes dentro uma empresa,ate
    mesmo de um setor da empresa, mas com características em comum
    se pode traçar os perfis de cara gestores, pela função que possuem
    e ate classificá los.
    O Gestor de alto escalão objetiva desenvolver eficiência e
    comprometimento de seus funcionários, eles são de alto cargo
    hierárquico (Diretores,Gerentes) onde iram coordenar os seus
    funcionários a partir do plano proposto, é quem decide e monitora
    o local de trabalho e seus ambientes.
    O Gestor de primeira linha tem o papel mais especifico de gerenciar
    o desempenho dos funcionários, onde utiliza a estratégia de incentivo,
    recompensa tanto financeiras como significativas é o famoso gestor de
    escritório.
    O Gestor líder de equipe são os mais particulares pro exercerem, maioria
    dos casos, um dom natural e liderar, ele que vai facilitar, representar e
    ter a confiança da equipe.

    Planejamento.
    Um ponto crucial para qualquer administrador competente é traçar um
    plano/projeto.. como já se deduz, planejar. O administrador para planejar
    ele necessita de itens básicos como competência, conhecimento, estrategia,
    persistência e paciência. Existe o planejamento tático que visa a função
    estratégica, o que não pode ser deixado de lado por nenhum gestor que tem
    que ter uma visão do futuro, tem que saber o melhor não para agora, e sim
    o melhor para amanhã, para daqui a 1 ano, para daqui a 10 anos, tem que ser
    eficiente e calculista, ter uma estrategia de marketing, fazer fazer o feedback,
    sempre objetivando de maneira segura os objetivos da empresa.

    Inovação.
    Inovar nada mais é ter ideias novas, projetos novos, tecnologias novas..
    é ter algo novo. A inovação,de qualidade, é uma arma poderosíssima paras
    as empresas, podendo dar vantagens no mercado sobre os concorrente, com
    isso todo gestor está sempre a procura de novos pensamentos, novos projetos
    inovadores. A inovação mais impactante no mercado sem duvidas é a inovação
    radical onde o conceito do produto muda drasticamente, normalmente por meios
    de novas tecnologias mas também podem ser tratadas como melhorias,
    onde acontece o aperfeiçoamento do produto.

    ResponderExcluir
  37. Cleiceane Vital - 2 NC

    O que é administração?

    É você realizar e tomar decisões com os recursos disponíveis e trabalhar com e atrvés de pessoas para atingir os objetivos propostos. Administrar é também um ato de planejar, organizar, liderar e controlar. É um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas. Administrar, é acima de tudo, olhar para além das possibilidades e buscar possíveis resoluções.

    Segredo da liderança

    O segredo da liderança bem-sucedida é a comunicação. Quando bem administrada, oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo a responsável pelo desenvolvimento humano da organização. Tudo que é construído ou destruído, é pela comunicação ou falta dela. Ou seja, a comunicação é elemento fundamental ao sucesso de uma empresa, ela é essencial. Liderar é um ato de encorajar e ajudar os outros a trabalhar com inspiração e motivação, é tratar os outros exatamente da maneira como você gostaria que os tratassem.
    O sucesso do líder depende do desenvolvimento equilibrado de competências técnicas, humanas e conceituais. O líder deve ser ético, acima de tudo, humano. Ter vontade de aprender, prazer em ensinar, exercer influência sobre os outros e ter a capacidade de fornecer uma nova visão sobre nós mesmos.

    Funções administrativas

    São atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados ou esperados nas empresas. As funções administrativas que constituem o processo administrativo são elas: planejar - estabelecer objetivos, criar estratégias para o alcance dos resultados; organizar - é dividir o trabalho, designar as pessoas para suas funções; liderar - é você exercer influência sobre os outros, ter um bom relacionamento com as pessoas. Liderar exige paciência, disciplina, humildade, compromisso e respeito; controlar - é garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.

    ResponderExcluir
  38. Claudiana Paiva 2º NC

    O que é preciso para ser um bom gestor.

    Para ser um bom gestor é necessário ter uma mente aberta, pois irá lidar com vários tipos de pessoas e problemas, saber administrar os conflitos, delegar tarefas, ter um bom relacionamento com as pessoas, saber tirar proveito das qualidades de cada membro. É preciso ter conhecimento sobre as coisas, competência, disposição para aprender e caráter para fazer o diferencial.
    Enfim, o gestor tendo todas essas qualidades terá um bom aproveitamento e uma vantagem perante os demais.

    CHA

    Todos os lideres que quiserem ter o diferencial é preciso ter CHA (Competência, habilidade e atitude), ou seja, Competência para fazer o que se pede, habilidades para lidar com os vários tipos de pessoas e acontecimentos e atitude ou iniciativa para fazer o que se manda. Ele tendo esses 3 tópicos que são importantes, terá uma vantagem muito grande no mercado.

    Erros cometidos pelos gestores.

    Existem gestores que cometem erros grandes ao gerenciar uma empresa. Irei citar alguns que podem prejudicar o desempenho da organização.
    Tem gestores que não sabem lidar com pessoas, são insensíveis, frios, distantes, arrogantes, não sabem trabalhar em equipe, não sabem formar uma equipe e não tem habilidade com as pessoas.
    Tem aqueles que não sabem guardar segredos de pessoas da equipe, quebrando assim a confiança dos seus colaboradores e até mesmo dos seus superiores, não conseguindo guardar assuntos confidências referente a empresa.
    Alguns não tem conhecimentos a respeito de algo relacionado à empresa, por exemplo, assuntos relacionados ao ramos operacional, por acharem que não precisam saber daquele serviço, ou até mesmo menosprezarem.
    Esses erros são mais constantes do que a gente imagina e é por isso que alguns gestores não conseguem se manter no cargo e algumas empresas tem dificuldades de manter o seu negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho comentar um pouco sobre como deve ser o comportamento do Empreendedor, todo empreendedor tem que ser de tudo um pouco; Ser otimista, perseverante e principalmente ter coragem para assumir risco, ariscar colocando suas ideias, criatividade e inovações, um bom empreendedor busca o melhor para sua equipe, busca está atento ao que o mercado oferece ou seja tem que ser bem informado ,conhecer seus produtos, seus fornecedores e principalmente seus clientes ,sabendo qual suas necessidades o que ele espera do seu empreendimento, se antecipa aos fatos e as necessidades que cada cliente tem ou o que o mercado está esperando.
      Hoje precisamos buscar conhecimento, e sempre está inovando, o mercado exige inovação
      e tecnologia , cada dia algo novo e lançado ,seja em tecnologias ,ou produtos novos mais sempre há algo novo ,

      Excluir
  39. Anselmo Santana dos Santos 2ºNC

    LIDERANÇA

    liderar não se resume apenas em controlar ou ter autoridade como também conectar sua equipe ao objetivo do que se deseja ,e estimular a sua equipe para que se consiga chegar no desejado,fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você esta convencido que deva ser feito,alcançar resultados desejados junto a uma equipe empenhada,dedicada e com espirito de uma equipe vencedora ,liderar é algo conquistado e respeitado por todos que sabem e confiam em sua capacidade e acatam suas decisões .

    PAPÉIS GERENCIAS

    Interpessoal: ser um diferencial um líder ter contato direto com as pessoas do grupo que lidera ,busca sempre aproxima-los pra chegar-se a um objetivo;
    Informacional:esta relacionado a monitorar e passar com clareza e objetivo os interesses da empresa e ajuda no processo de comunicação entre empresa e funcionários;
    Decisional:tem visão seja ela vista como coletiva ou individual ,visa sempre melhorar ,inovar, empreender e acha soluções para situações adversas .

    PLANEJAMENTO

    para se ter sucesso e fazer que as coisas saiam como o esperado,e se necessário haver um planejamento daquilo que se deseja fazer,quando se planeja, a possibilidade de êxito ou seja ,ocorrer tudo perfeitamente como o esperado são maiores ,considerando também que mesmo havendo um planejamento ,se ele não for bem planejado pode acontecer de as coisas não sairem como o esperado devido ao mal planejamento.


















    ResponderExcluir
  40. Jose Guilherme dos Santos Souza
    2º NC

    Planejamento é o processo de identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. Planejar é criar estratégias para conseguir o que se propõe, organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo, planejamento guia e controla todas as etapas na sequencia apropriada. Planejamento é controle de elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizadas para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossivel conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nivel elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha sucesso. Quando se planeja, deve-se ter paciencia e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não compor coisas que fujam do processo ou que perca o foco do que se deseja.

    CHA - CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE: Eu vejo o CHA como uma ferramenta que pode ajudar na implantação da gestão por compentencia.

    O conhecimento. em geral,é oculto, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento oculto em conhecimento explicito em uma organização.

    Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possivel. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A hbilidade, em regra, depende de pratica, treino, erros e acertos. A pratica leva a peferição. Só que quanto mais se sobe na herarquia, mais teorico e menos pratico se fica.

    Atitude está ligada a ação. não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter etitude. Atitude é querer fazer . Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudarem o resultado final seria melhor. Mas para que mudar o que de certa forma está dando certo? Atitude são necessarioas para se mudar paradigmas.

    Competitividade é a caracterisitca ou capacidade de qualquer organização em obter ou cuprir a sua missão, com mais êxito que as outras competidoras, baseando-se na capacidade de satisfazer as necessidaes e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, de acordo com a sua missão especifica para a qual foi criada.

    ResponderExcluir
  41. Vinicius Custodio Barbosa 2º MA / Administração

    Planejamento : é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

    Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento administrativo:
    a)planejamento especial - é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.
    b)planejamento geral - é usado, muitas vezes, de forma permanente.

    Podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:
    1) Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de levar avante a constituição de uma empresa, ou seja, realizar um investimento empresarial.
    2) Projeto Final: como a própria denominação esclarece, deve conter todos os dados(econômicos, técnicos, financeiros, administrativos e legais) para instalação ou
    expansão da empresa na região escolhida.
    3) Implantação do Projeto: significa construir e instalar a empresa de acordo com as
    especificações constantes do projeto final, devidamente aprovado.
    4) Funcionamento Operacional do Projeto: consiste em entrar em pleno desenvolvimento das operações, ou seja, produzir mercadorias ou serviços de consumo para atender ao mercado consumidor.


    Erros comuns dos Gestores : 1)Transformar o trabalho em uma missão impossível
    2)Tirar o foco da linha de frente
    3)Fazer os cortes errados
    4)Fechar-se para novas idéias
    5)Esperar pela recuperação econômica para fazer mudanças
    6)Ignorar os maiores propósitos
    7)Pensar no curto prazo ao fazer cortes
    8)Não pedir a ajuda dos funcionários para ampliar os relacionamentos comerciais

    CHA - Conhecimento , Habilidade e Atitude

    Conhecimento : é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional.É fazê-lo fazer parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser democratizado por toda a empresa. O saber fazer deve ser conhecido de todos, isso é vital para sobrevivência de uma organização.

    Habilidade : é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos.

    Atitude : está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer , é necessária para ocorrer à mudança e para quebrar paradigmas.

    ResponderExcluir
  42. Wilson Joazi
    Matricula - 01066772
    4ºMa Administração

    O que é Planejamento?

    Capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; dialética do saber e poder; capacidade de articular pensamento e ação
    Todos nós planejamos, a rigor, pois sempre que pensamos antes de fazer algo, de certa forma, estamos planejando. O planejamento é decidir o que farei agora e o que farei depois, juntamente a isso, vem as condições para tal. Esse fazer agora e fazer depois implica no exercício de uma relação dialética entre o saber e o poder, assim, articulação entre o que pensamos e o que fazemos.

    Marketing

    É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.


    Empreendedor
    é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como João Carlos Paes Mendoça ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais.
    Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil.

    ResponderExcluir
  43. LIDERANÇA
    Não aprendemos a liderar em uma semana, ou lendo um artigo de revista, ser líder é mais que palavras bonitas, e cabelos arrumados, é preciso ter aspectos diferenciados, ter empatia, auto controle, disciplina, conhecimento de cada papel desempenhado pelo seu liderado, é fundamental para o sucesso na profissão. Deve estar preparado para respostas rápidas, tanto em palavras quando em ações,ser cauteloso e perspicaz, coragem para enfrentar desafios, que diversas vezes parecem impossíveis. Compreender que não realiza nada só, ter confiança na equipe, e conquistar a confiança deles, permitindo que participem de algumas situações. Não deixar a vida secular interferir na profissional, mantendo a calma e atenção. Colocar-se no lugar do próximo, e buscar entende-lo, tentar ao menos conversar. Quando aprendemos a ouvir, falar no momento oportuno, usar a sabedoria adquirida, compreendemos que liderança não é baseada em ordens e regras, e sim no diálogo, confiança e humanismo.


    Habilidades de Gerenciamento
    Todo gestor precisa ser dotado dessas quatro habilidades: técnica, conceitual, humana e ter motivação para administrar. A técnica mostra que o gestor sabe como produzir. Conceitual, sabe como produzir sem detalhes, porém conhece como deve ser feito, e quanto otimizar. A Humana é o coração da "coisa", sem essa habilidade o gestor não conseguirá ter excelentes resultado, cativar o funcionário e ter um bom relacionamento com o mesmo, é indispensável para resultados promissores. E ter motivação para gerir os processos e pessoas, é onde a inteligência e carisma entra em ação, bônus financeiros, descansos, festas, momentos de lazer são recompensas que motivam os indivíduos de uma corporação.

    Competitividade
    As empresas que visão lucro estão em intensa disputa. Querem estabilizar seu "império" e aumentar seu "reino", deixando a concorrência para trás. Por conta disso, as entidades lucrativas, buscam melhorar seu atendimento, estoque, e qualidade de mercadoria, objetivando sempre, a expansão de conquistas de novos clientes. Procuram fidelizar o consumidor, para que não haja perigo dele comprar na concorrência. Causa as vezes, queimas de estoque, promoções relâmpagos e mais opções de vendas em alta quantidade.

    ResponderExcluir
  44. TIPOS E ERROS DOS GESTORES E
    O QUE AS EMPRESAS BUSCAM NOS GESTORES.

    Hoje, com a globalização as empresas sofrem concorrências desacerbadas a luta pela fatia de mercado se tornando dura e cruel na maioria das vezes, no foco deste verdadeiro campo de batalha encontramos os Gestores, o individuo onde é depositado quase todas as expectativas da empresa.
    No universo empresarial podemos detectar os Tipos de Gestores na esfera organizacional de cada empresa, podendo ser os EXECUTIVOS DE ALTO ESCALÃO; seriam dos diretores, responsáveis em comprometer e envolver os funcionários na empresa, monitorar os ambientes de negocio, ter linguagem e ação positiva, entre outras; temos o GESTOR DE MÉDIA GERÊNCIA; seriam os gerentes das empresas, regional ou de divisão, com a reponsabilidade em cumprir objetivos, podendo planejar e alocar recursos, coordenar e interligar os grupos da empresa; o GESTOR DE PRIMEIRA LINHA; seriam os chefes de departamentos, de escritório ou supervisor de turno, tendo uma função de encorajar, monitorar, ensinar e recompensar o desempeno de seus funcionários e finalmente o LÍDER DE EQUIPE; seria o chefe operacional de frente, sendo responsável em gerenciar, facilitar o desempenho e o relacionamento da equipe. Sendo que em toda essa linha de ação podemos identificar alguns Erros Cometidos pelos Gestores, como INSENSÍVEL AOS OUTROS, ARROGANTE, FRIO DISTANTE, COM UMA AMBISSÃO EXCESSIVA, INCAPACIDADE DE ESCALAR E PENSAR EM EQUIPE, dentre outros, esse erros podem colocar toda a organização empresarial em uma situação delicada, podendo chegar até ao fracasso da firma em questão, fechamento, caso tais situações não sejam identificadas com brevidade, pois todas Empresas Buscam nos Gestores as HABILIDADES HUMANAS, TÉCNICAS, CONCEITUAIS e a MOTIVAÇÃO EM GERENCIAR.
    Sendo assim notamos a importância do preparo acadêmico e humano de todos nós, futuros gestores, para que no momento oportuno tenhamos a chance de sentar em uma cadeira de comando e a frente de um grupo, em determinada organização empresarial, podemos ter a convicção de mudar, motivar, gerenciar toda a nossa equipe a bem do resultado produtivo, financeiro e humano do nosso empregador ou até mesmo da nossa empresa.

    CAROLINO IRINEU DIAS – NC - 01092793

    ResponderExcluir
  45. Elaine Cristina de Paula 2° NC matr. 01091156
    PLANEJAMENTO _ Para se obter um bom planejamento ,primeiro passo é elaborar as idéia,e escreve-las nos mínimos detalhes, todas as metas que deseja cumprir deve ser feita por etapas, no projeto deve –se estabelecer prazos para o cumprimento , dar baixa no que já foi alcançado, e se no percurso aparecerem dificuldades ; deve-se reformular as ações e procurar soluções alternativas para solucionar os problemas ,e assim o projeto seja bem-sucedido.
    COMPETITIVIDADE - Para mim competitividade tem a ver com transformação pois no tempo que estamos vivendo,com os avanços científicos ,tecnológicos ,a globalização , a internet etc.
    Que fazem com que as fronteiras se tornem abrangentes e obviamente multiplica-se as informações e o contato com novas técnicas e conhecimentos. A competitividade é constante e o mercado é dinâmico ,e se atualizam constantemente, sempre aperfeiçoando seus produtos e serviços.Com isso as empresas procuram oferecer mais qualidades aos seus produtos e serviços para atrair o consumidor que é cada vez mais exigente nas suas escolhas.
    OS PAPÉIS GERENCIAIS - Vou falar de forma geral , As empresas devem procurar satisfazer os clientes ,e todos que trabalham na empresa são responsáveis por isso ,não só o pessoal de linha de frente ,todos devem trabalhar em equipe.È necessário manter uma liderança atenta e cuidadosa ,todas as pessoas que trabalham com prestação de serviço precisam buscar qualidade o tempo todo ,mesmo quando tudo parece estar bem.Um profissional qualificado hoje em dia não significa apenas ter conhecimento técnicos e sim autonomia para solucionar problemas tomar decisões e assumir responsabilidades no trato com as pessoas ,pois é imprescindível que o profissional saiba manter relações interpessoais com colegas , com os profissionais de todos os setores da empresa e os superiores hierárquicos.Para atender aos novos padrões de consumo em um mercado altamente competitivo ,as empresas exigem profissionais abertos às mudanças e inovação.

    ResponderExcluir
  46. Papeis Gerenciais e o gestor:
    São divididos em três categorias, interpessoal, informacional e decisional, são de suma importância para a empresa pois são papeis de um gestor.
    Esses papéis são:
    ~ Interpessoais: Os gestores desempenham funções cerimoniais, motivam e encorajam os funcionários a cumprir os objetivos e lidam com pessoas de fora de suas unidades.
    ~ Informacionais: Os gestores examinam o ambiente em busca de informação, compartilham a informação com outras pessoas da empresa e também compartilham informações com pessoas de fora de seus departamentos ou empresas.
    ~ Decisionais: Os gestores se adaptam á mudança incremental, reagem a problemas que exigem uma resposta imediata, decidem quem recebe mais recursos, negociam cronogramas, projetos, objetivos, resultados, recursos e aumentos.

    Os erros cometidos por muitos gestores despreparados são?
    1. Ser insensível ao próximo;
    2. Frio, distante e arrogante;
    3. Quebra de confiança;
    4. Ambição em excesso;
    5. Problemas de desempenho específicos com o negócio;
    6. Excesso de Gerenciamento:incapaz de delegar ou montar uma equipe;
    7. Incapaz de escalar equipe de forma efetiva;
    8. Incapaz de pensar estrategicamente;
    9. Incapaz de se adaptar a chefiar com um estilo diferente;
    10. Dependente demais de defensor ou mentor.

    Jéssica Tavares - 2ºMA

    ResponderExcluir
  47. Larissa Helena Alves Maciel 2° NC

    Liderança

    A liderança é um relacionamento, independente de ser com um ou com mil, é entre aqueles que aspiram liderar e aqueles que optam por seguir. A razão mais importante pela qual os executivos sofrem um descarrilamento em suas carreiras é sua insensibilidade e incapacidade de compreender as perspectivas dos outros. O ponto importante é ser capaz de enxergar a situação pelo ponto de vista do outro e ao mesmo tempo dar-se bem com outras pessoas, ou seja, o sucesso da liderança, o sucesso nos negócios e o sucesso na vida sempre foram e será a habilidade de trabalhar em equipe. Onde a confiança e o respeito interpessoal adquirem importância substancial. Sendo solicitados a adquirir novos conhecimentos e aptidões, correr riscos, experimentar comportamentos inusitados e, como todo ser humano, falhar às vezes antes de chegar ao êxito. É preciso que um líder construa um relacionamento duradouro, não necessitando dar ordens para que as pessoas apresentem seu melhor desempenho. Estabelecer normas claras com o incentivo constitui uma forma de feedback, uma informação positiva, mostrando o progresso e o caminho correto e que estão cumprindo as normas. Ele permite aproximar as pessoas, a demonstrar que são importantes e incentivam as elas a fazer o melhor possível. Essas pessoas se espelham nos lideres que as tratam com confiança, incentivo e acreditam na sua capacidade, permitindo realizarem mais do que elas próprias imaginam ser possível. Acima de tudo, as pessoas querem acreditar nos seu lideres, acreditar que a palavra deles merece confiança, pois, como a primeira lei da liderança: se você não acreditar no mensageiro, não vai acreditar na mensagem.

    Habilidades Gerenciais

    Com a grande competição num mundo globalizado em que vivemos atualmente é responsabilidade do gerente se manter atualizado e preparado para esse mercado. O sucesso depende do seu desempenho e é indispensável a existência das habilidades para um gerenciamento efetivo. É necessário que esse profissional tenha: Habilidades Técnicas que são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para a execução daquela atividade. Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento interpessoal e desenvolvimento da equipe com uma atuação eficiente. Habilidades Conceituais que permite compreender a complexidade da empresa no geral, se comportando de acordo com os objetivos do todo.

    CHA

    A rotatividade no mercado de trabalho esta crescente, mas se você possui empregabilidade, conseguirá ou se manterá num trabalho. Essa empregabilidade é a capacidade de desenvolver atividades com competência e obter sucesso. Temos qualidades, natas e adquiridas, que nos dão o poder de sobressairmos daqueles que não as desenvolveram. Como:
    Conhecimento: Buscar conhecer e aprimorar aquilo que ainda não se conhece ou que deseja conhecer mais afundo, pois o conhecimento é a base de tudo e é adquirido de várias formas, basta estar disposto.
    Habilidade: Por em prática o que já se sabe para aperfeiçoa-la.
    Atitude: Ter pró-atividade, arriscar, se comprometer e se esforçar.

    Essas três qualidades estão interligadas e quem as tiver, será um profissional bem sucedido.

    ResponderExcluir
  48. Marcos Gesteira - 2ºNC

    RESPONSABILIDADES DA MÉDIA GERÊNCIA
    Os tipos de gestores podem ser divididos de acordo com o cargo que assumem dentro da empresa e consequentemente, as responsabilidades de cada um serão diferentes. A média gerência, que são os Gestores Regionais, Gestores de Divisão, possuem como responsabilidades: planejar e alocar recursos para cumprir objetivos, coordenar e interligar grupos, departamentos e divisões, monitorar e gerenciar o desempenho de subunidades e de gerentes que se reportem a ele e implementar mudanças ou estratégias criadas pela gerência superior. Em resumo, os gestores de média gerência serão os primeiros a de fato colocarem em prática, através das responsabilidades/atribuições citadas acima, o que for planejado e decidido pelos Executivos de Alto Escalão, além de serem o 'elo de ligação' entre os superiores e os subordinados.

    TRANSIÇÃO À GERÊNCIA
    Durante o período de transição à gerência, foram identificadas três fases pela qual o indivíduo passa. As Expectativas Inicias dos Gerentes (ser o chefe, autoridade formal, gerenciar tarefas), Depois de Seis Meses no Cargo (onde observam que as expectativas iniciais não estavam certas, o ritmo de trabalho acelerado e pesado) e Depois de Um Ano no Cargo (onde o gerente não é mais um 'fazedor', ele planeja,delega,coordena e monitora, onde ele desenvolveu um nível de comunicação satisfatório com os funcionários, está aprendendo a controlar o estresse e nota que o seu trabalho é desenvolver as pessoas).
    Ao iniciar o processo de transição à gerencia, os gerentes que possuírem o conhecimento, as habilidades e a atitude (C.H.A.) e utilizarem de forma harmoniosa essas ferramentas, muito provavelmente passarão por esse processo de forma mais eficiente.

    VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DE PESSOAS (As Vantagens Competitivas das Empresas Bem Administradas)
    Uma empresa ao ser bem administrada irá apresentar algumas vantagens competitivas em relação as outras, e a medida que essas vantagens são adquiridas cabe a empresa continuar buscando formas de manter/melhorar o seu padrão. Uma empresa bem administrada irá apresentar receitas de vendas, lucros, receitas dos mercado acionário e a satisfação do consumidor. Entretanto, apesar de parecer fácil, é um grande desafio manter-se sempre em um padrão de qualidade satisfatório, por isso é de fundamental importância que a busca pela manutenção/melhoria do padrão seja contínua.

    ResponderExcluir
  49. Bruno Carlos de Arruda Santana 2º/NC

    Controle:

    É preciso monitorar o funcionamento da organização, para verificar constantemente se os projetos estão sendo executados da maneira em que foram idealizados. Há quatro tipos de padrões: quantidade, qualidade, tempo, custo. O controle abrange os níveis estratégico, tático e operacional, da mesma forma do planejamento.
    Pela minha humilde visão, deveriamos conhecer cada engrenagem dessa máquina que é o gerenciar, pois, faltando uma peça a coisa não se move, não se sustenta.
    E para conseguir o parcial controle da sistuação, é preciso estar em comunhão com seus Geridos, sabendo exigir e motivar a cada meta não atingida. Fazendo assim, do seu setor parte do próprio gestor.

    Vantagem Competititva:

    A colocação positiva entre os concorrentes deve estar em ligação direta com uso de estratégias competitivas, e assim obtendo vantagem competitiva.
    Em consequência, a concepção de Vantagem Competitiva está enumerada à admissão de diversas práticas que, em conjunto, facilitarão a organização para alcançar uma meta, cabendo salientar que a obtenção de resultado positivo é limitada, e momentânea conforme o retorno do setor envolvido.
    O termo Vantagem Competitiva nos Lembra à necessidade de obtenção de demandar e desenvolver atributos que nos favoreça melhores condições de disputar em relação às circunstancias de nossos concorrentes.


    O que é preciso para ser um gestor:

    Um gestor precisa ser objetivo e justo, sabendo incluir sua equipe em decisões. A comunicação com a equipe pode gerar redução de despesas, uma melhor organização e consequentemente melhoria para a empresa.
    Deve-se deixar claro que todos envolvidos na empresa, estão lá pela mesma função, e estão para evoluir junto com a empresa. A criatividade deve estar sempre presente, pois para um verdadeiro avanço em uma instituição deve se programar para reduzir custos. Aproveitando e incentivando a todos da empresa participarem do seu desenvolvimento.
    Nunca desistir, mesmo nas crises, pois se preparando antes, consegue-se sair com sucesso. Não se desviar do planejamento, mantendo sempre o foco, guiando-se pelas tendências do mercado e perspectivas do futuro.
    Deve-se investir em tecnologia que agregue valor ao negócio, e não apenas investir em estrutura física. E sempre buscar inovação.

    ResponderExcluir
  50. Julieny Amorim
    2º MA/Administração

    Com base nos tópicos visto em sala, serão citados no texto abaixo: "O que é administrar?", "O que as empresas buscam em um gestor?" e "Diferencial de um bom gestor/CHA".

    Administrar: saber planejar, organizar, liderar e controlar seu negócio, de forma que você aprenda com as pessoas na qual você convive e vice-versa; É trabalhar em equipe, para obter resultados positivos em todo o planejamento; É saber otimizar recursos produtivos, por meio de tempo e dinheiro. Para isso, as empresas buscam gestores que tenham acima de tudo, competência para lidar com pessoas - pois, são delas que vêm as melhores produtividades vindas de uma gestão que valoriza o seu colaborador. -, liderança, espírito de equipe, ter atitude para enfrentar mudanças, visão de futuro, dinamismo e aperfeiçoamento profissional.
    Vivemos numa era em que o assunto mais comentado, é a sustentabilidade. Para isso,além das competências, habilidades e atitudes (CHA), um bom administrador deve buscar a sustentabilidade – tanto como profissional, como pessoa -, deve dar exemplos disso para seus funcionários, praticar com eles, o programa 5S. Outro diferencial é a tecnologia. O gestor deve está por dentro do que se passa no mundo, onde tudo é por meio de sistemas, máquinas, aparelhos, etc.

    ResponderExcluir
  51. JOANA DAR'CK DE ANDRADE MOURA LIMA 2°NC
    Matrícula: 1082761

    LIDERANÇA

    Ao se falar de liderança, praticamente qualquer um de nós é capaz de dar uma definição, ou elaborar uma linda frase sobre o que o líder faz ou o que deve fazer. Mas verificando a teoria da liderança na administração, é possível verificar, que é um dos mais complexos assuntos da administração. Há diversas correntes de pensamento a respeito da liderança.
    Liderar ou exercer liderança é estar à frente de um grupo, levá-los aonde eles queriam ir, fazê-los chegar onde necessitam estar e motivá-los a superarem qualquer temor ou ansiedade que possam ver durante o processo.
    Líder e chefe, não são a mesma coisa. Um líder pode ser um chefe, o chefe pode ser um líder, e o contrário também é verdadeiro, o líder pode não ser chefe e o chefe pode não ser líder. Pois a liderança não está ligada a posição hierárquica de uma pessoa, e sim na sua capacidade de influenciar e motivar as pessoas a agirem em prol do ideal da liderança estabelecida.

    PLANEJAMENTO

    O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita - a partir de um cenário posto ou pressuposto - avaliar caminhos a serem seguidos, de forma a atingir uma determinada situação esperada em um espaço de tempo desejado. Dessa o planejamento é o lado racional da ação.
    Enquanto indivíduos, agimos com muito mais frequência do que planejamos, o que não é aconselhável as empresas. Por estarem sempre buscando as melhores oportunidades de investimento, e de atividades que possam render o maior lucro, as empresas devem calcular muito bem os efeitos de suas ações, de forma que não é cabível, ações sem o devido planejamento, pois ações erradas podem afetar fortemente a “saúde” da empresa.

    COMPETITIVIDADE

    A competitividade analisada na relação entre empresas que são concorrentes e que atuam nos mesmos mercados, está ligada a capacidade de produzir ou de prestar serviços, de forma equilibrada e rentável, ou seja, a participação de uma empresa em um determinado mercado será viável, se a sua capacidade de produção e obtenção de lucro sejam igual ou melhores do que a de seus concorrentes, além da possibilidade de melhoria em ambos fatores, e de todas as variáveis envolvidas nesse processo.
    Se abordamos a competitividade em termos internacionais, analisamos a capacidade de um país produzir e vender mais barato que os outros países concorrentes. Em geral, um país com maior competitividade é um país que consegue com maior facilidade, colocar os bens e serviços que produz, nos mercados externos.

    ResponderExcluir
  52. Ailton de Jesus – 2º NC

    Controle

    Surge com a criação de uma forma única de desempenhar os objetivos que se deseja alcançar, e acarreta em maneiras de ter uma sequência correta do trabalho executado, onde se estiver sendo feito de forma incorreta vai ser corrigido pelo gestor e o mesmo fará o possível para que esse erro não volte a repetir. É praticado em toda e qualquer empresa, também nunca pode ser esquecido outros aspectos da administração como o planejamento, a organização e etc.
    Sem controle, uma empresa duraria o mínimo de tempo possível competindo com outras, devido à ausência de um dos pilares da administração. O controle nas tarefas realizadas é simples, entretanto requer atenção e dedicação diariamente do gestor e jamais entre longos períodos.


    Os erros cometidos pelos gestores

    Os erros mais decorrentes no ramo empresarial por parte dos gestores são decorrentes da falta de competência e uma personalidade individualista e prepotente. São algumas características de um mau gestor: falta de sensibilidade com seus subordinados ou de mesmo escalão; falta de educação e ignorância; ausência de confiabilidade; pensamento egoísta; fraco desempenho em alguns detalhes das operações; fragilidade no desenvolvimento de um grupo de trabalho; incompetência para formar uma equipe estável, onde não fique ocorrendo o jogo das cadeiras; não existe nada de inovador na maneira de gerenciar; raciocínio ineficaz para elaborar estratégias administrativas; submissão excessiva de seus superiores.

    O que é preciso para ser um gestor?
    Primeiramente, o que seria um “gestor”? Gestor é a pessoa responsável por gerenciar um espaço que necessite de atividade administrativa, e que irá desenvolver uma estratégia eficiente para alcançar os objetivos da empresa.
    Um gestor que seja capaz de induzir pessoas a trabalharem de forma a obtenção de seus objetivos é a principal e melhor característica para uma carreira de sucesso. Outra qualidade é a convivência no ambiente de trabalho, pois quem não gostaria de trabalhar com um gestor bem-educado, respeitador, que saiba tratar e motivar o grupo. Já a empresa espera aspectos como liderança, diálogo, experiência em gerenciamento, capacidade técnica e etc.
    Sempre lembrando de que as ações de um gestor influenciam em todo o setor que está sujeito a sua administração, ou seja, não pode pensam em si mesmo, mas focar o conjunto.

    ResponderExcluir
  53. De acordo com o material de apoio, a Administração é o ato de realizar um determinado trabalho por meio de pessoas sob dois aspectos: o primeiro seria através de um trabalho eficiente e o segundo seria através da eficácia. Sabendo que as organizações são diferentes entre si, pois não existem duas iguais, assim como as pessoas, podemos reparar que tanto faz durar meses, décadas ou séculos, sobrevivendo aos seus fundadores, ou podem desaparecer repentinamente, pelo simples fato de que não são sistemas perfeitos.
    No entanto, para manter-se competitiva no mercado, as organizações podem ser eficientes ou eficazes. E o que seria esses termos? Bem, eficiência e eficácia organizacional são termos usados na administração para indicar o grau de desempenho de uma organização em relação ao objetivo alcançado. Pode-se dizer que a eficácia indica a realização dos objetivos propostos. A eficiência está na otimização dos recursos aplicados para melhor atingir esses objetivos, com economia de recursos, sem detrimento da produtividade e qualidade dos produtos e serviços prestados.
    Porém, para um bom desempenho de uma administração não é preciso somente ser eficiente e sim ser detentor de conhecimento das funções e habilidades da administração para desempenha-la com máximo de competência possível. Logo, observamos o que são as funções e habilidades administrativas.

    Funções Administrativas: planejar, organizar, liderar e controlar.

    Planejamento: é saber definir as metas e os meios de atingi-las.
    Organização: é a decisão de onde e como as decisões serão tomadas e quem as exercerá.
    Liderança: a liderança pode ser nata (desde o nascimento, dom, inspiração) ou pode ser adquirida, motivada.
    Controle: é o fato de monitorar o progresso rumo à conquista do objetivo e, quando necessário, tomar decisões que visem a correção de eventuais erros cometido pela organização.

    Habilidades do administrador: As habilidades podem ser natas ou adquiridas.
    Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade.
    Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.
    Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

    GISELLY SILVA NC 01092465

    ResponderExcluir
  54. - Mariana Candido 2º MA -

    Liderança:

    A liderança, pode ser definida como: Guiar, conduzir, dirigir... Enfim, é a forma de induzir, ou seja, é uma capacidade um pouco rara nas pessoas, falando de um modo geral, algumas desenvolvem melhor que outras. O líder tem o poder de persuadir, ou motivar, aliás, motivar é uma capacidade de um bom líder. Existem também os tipos de liderança:
    Os que são voltados para as pessoas. Esses ampliam a satisfação dos seguidores. E os que são voltados para a tarefa, já esses tendem a diminuir a satisfação do grupo. Liderar enfim,
    nada mais é que cuidar de si próprio, das pessoas em volta e do ambiente em que se vive.

    Planejamento:

    Planejamento é uma parte fundamental na administração, pois é através dela que faz com que você tenha uma visão geral do ambiente em que se trabalha e quer bons resultados. É também uma forma de ver as oportunidades, seus pontos fortes e fracos, além de ver como melhorar. Esse planejamento, visa a eficácia, ou seja, orientar os esforços da direção correta. É, decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

    C.H.A:

    Ou seja, CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE.
    Em administração o ´´conhecimento´´ se adquire estudando. A habilidade é o ´´saber fazer´´ e a atitude está ligada a ´´ação´´. O C.H.A é indispensável na administração, pois eles fazem com que tudo funcione.

    ResponderExcluir
  55. Paulo Ubiratan Figueirôa - 2º NC

    Controle

    É um processo da administração muito importante para as organizações que trabalham com padrões e métodos de planejamento com organização. Através do controle será possível identificar, analisar, avaliar e agir
    diante de problemas que possam ocorrer em uma empresa. Podemos considerar o controle como sendo uma estratégia usada nas empresas em qualquer área como o marketing, produção, contabilidade, entre outros. Sendo assim, uma empresa que procura estar entre as melhores satisfazendo seus clientes e gerando lucro, precisa estudar muito o mercado e sua área de atuação que se modifica a cada dia pela globalização.

    Os erros cometidos pelos gestores

    É comum encontrar erros em gestores que são insensíveis, pois ele afeta as relações humanas em sua empresa, sendo arrogante e incapaz de se colocar no lugar do outro. A ambição em excesso é prejudicial ao ambiente de trabalho, pessoas assim são capaz de qualquer atitude para se colocar em um estado superior dos demais e isso poderá afetar todo o
    grupo. As falhas dos gestores geralmente acontece quando eles não direcionam sua atenção para o ambiente de trabalho e para as atitudes das pessoas, o descuido com a comunicação entre o líder e os outros profissionais poderá gerar controversas e a qualidade da produção será afetada.

    Habilidade de gerenciamento

    O gestor de uma organização precisa estar atento a todo o ambiente interno e externo da empresa. É necessário ter uma visão além do que estar acontecendo no momento em cada setor. O planejamento é fundamentar para o líder obter habilidade e agir em determinadas situações onde ele vai precisar de um conhecimento avançado sobre o que estar sendo executado no ambiente de trabalho. O gestor influencia diretamente as pessoas e a situação em que a empresa se encontra e deseja chegar, ter conhecimento e habilidade é fundamental para alcançar as metas com eficiência. Todo bom gestor precisa ser rápido e hábil na hora de agir em prol da organização.




    ResponderExcluir
  56. Gabriel Gomes 2ºMA

    Esse comentários tem como base os 3 dos principais pontos da atividade que foi feita em sala de aula no dia 22 de agosto de 2013.
    Vantagem Competitiva
    Vantagem competitiva se refere ao desenvolvimentos de atributos que nos proporcione melhores condições de competir em relação as condições dos concorrentes. Um grande pensador desse tema foi Michael Porter, em seus estudos, ele pode identificar observando o ambiente de competição em que estavam inseridas várias organizações, as questões fundamentais que davam ou não a eles alguma vantagem competitiva. Ha vários “tipos” de vantagem competitiva, como:
    • A marca, que é conhecida do público, que vira uma referência do produto (quem nunca disse "band aid" em vez de curativo adesivo).
    • A localização da empresa, pois esta pode melhorar o seu funcionamento, através de melhores vias de transporte, assim como poderá facilitar o acesso aos funcionários e os clientes
    • A qualidade do produto, pois é o diferencial da sua marca das outras de “segunda linha”;
    • A motivação dos funcionários, o que faz diferença na sua produtividade e cria um bom ambiente de trabalho na empresa
    C.H.A.
    Ao meu ver o C.H.A., é um sinônimo de competência. C.H.A. significa: conhecimento, habilidade e atitude, porem o conhecimento sobre um único assunto sozinho não serve para nada. Ou seja, devemos aprofundar sobre o assunto que queremos. Quando começamos a pesquisar algum tema outros tantos temas satélites aparecem e um bom administrador ler as entrelinhas. No entanto temos que ter habilidade de executar aquilo que fomos buscar no conhecimento. E temos praticar muito! pois é aqui que se separa aos montes os "especialistas" dos que sabem fazer, mas Precisamos saber que atitudes tomar quando a coisa não acontece como vimos nos livros e saber tomar a decisão certa, precisamos ter posicionamento, ou seja, atitude.
    No entanto ao meu ver ainda poderia ser adicionado mais 3 pontos: motivação, amor e sustentabilidade. A motivação que te motiva levantar cedo e dormir mais tarde, que te faz ver problemas como desafios, que faz descobrir o valor que conseguirei realizando aquele conhecimento, talvez realização, conquista ou reconhecimento. O profissional que consegue definir o que lhe motiva será mais do que competente; O profissional que tem o amor pelo seu trabalho se sobressai entre centenas de outros... Quando se enxerga e sente seu trabalho como algo que fará bem ao próximo, quando você percebe que você se senti bem com o que faz você está cheio do item "A"; E por fim sustentabilidade, um profissional sustentável é um profissional mais completo aliando a sustentabilidade da empresa com as vendas de seus produtos. Esta parceria destaca o sucesso e reconhecimento das ações por quem mais interessa no resultado final de qualquer atividade industrial ou comercial: o cliente.
    Funções Administrativas
    A funções básicas da administração são planejamento, organização, liderança e controle
    Ao administrador cabe identificar e estabelecer objetivos. Também lhe cabe determinar a forma de atingir objetivos e com isto ele estará planejando, porem, não adianta planejar se não acompanhar aquilo que foi planejado e, além disso, se algo estiver errado, tomar medidas corretivas, e isto se chama controle. Outra função do administrador é dividir o trabalho de forma racional em atividades, e atribuí-las aos seus colaboradores, ele estará organizando. Todas as atitudes de PDCO dependem uma da outra, e isso é fato para o administrador.

    ResponderExcluir
  57. Thaís Cabral
    2ºMA/Administração

    -O que é Administrar?
    Administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar visando alcançar produtividade e lucratividade, com eficiência e eficácia.

    -Os erros cometidos pelos gestores
    Os erros mais comuns ocorrem normalmente devido à falta de conhecimento. Alguns exemplos de erros são: Insensibilidade, arrogância, ambição em excesso, não motivar a equipe, entre outros. Erros esses que têm um impacto enorme na motivação e desempenho de uma equipe e equipes desmotivadas têm consequências graves, como diminuição da produtividade.

    -Liderança
    Liderança é a arte de comandar pessoas influenciando de forma positiva a mentalidade e comportamento. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder ou quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade. Um líder é uma pessoa que dirige um grupo em direção a um objetivo comum. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

    ResponderExcluir
  58. Luiz José Barbosa Neto - Administração - 2ºNC

    Planejar é uma forma de avaliar aquilo que se quer para o futuro e um meio de alcança-lo. Tudo tem que ter planejamento e se for bem feito, previne riscos maiores e perda de tempo. O planejamento ocorre antes, durante e depois de sua elaboração, é um processo continuo que visa os resultados no futuro com decisões no presente. Existem três tipos de planejamento: Estratégico; Tático; Operacional. O estratégico é o processo o qual o administrador estabelece o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente e relaciona-se a objetivos de longo prazo. O tático é o contrário do estratégico, relaciona-se com objetivos de curto prazo, e tem como eixo central somente uma parte da empresa. O operacional é a junção dos planos táticos dentro da empresa, ele envolve cada uma das tarefas e metas da empresa. Para que o planejamento seja bem feito, deve haver o CONTROLE, ele vai examinar e prevenir erros durantes as etapas do planejamento, vai corrigir possíveis falhas afim de recuperar os prazos afim de atingir os objetivos definidos. "Não adianta planejar o que não vai ser controlado e nem controlar o que não sabemos como vai acontecer".
    Liderar pode ser definido como um "dom", pois nem todas as pessoas tem capacidade para ser líder, e muitos líderes não sabem se portar diante de situações difíceis e nem lidar com o grupo ou equipe que lhe é designada. Um líder deve ter carisma, ser paciente, habilidoso, curioso, criativo, comunicativo e competente. Existem três tipos de liderança: Autocrática; Democrática; Liberal. Na autocrática o líder é autoritário, não ouve a opinião do grupo, ele apenas faz e manda. Na democrática o líder é participativo, ouve a opinião do grupo e toma decisões. Na liberal o líder deixa o grupo tomar decisões sozinho e a participação dele é limitada.




    ResponderExcluir
  59. APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA DO 1º CAPITULO.
    "O QUE É ADMINISTRAÇÃO;PAPÉIS GERÊNCIAS E OS SEGREDOS DA LIDERANÇA".

    COMO APRENDIDO EM SALA DE AULA,ADMINISTRAÇÃO É REALIZAR TRABALHOS POR MEIOS DE OUTROS,OTIMIZANDO AS COISAS E FAZENDO BEM FEITO,QUE CHAMAMOS DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.
    EXISTE QUATRO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS CHAMADAS DE: PLANEJAMENTO,ORGANIZAÇÃO,LIDERANÇA E CONTROLE.
    ONDE O PLANEJAMENTO,DETERMINA AS METAS E OS MEIOS DE COMO ATINGI-LAS.
    ORGANIZAÇÃO,QUE DECIDE ONDE E QUEM EXERCERÁ AS FUNÇÕES.
    LIDERANÇA,ONDE EXISTE A INSPIRAÇÃO,CONHECIDA COMO "CHA" (COMPETÊNCIA,HABILIDADE E ATITUDE,
    E CONTROLE,ONDE MONITORA A SUBIDA Á CONQUISTA DO OBJETIVO E TOMAR AÇÕES CORRETIVAS QUANDO NECESSÁRIO.

    *PAPÉIS GERÊNCIAS

    OS PAPÉIS GERÊNCIAS SE DIVIDEM EM TRÊS: *PAPÉIS INTERPESSOAIS.ONDE DE DIVIDEM EM TRÊS TIPOS:LÍDER NOMINAL,ONDE OS GESTORES FUNÇÕES MAIS CONCRETAS.
    LÍDER: ONDE OS GESTORES MOTIVAM E ENCORAJAM OS FUNCIONÁRIOS A CUMPRIR OS OBJETIVOS DETERMINADOS PELA EMPRESA E O CONTATO: ONDE OS GESTORES SE RELACIONAM COM PESSOAS DE FORA DE SUAS UNIDADES NO NÍVEL PROFISSIONAL.
    *PAPÉIS INFORMACIONAIS,ONDE SE DIVIDE EM TRÊS TIPOS: MONITOR: ONDE OS GESTORES EXAMINAM O AMBIENTE EM BUSCA DE INFORMAÇÃO.
    DISSEMINADOR: ONDE OS GESTORES COMPARTILHAM A INFORMAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS DA EMPRESA E O PORTA-VOZ: ONDE OS GESTORES COMPARTILHAM INFORMAÇÕES COM PESSOAS DE FORA DE SEUS DEPARTAMENTOS OU EMPRESAS.
    *PAPÉIS DECISIONAIS,ONDE TAMBÉM SE DIVIDE EM TRÊS TIPOS:EMPREENDEDOR: ONDE OS GESTORES SE ADAPTAM A MUDANÇA DO DESENVOLVIMENTO E DO CRESCIMENTO.
    MEDIADOR DE CONFLITO: ONDE OS GESTORES REAGEM A PROBLEMAS QUE EXIGEM UMA RESPOSTA IMEDIATA.
    ALOCADOR DE RECURSOS: ONDE OS GESTORES DECIDEM QUEM RECEBE QUAIS RECURSOS E O NEGOCIADOR: ONDE OS GESTORES NEGOCIAM CRONOGRAMAS,PROJETOS,OBJETIVOS,RESULTADOS,RECURSOS E AUMENTOS.

    * OS SEGREDOS DA LIDERANÇA

    É A COMUNICAÇÃO ENTRE O CLIENTE E O FUNCIONÁRIO.TEM COMPETÊNCIA EM INSPIRAR HABILIDADES PARA UM MELHOR DESEMPENHO.


    OBRIGADA!!

    RENATA LOPES - 2 NC

    ResponderExcluir
  60. TIPOS DE GESTORES – Desde os Líderes de Equipe até aos Executivos de Alto Escalão, todos eles são muito importantes para o sucesso de uma organização, cada um com sua particularidade, nos seus devidos lugares com um único objetivo, que é atingir as metas estipuladas pelas empresas. Acredito que todos eles devem estar em comunhão tanto com a equipe que está sob sua confiança, como com os demais gestores para o bem comum de todos. Nos departamentos de primeira linha, por exemplo, deve existir um gestor com bastante dinamismo, para lidar com os conflitos que aparecem, para que aquilo ali mesmo se resolva sem ter que chegar a superiores que estão preocupados em fechar negócios importantes, relações internacionais... Devem também motivar seus liderados, elogiar recompensar e corrigir sempre que for necessário. Os demais gestores superiores como o CEO, estão mais a par de correr atrás de melhorias para a organização como um todo, melhores salários, condições de trabalho e etc.
    ERROS DOS GESTORES – Erros cometidos pelos gestores, são um perigo senão, o maior veneno para uma empresa, porque não existe pior coisa para uma organização, do que um funcionário insatisfeito. Hoje que estou cursando Administração, comecei a enxergar os gestores de uma forma geral com um olhar crítico, descobri que nem sempre o desanimo é uma questão salarial, mas sim a falta às vezes de uma palavra de conforto, elogio, atenção. Muitas vezes não fui compreendido quando precisei faltar ao trabalho por questões pessoais diversas, fui chamado à atenção de forma constrangedora na frente dos meus colegas de trabalho. Um gestor nos tempos de hoje não pode olhar somente para os lucros que obtém por meio de funcionários, mas sim olhar o funcionário com mais carinho e respeito, porque dele é que vem o lucro ou prejuízo da empresa.
    SEGREDOS DA LIDERANÇA – Tive o prazer de saborear o maravilhoso livro “O Monge e o Executivo”, uma história bárbara sobre liderança, essencial para começar uma faculdade com a mente aberta às situações que estão por vir. Motivação, Inspiração e Amor, são as palavras-chave do sucesso de um líder. Devemos motivar nossos liderados, mostrar a eles, que eles são peças muito importante para a organização, com o seu papel de fazer as coisas acontecerem. Inspirá-los a quererem dar o melhor de si para a realização perfeita do seu trabalho, inspirar de dentro para fora e de fora para dentro, com elogios, reconhecimento, remunerações. No livro tem uma parte que fala, que não precisamos amar uma pessoas para tratá-la com amor, confuso não é?! Mas entendi a mensagem que ele quis passar, quando tratamos uma pessoa educadamente, gentilmente, amorosamente ele vai devolver na mesma moeda, é a “Lei da Retaliação” tratada com bastante prioridade no capítulo de mesmo nome do livro “O Segredo dos Milionários” formado com citações feitas há quase 100 anos atrás por Napoleon Hill.

    Thiago Freire 2° NC - 01087779

    ResponderExcluir
  61. O que e administrar?
    E realizar o trabalho por meio de outros, com competencia, habilidade, atitude, eficiencia e eficacia, atingir metas.
    Habilidades de Gerenciamento: de acordo com as diferentes niveis de gerenciamento as habilidades sao mais ou menos importantes. Alguns tipos de habilidades sao:
    Habilidade tecnica: e a maneira que se compreende uma atividade e de como dominar ela.
    Habilidade humana: e obter resultados eficazes por meios de pessoas tendo relaçoes interpessoais e grupais.
    Habilidade conceitual: habilidade que forma em conjunto harmonioso, com as partes integradas.
    Motivaçao: e ponto forte para que o individuo atinga o seu objetivo.
    Erros cometidos pelos gestores: dependendo do modo organizacional e do nivel de gerenciamento o gestor, pode cometer alguns erros, entre eles sao:
    -Frieza
    -Distanciamento
    -Quebra de confiança
    -Ambiçao
    -Arrogancia
    -Transformar o trabalho em uma missao impossivel.

    ResponderExcluir
  62. Annanery C. Paes Mendes Cavalcanti 2°NC

    O que é Administração

    Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. É administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido. É o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos com otimização de recursos. O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o executor sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente, o administrador sabe analisar e resolver situações variadas e complexas, pois aprendeu a avaliar e ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e técnicos. O administrador é um agente de mudanças e inovação, pois adquire habilidades de entender, diagnosticar e resolver situações com planejamento, organização, liderança e controle.

    Funções Administrativas

    Planejamento: planejar é definir os objetivos e conceber um plano para alcançá-los, em outras palavras, é pensar no futuro e traçar um plano de ação para chegar a um determinado fim, incluindo nesse plano os meios para atingi-lo de maneira equilibrada e eficiente.
    Organização: é o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. Organizar consiste em designar e agrupar as atividades e pessoas em uma estrutura lógica e específica.
    Liderança: está relacionada com a ação, com a inspiração e a motivação, usando a comunicação como ferramenta primordial com os dois elementos mais importantes da empresa: os clientes e os funcionários.
    Controle: é verificar e assegurar que os resultados das atividades das pessoas, órgãos e departamentos ou setores (planejados, organizados e liderados) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.

    Habilidades

    São três as principais habilidades que todo gestor deve dominar para conseguir administrar um departamento ou uma organização de maneira eficiente.
    Habilidade Conceitual: é a habilidade de "pensar estrategicamente", de perceber a organização como um todo.
    Habilidade Humana: é a habilidade de trabalhar com outras pessoas, e de maneira eficiente e eficaz motivar e liderar seus subordinados.
    Habilidade Técnica: é a habilidade de domínio dos métodos, técnicas e equipamentos, além do conhecimento especializado em certa área de atuação.
    Mesmo que alguns níveis de organização necessitem mais de certas habilidades do que outras é evidente que um bom administrador precisa dominar essas três habilidades.

    ResponderExcluir
  63. Jonatas jerfferson 2:MA adm matricula (01087818)

    -Vantagens competitivas
    E algo que diferencia uma empresa ou um profissional da concorrência. EX: a marca que e conhecida do publico, nas embalagens, nos rótulos em geral. O preço que e um dos principais fatores das escolhas dos clientes, a qualidade do produto, localização da empresa entre outras.

    Inovação
    Trazer uma nova visão do que esta estabelecida ou podemos dizer que seja a exploração com sucesso de novas ideias.

    Planejamento
    E uma função administrativa permanente que inclui a definição de objetivos, planos e programação de tarefas etc. e que decide antecipadamente que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta com base em fatos e na estimativa que ocorreria em cada alternativa disponível.

    ResponderExcluir
  64. Invenção é a consequência de uma criação que veio a partir de conceitos e ideias, enquanto a Inovação é a atualização da invenção que está aberta para comercialização.

    Habilidades Administrativas são dividades em três: Habilidade Conceitual que é importante para alta gerência , mostra a organização como um todo, onde a pessoa é capaz de saber os detalhes da organização, de pensar em estratégias; a Habilidade Humana é importante para quem trabalha diretamente com os funcionários, sabendo lidar com eles, ou seja, de maneira eficaz, motivando e liderando; e a Habilidade Técnica apesar de ter o conhecimento conceitual na área precisa ter o domínio de técnicas, métodos e equipamentos.

    As Funções do Administrador elas constituem o processo administrativo e são divididas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
    Planejamento: determina o objetivo antecipadamente e define a melhor maneira para alcançar, incluindo saber onde quer chegar, o que deve fazer, quando e como e por quem;
    Organização: estruturar, arrumar os recursos.É o meio de alcançar os objetivos, executar os planos. Consiste em dividir p trabalho, juntar as ideias,definir quem vai fazer,etc.
    Direção: fazer as coisas acontecerem, ou seja, dá ação e capacidade a empresa. Se refere as relações interpessoais do administrador com os funcionários e para dirigir precisa comunicar,liderar e motivar;
    Controle :Afirmar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se regulem na mesma medida do objetivo.

    Larissa Nicole da Silva Mancilla - 2°MA

    ResponderExcluir
  65. Denisaldo Neto
    2ºMA/Adm
    Planejar - Todo bom administrador deve ter conhecimento dessa ferramenta que é o planejamento, várias ações e decisões tomadas devem envolver um bom planejamento. Devemos agir de um modo para que possamos alcançar nossos objetivos sejam eles pessoais ou dentro da empresa em que trabalhamos e para que isso aconteça um bom planejamento é fundamental. Com um planejamento podemos estar antecipando resultados, organizar as nossas ações, traçar objetivos/metas e colocar explicitamente tudo bem explicado para uma melhor execução. O planejamento também é importante porque nele podemos definir prioridades e dependendo do risco que podemos correr praticando uma ação desnecessária, por exemplo, o envolvimento de algo com alto risco ou um alto custo.


    Liderança - Pode ser considerado o simples fato de comandar pessoas, mais em minha opinião liderar é influenciar ou ter influencia sobre essas pessoas pra que elas possam ver em mim de uma forma positiva e confiante um líder. Um líder pode ser uma pessoa que foi contratada para exercer aquele papel ou também como pode surgir naturalmente ou apenas uma pessoa que se destaca em determinada função e que ela possa dirigir aquele grupo de pessoas, um líder deve ter ou passar confiança e também dar liberdade ao seu grupo e também estimular a participação dos mesmos e orienta-los nas tarefas.

    C.H. A - Conhecimento, habilidade e atitude. Pontos fundamentais para um administrador, é necessário ter todos os pontos citados, pois de certa forma estão todos ligados para um ótimo funcionamento e desenvolvimento. Esses pontos tornaram muito mais fáceis o desenvolvimento de atividades podendo assim obter um maior nível de sucesso e competência. A atitude é fundamental hoje em dia no mercado de trabalho, às vezes devemos nos arriscar um pouco mais, procurar se esforçar e querer fazer para que ocorram as mudanças. O conhecimento está ligado a todo o seu estudo, toda a teoria e isso vem de cada pessoa, cada um adquiri o seu conhecimento e isso é fundamental.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. IVONEIDE CAMPOS
    4NB

    EMPREENDEDOR, como deve ser o comportamento de um Empreendedor, tem que ser de tudo um pouco; Ser otimista, perseverante e principalmente ter coragem para assumir risco, ariscar colocando suas ideias, criatividades e inovações, um bom empreendedor busca o melhor para sua equipe, busca está atento ao que o mercado oferece ou seja tem que está bem informado ,conhecer os produtos ,sua garantias e especificações entender e ter conhecimento no que esta trabalhado, conhecer seus fornecedores e clientes ,sabendo qual suas necessidades o que ele espera do seu empreendimento, se antecipar aos fatos e as necessidades que cada cliente tem .
    Hoje precisamos buscar conhecimento, e sempre está inovando, o mercado exige inovação
    e tecnologia , cada dia algo novo e lançado ,seja em tecnologias, produtos ,marketing ,novos projetos ,sempre esta surgindo algo novo que a cada dia vai se superando com suas tecnologia em e táticas para conquistar seu espaço.
    VANTAGENS sentir-se realizado no seu ambiente de trabalho e quando fazemos o que gostamos e muito prazeroso além da satisfação ser múltipla ou seja sua e do seu cliente.
    Você acaba contribuindo com a sociedade abrindo mais vagas de emprego, e qualificando outros profissionais.
    Um bom empreendedor não visa só os lucros, ele visa sim um trabalho bem planejado e bem executado e com o tempos os lucros viram como consequência do seus esforços.
    Independência você pode ter suas próprias regras e não ter mais que receber ordem ou ter chefes este e um dos motivos pelo qual muitas pessoas viram empreendedores.
    DESVANTAGENS : Muito trabalho afinal você não tem mais de quem receber ordem ,porém
    suas funções e obrigações aumentam ,com isso as responsabilidade os compromissos se multiplicam.
    A possibilidade de não dar certo sempre existe, como todo empreendimento tem seus riscos,
    todo cuidado e pouco ,porque a concorrência hoje e muito grande, a cada dia o mercado lança uma novidade , e sempre bom fazer uma pesquisa de mercado para analisar antes de fazer qualquer investimento.

    ResponderExcluir
  68. Edson Bezerra 2MA Administração


    OS ERROS COMETIDOS PELOS GESTORES - um erro assim como a quebra de segurança é grave, pois a segurança de uma pessoa vale muito e uma vez que perdida jamais poderá recupera-la, ser frio ou arrogante, isso não se mistura com atitude porque uma pessoa fria dentro da empresa é sempre vista com maus olhos pelos funcionários, dependente de mais de defensor ou menor, isso leva a pessoa a nunca tomar uma certa postura dentro da empresa pois sempre irá precisar de terceiros para ajuda-lo a executar suas atividades.
    INOVAÇÃO - isto fazer com que uma nova versão de elaborar metas e bate-las dentro da empresa tenha uma visão diferenciada ou seja, fazer com que o modo de trabalho seja mais agradável e de bom gosto pois uma inovação positiva na maneira de agir pode sim motivar as pessoas a trabalhar com mais convicção do que estão fazendo, sendo assim podemos que seja a junção do útil com o agradável, pois inovando suas ideias terá um com sucesso da sua produtividade. A competitividade e a inovação estão estritamente ligadas, pelo que então é de todo interesse de uma empresa ser inovadora. O ambiente empresarial deixa nos dias de hoje de ser local para ser global, e só os mais fortes sobrevivem. A gestão empresarial deve ter a capacidade de criar vantagens competitivas, não só única, mas também de difícil replicação
    Planejamento - é saber elaborar metas as quais devemos atingir, ou seja, é determinar metas e os meios de atingi-las, para que no futuro tudo venha a ocorrer bem e não passar por nenhum constrangimento ou problemas indesejados, e é necessário ter muito cuidado na hora do planejamento, para que tudo ocorra conforme o desejado e assim ter eficiência em seu ofíci. Considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los, no segundo nível de planejamento, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional.

    ResponderExcluir
  69. Fabiano Carlos de Oliveira 2°MA Administração
    O administrador deve der o CHÀ,conhecimento e pratica nas atividades que faz na empresa e como sidar com confritos na equipe,o lider nada mas é, que um espelho para sua equipe,tem que saber os quatro elementos da administração (planejar,organizar,liderar e controlar) o lider tem que participar de forma pro-ativa no processo da sua equipe e estimular os demais participanntes do processo para realizar o trabalho com eficiencia e eficácia.
    O gestor deve sembre busca conhecimento, porque ,para as empresas o gestor tem que ter habilidade técnica,habilidade humana,habilidade conceituais, motivação para gerenciar.

    ResponderExcluir
  70. Lucas Antunes 2° NC

    CHA

    É a sigla para Conhecimento,habilidade e atitude. O conhecimento é o saber teórico,a habilidade é o saber fazer, o ideal seria a habilidade junto ao conhecimento mas nem é possível, pois muitas vezes quem tem não o executa, para a execução é necessário a atitude.Que é a ação na empresa o motor que irá fazer essa empresa funcionar e ir pra frente.

    Erros dos Gestores

    Como todo ser humano é passivo de erro com os gestores não é diferente,mas tem alguns pontos que quase sempre os mesmos pecam, que são; Pensar que sabe de tudo, sempre querer estar acima de seus colegas de trabalho, quando não o agrada mudar tudo(mesmo que esteja certo), não da atenção e não conhecer bem sua equipe, ainda que ocupado sempre ter tempos para o chefe, preocupar-se com problemas pequenos antes de tornarem-se grandes, ser humano: sorrir,brincar (as vezes não é nada de mais), proteger sua equipe para os mesmos sentirem confiança em seu líder.

    Tipos de gestores

    A conduta de um gestor deve ser única, sem oscilações e posições contraditórias.O gestor deve porta-se de forma idêntica em todos os campos de atuação.Em todas empresas existem gestores;Os autoritários;tomam as decisões sem se importar com seus subordinados. Indecisos; Não assume suas responsabilidades, e vive as coisas com a barriga.Democráticos; É o líder do povo e para o povo. Liberalismo;E aquele que participa o mínimo da possível da tomada de decisões,funciona mais como um mediador do grupo.Situacional; É quem assume estilo de liderança dependendo da situação.

    ResponderExcluir
  71. Emilane Ventura
    2NC Ciências Contábil


    LIDERANÇA

    Segundo o estudo das Teorias das relações humanas, o líder pode ter influência sobre o comportamento das pessoas, segundo esta teoria o líder possui característica marcantes, o estilos de liderança de um líder também é importante porque determina que tipo de líder ele é, si é um líder autocrático, democrático ou liberal, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.
    Junto a esse novo conceito de liderança surge outro: ser líder é completamente diferente de ser chefe. E é preciso compreender a diferença entre os dois.
    chefe é um conceito bastante antigo e, por vezes, arcaico. E a tendência de comandar pessoas impondo ordens e sendo autoritário, e planejar o trabalho de pessoas organizar, sem pensar nas pessoas, mas por sua vez leva, conduzir um grupo de pessoas transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança, o líder é aquele que motiva incentiva, influencia os liderados, de forma ética e positiva e entende que a responsabilidade deve ser dividida para que contribuam voluntariamente com entusiasmos para alcançarem os objetivos da equipe, ou seja o líder tem que ser exemplo para os liderados.

    O QUE AS EMPRESAS BUSCAM NOS GESTORES

    As principais habilidade que a Empresa buscar no gestor é a habilidade conceituais capacidade de motiva para gerenciar de ver e agir na organização como um todo, também requer a capacidade de pensar estrategicamente e a habilidade humana é a capacidade que o gestor tem de trabalhar com outras pessoas, habilidade técnica compreender as tarefas específicas e ter conhecimento todas essas habilidade são bastante importante pra o gestor é o que uma Empresar buscar nos gestores

    PANEJAMENTO

    O Bom planejamento é importante para o crescimento da empresa e seu desenvolvimento, o bom planejamento ajuda quando é necessário para se tomar alguma decisão antecipadamente, um planejamento bem realizado oferece enumeras vantagens, preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlado essas ações devem ser identificadas.

    ResponderExcluir
  72. Nadja Barbosa / 2 NC
    Matrícula: 01089316

    Tipos de gestores;

    O mundo empresarial possui uma grande diversidade, e por sua vez, várias formas de organizações que precisam de comandos e direções diferentes. Logo, existem vários tipos de gestores, que obedecendo a uma hierarquia, conduzem o mundo dos negócios.

    Os gestores são divididos em quatro grupos:

    1- Executivos de Alto Escalão: De onde saem os principais comandos. Elaboram temáticas organizacionais que facilitem o trabalho funcional em seus ambientes de negócio.

    2- Média Gerência: Colocam em prática os comandos funcionais elaborados pelo alto escalão, cumprindo seus objetivos e monitorando todas as unidades de regionais e divisões submetidas a eles.

    3- Gestores de Primeira Linha: Desempenham monitoramento e desempenho de seus funcionários elaborando cronogramas operacionais de modo a facilitar os serviços dos seus subordinados.

    4-Líderes de Equipe: São o suporte organizacional que possibilitam as relações entre as equipes de modo a facilitar o desempenho destas.

    O que as empresas procuram nos gestores:

    Para um bom gestor, faz-se necessário as habilidades técnicas de conhecimento no setor ou ramo de seu trabalho que possibilitem o entendimento funcional da organização, habilidades humanas para saber lhe dar com todos os grupos que compõe o quadro organizacional interno e externo da empresa, habilidades conceituais para se ter amplo conhecimento no trabalho em que se situa, fazendo compreender e possibilitar o relacionamento dos membros e equipe em diversos setores de atuação, e finalmente a motivação para gerenciar, encorajando o desempenho de funcionários e subordinados, monitorando e gerenciando seus grupos, departamentos e divisões, facilitando o desempenho das equipes de modo a alcançarem objetivos e metas que desejam atingir, tomando decisões e compartilhando informações com demais membros da empresa para decidirem de melhor modo o que fazer e como tomarão determinadas decisões.

    Os erros cometidos pelos gestores:

    Como em toda e qualquer situação, nem tudo é tão perfeito como na teoria. Nem na nossa vida, nem no mundo empresarial. Assim, os gestores costumam cometer erros, então devemos ficar atentos a alguns deles que já nos são bem comuns, para que se um dia chegarmos a essa posição, possamos errar um pouco menos.

    1- Insensíveis aos outros: Sempre tente pensar na situação se colocando no lugar do outro.
    2- Frio, distante, arrogante: Nunca deixe de lado os bons costumes. Educação e gentileza abrem portas.
    3- Quebra de confiança: Sigilo pessoal ou empresarial é de fundamental importância. A confiança em você é o que vai te fazer crescer.
    4- Ambição em excesso: Tudo em excesso não faz bem. Deseje alto, mas não tão alto a ponto de querer fazer das pessoas, degraus.
    5- Problemas de desempenhos específicos com os negócio: Escolhas as pessoas que detenham as habilidades certas para ocupar cada função.
    6- Excesso de gerenciamento: lembre-se que você também é humano. Nada de exageros.
    7- Incapaz de escalar equipe de forma efetiva: Tenha foco e motive as pessoas de seus comando a terem foco também.
    8- Incapaz de pensar estrategicamente: Estimule seu raciocínio. Pense nas melhores soluções possíveis.
    9- Incapaz de se adaptar a chefiar com estilo diferente: Mantenha-se sempre antenados as mudanças, sempre aberto a aceita-las, pois o mundo não para e quem não se adapta, fica para traz.
    10- Dependente demais de defensor ou mentor: Forte, pois seus subordinados se inspirarão em você, e aprenda a ter iniciativa própria, pois a função por si só já exige.

    ResponderExcluir
  73. 5°Ma ADM tópicos entegradores Josymario Osias teixiera costa 01060449
    O Bô deve primeiramente utilizar adequadamente os conceitos básicos da administração que são:Planejar, organizar,controlar, executar e liderar.Depois ele deve fazer uma segmentação de mercado identificando seu publico alvo e fazendo uma análise das 5 forças de porter que influência diretamente no mercado assim ele pode elaborar boas estratégias para obeter vantagem competitiva e também deve sempre manter um clima de cooperação na empresa.

    ResponderExcluir

Que temas você gostaria de ver no blog gerenciar 21 ?